COMO DECLARAR ALUGUEIS PAGOS PELO FIADOR AO LOCADOR
COMO DECLARAR ALUGUEIS PAGOS PELO FIADOR AO LOCADOR
Quando o locatário não paga os aluguéis, o fiador é chamado a cumprir a obrigação. Como, então, declarar no imposto de renda 2023, os aluguéis que o fiador pagou ao locador?
O Fiador e os aluguéis pagos ao locador por inadimplência
Locações de imóveis garantidas por fiança, seja pessoa física ou jurídica, implica em, o fiador ter que cumprir a obrigação assumida e não quitada pelo locatário. Muitos se arrependem, de ter garantido o contrato por acreditar ser um dinheiro perdido, mas não é bem assim. É possível reaver o valor que o fiador pagou ao locador, do locatário garantido. Se for do interesse, tenho artigo neste site que você pode ler clicando a baixo.
O melhor para o fiador é fazer acordo e pagar extrajudicialmente, evitando prejuízo maior. Nos contratos profissionais inserimos cláusula de renúncia ao benenfício da ordem, previsto no Código Civil, entre outras informações de proteção ao locador.
Como declarar no IR 2023 os aluguéis pagos pelo Fiador
Efetuado o pagamento ao locador, seja judicial ou extrajudicial, o montante deverá ser declarado no IR 2023. Os honorários pago ao advogado deverá ser declarado também. Exija recibo de pagamento do locador e do advogado, é obrigatório declarar.
Nos casos de ações judiciais, a liquidação da sentença informa todos os dados e valores.
Declarando no IR 2023 aluguéis e honorários.
✅Para declarar os aluguéis pagos ao locador, acesse a ficha "Pagamentos Efetuados", código 70, informe o CPF do beneficiário e o valor efetivamente pago.
✅Para declarar os honorários pagos ao advogado acesse a ficha "pagamentos efetuados" e código 60 0u 62 e informe ou o CPF do advogado, ou o CNPJ do escritório e o valor dos honorários.
Obs. No quadro "discriminação" informe do que se trata, dados da ação judicial ou do acordo. Indenização por contrato de fiança e informe o nome e CPF do locatário devedor.
Declarando no IR 2023 ação regressiva do fiador contra o locatário
Se, como fiador, você entrou com ação judicial regressiva, contra o locatário para reaver os valores pagos, e obteve a devolução, a informação é em ficha diferente.
Acesse a ficha "Bens e Direitos", código 99 é informe os valores recebidos e dados da ação em "Discriminação".
Fiador acordou com locatário, a devolução dos valores quitados ao locador, em parcelas depositadas mensalmente na conta-corrente do fiador. Como declarar.
🔎Fiador: ficha "Bens e Direitos", código 5 e depois 1, nome e CPF do locatário devedor, condições de pagamento, valor do empréstimo e situação em 2022, informe o total recebido de volta.
🔎Locatário: declara na ficha "Dividas e ônus reais", "Pessoa Física".
LEIA TAMBÉM
Fonte: Perguntão Receita Federal do Brasil
Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com