RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023 VIA PIX
RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023 VIA PIX
A restituição do imposto de renda pago pelo contribuinte, depositada em conta corrente ou paga via Banco do Brasil, também pode ser recebida via PIX, vejamos as normas.
💲Instituição do PIX pelo Banco central
Desde o ano de 2020, o PIX, lançado pelo Bando Central no mês de novembro de 2020, é utlizado como meio de pagamento imediato. Podendo ser agendado e utilizado por pessoa física ou jurídica. Monitorado de perto pela Receita Federal, de olho nas pessoas jurídicas, agora também é possível, desde 2022, ser utilizado para receber a restituição do imposto de renda pago.
💰Quais as normas para cadastrar o PIX para receber a restituição do IR 2023
A Receita exige que a chave PIX cadastrada, seja o Cadastro Pessoa Física (CPF) do contribuinte. Não é aceita nenhuma outra chave que não o CPF do titular da restituição.
A chave PIX deve obrigatoriamente estar associada a uma conta corrente ou poupança válida, do contribuinte, não sendo possível depósito em conta de terceiros.
Se a chave PIX apontar para um conta corrente que não é mais utilizada, você apenas precisa escolher a conta atual que associou a chave.
💸O que fazer se minha restituição não for depositada via chave PIX
ATENÇÃO - ATUALIZAÇÃO 27/02/23
CHAVE PIX E RESTITUIÇÃO ANTECIPADA DO IR 2023
O contribuinte que enviar a declaração até o dia 10 de maio de 2023 com restituição pela chave PIX ou escolher fazer a declaração pré-preenchida, poderá ter a restituição antecipada, disponível no primeiro lote.
O contribuinte que não receber a restituição via chave PIX, deverá contatar via telefone o Banco do Brasil para reagendar o crédito da restituição, informando uma conta válida.
Fones: 4004-0001 - capitais e 0800-729-0001 demais localidades.
Somente bancos credenciados para receber pagamento de impostos aparecem na listagem para receber a restituição do IR 2023.
💢Restituição IR 2023 de contribuinte no exterior recebida por procurador
A restituição é realizada em conta bancária de sua titularidade, em qualquer banco no Brasil autorizado pela RFB a efetuar a restituição (a indicação da conta bancária pode ser feita por meio de PIX, utilizando a chave CPF do titular da declaração).
Caso o contribuinte não possua conta bancária no Brasil, deve nomear um procurador no Brasil, para receber a sua restituição. O procurador, munido de procuração pública, deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil e indicar uma conta de sua titularidade, em qualquer banco, para que seja feito o respectivo crédito.
(Instrução Normativa RFB nº 1.717, de 17 de julho de 2017, art. 147, § 2º)
📢 Artigos sobre IR 2023
Fonte: Receita Federal 2023
Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com