EXONERAÇÃO DO FIADOR NO ANDAMENTO DA LOCAÇÃO
Se você deseja se exonerar da fiança locatícia durante o prazo do contrato, deve conhecer, além da legislação vigente, a jurisprudência em relação a divergências de interpretações. É oque procuro neste artigo discorrer.
Aplicação da lei em relação à exoneração do fiador
Em texto escrito e divulgado neste mesmo site "Exoneração do fiador e legislação" expliquei o entendimento da lei 8.245/91, artigo 40, inciso X em relação à possibilidade de o fiador se exonerar, mesmo quando o contrato locatício contém cláusula que, o obrigue a manter a fiança até entrega das chaves. Não sendo o objetivo deste artigo, recomendo a leitura clicando no link em azul 👆👆👆👆👆👆👆👆👆.
O assunto em questão abrange a possibilidade de o fiador pedir a exoneração durante o prazo contratado, para que ao seu término, os 120 dias posteriores a notificação de exoneração já tenha transcorrido. Criou-se discussão de que, se poderia 120 dias antes de terminar o prazo contratual, notificar o locador. A notificação é possível, a contagem do prazo de 120 dias é que virou um problema.
Da notificação de exoneração no prazo contratado
Por decisão judicial firmada em jurisprudência( Resp 1.798.924-RS) resolveu-se a questão de que, o fiador pode notificar o locador durante o prazo determinado da locação, porém os efeitos desta notificação somente iniciam após o término do tempo contratado. O que se buscava era notificar o locador 120 dias antes do encerramento para, ao seu término, livre de responsabilidades. O judiciário decidiu que os 120 dias começam a contar não na data notificação, mas sim, a partir da data em que o tempo do contrato se encerrar e este vigorar por prazo indeterminado.
Locação com prazo de 30 meses e início dos 120 dias da exoneração da fiança.
👎Fiador notifica o locador 04 meses antes do contrato completar 30 meses: o prazo de 120 dias começa a contar quando os 30 meses se encerram e o contrato passa automaticamente a prazo indeterminado.
👍Fiador notifica o locador quando o contrato termina: após 120 dias o mesmo está livre da garantia.
👍Contrato com prazo determinado se encerra e o imóvel é desocupado e contrato encerrado e quitado. Extingue-se o contrato de fiança que é contrato acessório ao principal.
Independente do tempo em que o fiador contata o locador para comunicar que deixará de afinaçar e notificação de exoneração escrita ao locador, o prazo de 120 dias começará a contar a partir do início do prazo indeterminado quando a locação não se desfez. A cláusula em contratos que, obriga o fiador a permanecer até a entrega das chaves pelo locatário, torna-se ineficaz quando o contrato se renova automaticamente e passa a prazo indeterminado. É permitido se exonerar no prazo indeterminado.
Fonte: STJ
Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que, em cada estado do Brasil pode ser diferente, com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas e serviços serão respondidas dentro o mais breve possível. Fica a disposição o e-mail caso não houver retorno.
E-mail: mcamini150@gmail.com
O site saberimobiliario está no Facebook e Instagram