👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

O QUE É PRECISO SABER SOBRE O NOVO LIMITE DO FGTS

ATUALIZADO EM 30/10/2018

O QUE É PRECISO VOCÊ SABER SOBRE O NOVO LIMITE DO FGTS DE R$1.500.000,00
Entre tantas idas e vindas do governo, chega o anuncio de novo limite do FGTS  de R$ 1.500.000,00 para a compra da casa própria que muitos comemoram como se fosse a solução para alavancar o mercado imobiliário e gerar empregos, mas não é bem assim.

A crise e o mercado imobiliário

A crise econômica brasileira atingiu todos os setores e parou a construção civil. A classe trabalhadora foi a primeira a ser atingida e a primeira a ter dificuldades de manter seus compromissos financeiros e a classe alta "puxou o freio" na espera de dias melhores. Com diversas medidas que permitem ao trabalhador usar o seu saldo, o Fundo de Garantia perde recursos, o desemprego não permite que se faça caixa como antigamente e as medidas vão sendo modificadas conforme o saldo nas contas crescem o diminuem. Como um mercado vai investir em um segmento em que as regras mudam do dia para noite!!! Se o investidor não se sentir seguro, deixa seu dinheiro onde ele está.

Limite atual do FGTS  e futuro em todo o país

Até ontem, os limites para o uso do FGTS pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) na aquisição de imóveis, continuavam os mesmos que já vinham sendo praticados pelo mercado imobiliário. Em 29/10/2018 o Comitê Monetário resolveu antecipar as novas regras e autorizar o novo limite.

O novo limite para uso do FGTS passa a vigorar quando?

A partir de hoje, 30 de outubro de 2018, todos os imóveis com preço de no máximo 1 milhão e 500 mil Reais, poderão ser adquiridos a vista ou com financiamento pelo SFH. Não custa lembrar que vale o preço de avaliação do banco e não aquele que as partes determinam para liberar o saldo da conta do comprador e também que, do valor depositado no Fundo, o banco desconta a taxa de administração que vem sendo contestada na justiça por ser considerada abusiva(Justiça considera abusiva tarifa pelo uso do FGTS).
Na prática, quando o CMN - Conselho Monetário Nacional - anuncia mudanças em relação a utilização do Fundo, costuma coloca-las em prática, a curto prazo e foi o que ocorreu. 

O novo limite do FGTS vale para todo o Brasil?

A norma de determinar limite diferenciados dependendo das capitais onde será solicitado, deixa de vigorar e passa a valer para todo o país . 

O gestor do FGTS pode mudar as regras ou são definitivas

Nada é definitivo no Brasil. De uns tempos para cá, o que se diz hoje pode ser modificado amanhã e a comprovação é que, nem bem  a comunicação de mudanças  no uso do FGTS na aquisição da casa própria foi feito em fins de julho de 2018 e dias depois, o governo já esta pensando em modificações. Da mesma forma era previsto o novo limite para janeiro e eis que temos ele em vigor agora em outubro de 2018. Segundo consta , é definitivo.
É preciso, incentivo, retomada do crescimento e geração de empregos, juros baixos e acima de tudo e principalmente, segurança econômica. Vamos aguardar.

Leia também: 

USO DO FGTS E O USUFRUTO

Comentários

  1. Olá estou fasendo uma divisão amigável, já fiz todas as medições do sítio com engenheiro. Qual o próximo passo faço a escritura pública .Ou vou cartório de registro depois a escritura pública???

    ResponderExcluir
  2. Olá. Te respondi via Email que me enviaste. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Excelentes informações no seu blogger. Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.