ATUALIZADO EM 30/10/2018
Entre tantas idas e vindas do governo, chega o anuncio de novo limite do FGTS de R$ 1.500.000,00 para a compra da casa própria que muitos comemoram como se fosse a solução para alavancar o mercado imobiliário e gerar empregos, mas não é bem assim.
A crise e o mercado imobiliário
A crise econômica brasileira atingiu todos os setores e parou a construção civil. A classe trabalhadora foi a primeira a ser atingida e a primeira a ter dificuldades de manter seus compromissos financeiros e a classe alta "puxou o freio" na espera de dias melhores. Com diversas medidas que permitem ao trabalhador usar o seu saldo, o Fundo de Garantia perde recursos, o desemprego não permite que se faça caixa como antigamente e as medidas vão sendo modificadas conforme o saldo nas contas crescem o diminuem. Como um mercado vai investir em um segmento em que as regras mudam do dia para noite!!! Se o investidor não se sentir seguro, deixa seu dinheiro onde ele está.
Limite atual do FGTS e futuro em todo o país
Até ontem, os limites para o uso do FGTS pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) na aquisição de imóveis, continuavam os mesmos que já vinham sendo praticados pelo mercado imobiliário. Em 29/10/2018 o Comitê Monetário resolveu antecipar as novas regras e autorizar o novo limite.
O novo limite para uso do FGTS passa a vigorar quando?
A partir de hoje, 30 de outubro de 2018, todos os imóveis com preço de no máximo 1 milhão e 500 mil Reais, poderão ser adquiridos a vista ou com financiamento pelo SFH. Não custa lembrar que vale o preço de avaliação do banco e não aquele que as partes determinam para liberar o saldo da conta do comprador e também que, do valor depositado no Fundo, o banco desconta a taxa de administração que vem sendo contestada na justiça por ser considerada abusiva(Justiça considera abusiva tarifa pelo uso do FGTS).
Na prática, quando o CMN - Conselho Monetário Nacional - anuncia mudanças em relação a utilização do Fundo, costuma coloca-las em prática, a curto prazo e foi o que ocorreu.
O novo limite do FGTS vale para todo o Brasil?
A norma de determinar limite diferenciados dependendo das capitais onde será solicitado, deixa de vigorar e passa a valer para todo o país .
O gestor do FGTS pode mudar as regras ou são definitivas
Nada é definitivo no Brasil. De uns tempos para cá, o que se diz hoje pode ser modificado amanhã e a comprovação é que, nem bem a comunicação de mudanças no uso do FGTS na aquisição da casa própria foi feito em fins de julho de 2018 e dias depois, o governo já esta pensando em modificações. Da mesma forma era previsto o novo limite para janeiro e eis que temos ele em vigor agora em outubro de 2018. Segundo consta , é definitivo.
É preciso, incentivo, retomada do crescimento e geração de empregos, juros baixos e acima de tudo e principalmente, segurança econômica. Vamos aguardar.
Olá estou fasendo uma divisão amigável, já fiz todas as medições do sítio com engenheiro. Qual o próximo passo faço a escritura pública .Ou vou cartório de registro depois a escritura pública???
ResponderExcluirOlá. Te respondi via Email que me enviaste. Abraços
ResponderExcluirExcelentes informações no seu blogger. Parabéns
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluir