08 DICAS PARA QUEM VAI DESOCUPAR UM IMÓVEL LOCADO

ATUALIZADO EM 2018

08 DICAS PARA QUEM VAI DESOCUPAR UM IMÓVEL LOCADO


Disponibilizo 08 dicas para desocupar um imóvel locado que vão te ajudar a aprovar a vistoria final evitando ter que retomar ou permanecer com as chaves para resolver os problemas encontrados pelo locador/imobiliária.


Faça a vistoria antes da reforma do imóvel - Dica nº 01

VISTORIA SABERIMOBILIARIO
Tenha em mãos a vistoria inicial do imóvel e contestações da sua parte antes de fazer a reforma. O imóvel locado deverá ser entregue exatamente como foi recebido então, siga exatamente o que consta na vistoria inicial e sua contestação. Faça um pente fino no imóvel comparando o que consta no documento com o que esta visualizando e não invente ou ache, siga exatamente o que diz o documento. Aquilo que não estiver de acordo deverá ser anotado por você para providenciar o reparo ou a informação junto a imobiliária/locador sobre o que deve ser feito.

A pintura do imóvel e reparos necessários - Dica nº 2

http://www.flaticon.com/A maioria das vistorias contém pintura nova que se conceitua como uma pintura recente providenciada pouco tempo antes da locação sem ter sido utilizado o imóvel por terceiros.
Os termos de vistorias iniciais costumam trazer a marca e cor da tinta bem como seu tipo para paredes, rodapés, portas, janelas e marcos. Não ache que ninguém vai notar que em vez de uma tinta semi brilho você colocou uma fosca e que vai ficar tudo bem. Use exatamente o que constar na vistoria principalmente quando é imobiliária que administra o contrato. A responsabilidade da empresa em relação a devolução do imóvel pelo inquilino é muito grande e o rigor no acerto de contas com o locatário também.

Paredes com mofo em geral deixam manchas na pintura então, mande lavar e lixar as paredes antes de pintar para não ter a pintura recusada. Fatos que recusam a pintura:
1 - manchas de mofo;
2 - marcas da brocha ou pincel;
3 - respingos de outra cor;
4 - cor da tinta errada, diferente do que foi recebido;
5 - pintura desbotada, aguada;
6 - pintura por cima de fios, sem retirar tomadas e bojos de luz.
7- pintura por cima de buracos em madeiras provenientes de cupim (tape os buracos).
8- fechaduras emperradas por conta da tinta nova
9- tomadas que não foram colocadas no lugar

Vistoria de energia elétrica e encanamento - Dica nº 3

VISTORIA NA REDE ELÉTRICA E HIDRAULICAEnergia elétrica e água não devem ser desligadas antes da vistoria final para que o vistoriador teste tomadas de luz e disjuntores bem como torneiras e registros. Vistoriadores de imobiliárias não costumam testar estes itens mas é seu dever entrega-los em ordem. Se a vistoria diz que esta tudo em perfeito funcionamento não devolva nada pingando ou com vazando. Atenção especial a hidra das descargas de vasos sanitários que não devem estar fazendo barulho ou vazando.
Terminada a vistoria NÃO ESQUEÇA de fechar os registros do imóvel evitando vazamentos enquanto estiver o imóvel vazio. Peça ao vistoriador que coloque na vistoria que fecharam os mesmos.

Ar condicionado, ventiladores e qualquer aparelho eletrônico instalado, ao desocupar chame logo um profissional para providenciar a limpeza e fornecer laudo de que funcionam, em bom estado de conservação. O que estiver estragado conserte, o que não tem conserto por ser velho, solicite laudo para que não precise colocar um outro.

Vistoria em móveis pertencentes ao imóvel - Dica nº 4

Móveis que pertençam ao imóvel. Atenção especial ao móvel da pia da cozinha e dos banheiros. Se a vistoria constar que recebeu em perfeito estado verifique a parte de trás dos armários, se estiver estufado significa que água foi durante o tempo do contrato, escorrendo entre a parede e o armário e você deverá antes da vistoria resolver este problema. Não é preciso obrigatório comprar armários novos mas a parte estufada deverá ser trocada por outra igual ou de mesmo material. Uma dica é durante o contrato cuidar da vedação com cola de silicone para que isso não ocorra.
Móveis dos quartos e sala devem estar com todos os puxadores iguais, bem presos. Sintomas de cupim devem durante a locação ser tratados pelo inquilino e infestações comunicado ao locador por escrito. Na saída do imóvel não é exigido troca por ação de cupim que é praga urbana a não ser que os teus móveis tenham provocado o problema. O documento inicial costuma identificar que o imóvel não tem cupim ou então nada constar de que tem. Fique atento.

Paredes e vidros- Dica nº 5

Furos na parede, taxinhas nas portas, qualquer coisa grudada em cerâmicas e vidros devem ser corrigidos. Se você providenciou furos nas paredes, antes de pintar devem ser tapados e lixados deixando a mesma lisa sem ondulações de excesso de massa corrida. Evite fazer furos em portas e colar adesivos em janelas, a cola de baixa qualidade pode te obrigar a ter que trocar o vidro inteiro. Vidros lascados e rachados por você devem ser trocados. Venezianas com fitas torcidas, distorça, veneziana trancando no sobe e desce mande consertar. Estragou, consertou. Venceu a vida útil, a substituição é pelo locador. 

O piso e seus problemas - Dica nº 6

O piso é o temor de todo locatário, em imóveis velhos dê atenção especial a vistoria inicial que deve informar, cupim, taco solto, riscos, manchas e o estado em geral que na maioria de imóveis muito antigos é ruim. No final do contrato deve ser devolvido da mesma forma não pior. Não é porque é velho que não vais cuidar. 
Em imóveis novos riscou, consertou, porque em pisos como lajota se pode troca-la e em laminados os riscos são consertados com produtos e profissionais adequados. Se o laminado estufou, a ripa deve ser substituída por você. Estufou a lajota, estufou a ripa do laminado fale com o locador antes de trocar para saber se ele tem peça de reposição pois não poderá exigir a troca do piso por você locatário.


O chamamento das partes - Dica nº 7

Exija comparecer na vistoria final, é seu direito e uma vistoria unilateral pode judicialmente ser contestada. O mesmo ocorre se o proprietário quiser verificar o imóvel, ele terá que vir na mesma data em que você e o vistoriador da imobiliária fizerem a vistoria final. O não comparecimento de quem foi notificado a comparecer implica em aceitar o que a vistoria informar.
Lembre-se de que se você fez uma contestação da vistoria inicial é muito provável que o vistoriador chegue sem ela então leve uma copia junto com a sua para entregar(de nada resolve na prática). Se este se recusar a fazer a vistoria e aceitar a copia solicite nova data pois não se pode vistoriar o imóvel sem os documentos pertinentes. Contate na mesma hora a imobiliária e não fique esperando resposta posteriores, eles não retornam teu contato. É você quem tem que ir atrás


Os acordos de finalização do contrato de locação - Dica nº 8

Lembre-se: na locação o que não está escrito não tens como provar; promessas de corretores e imobiliária só tem valor se tiver escrito; locador não pode recusar entrega das chaves, se ocorrer deposite em juízo; não desligue a luz antes da vistoria, sempre mande desligar a luz e pague a conta final se estiver em teu nome e da mesma forma as de água, internet, tv a cada e telefonia, bem como gás; havendo divergências procure imediatamente um advogado; locadores podem reter a caução em dinheiro se houver divergências até decisão judicial; vistoriadores imobiliários fazem a vistoria com base na inicial e não discutem os termos, isso será discutido com a imobiliária; imobiliárias não te atendem por telefone e mensagens escritas, vá pessoalmente resolver qualquer questão; se a imobiliária demora mais de 24 horas para te dar um retorno, procure-a pessoalmente principalmente se a garantia for seguro fiança; não fique esperando contatos, insista, procure,tente resolver. Na entrega do imóvel locado, "quem espera, se ferra".

LEIA TAMBÉM

Contra vistoria em imóveis locados
Vistoria final e obrigação de notificar

Comentários

Patricia Carmona disse…
Como sempre esclarecedor e muito bem descrito. Mil vezes parabéns!
Maria Angela disse…
Obrigada Patricia, o objetivo sempre é ajudar tentando da forma mais simples possível descomplicar essa legislação e prática locatícia que tanto atormenta os locatários onde também me incluo. Abraços
Anônimo disse…
bom dia maria angela tenho uma casa q esta locada para uma inquilina a oito meses... semana passada ela estava guardando o carro e tirando as compras de dentro do veiculo quando o portao eletronico caiu sobre seu carro ...ela diz q eu q tenho q pagar o concerto como devo proceder sou eu mesmo q tenho q pagar o dano causado ao veiculo dela? desde ja agradeço sua atençao muito obrigado fernando
Maria Angela disse…
Olá. É preciso verificar o motivo do problema ocorrido. Um técnico deve verificar o que ocorreu com o portão de acesso, se realmente o protão desabou por ser muito antigo, com vida util esgotada e sem a devida manutenção ou se ela acionou sem querer o controle e ele fechou sobre o automóvel. A troca por um novo se for esta a unica solução é despesa e também se nunca foi exigida manutenção dos inquilinos. Quanto ao carro somente tens que ressarci-la se ficar provado que o portão é velho o suficiente ,sem manutenção fato que poderia causar este tipo de problema. É bem discutível essa situação.
henry cosme disse…
Bia tarde,Maria Angela antes de nada queria lhe parabenizar de novo pela forma que você ajuda as pessoas.
Bom novamente estou com uma dúvida referente ao locatário que está me dando muita canseira pra sair do meu imóvel, aluguei um apartamento por 30 meses que irá vencer em abril de 2017 mas o locatário disse a princípio que iria desocupar o imóvel nesse dia 05 de novembro e para não ter atritos o combinado foi que ele ficaria 2 meses sem pagar aluguel já que no ato da assinatura do contrato ele depositou 03 aluguéis então ele ficaria 2 meses sem pagar e um dos 3 aluguéis ficaria para concertos e reparos do apartamento.
Bom já é dia 05 ele não saiu não alugou um novo imóvel e não está me pagando os aluguéis que deixou de pagar.
Estou cansado de ir atrás dele de ficar ligando sendo q ele não atende o celular, Maria eu sou paraplégico e o apartamento é no 2 andar e lá não tem elevador então ele se aproveita disso.
Minha dúvida é a seguinte
Posso contratar uma imobiliária e dar esse contrato vigente e eles tomarem conta da desocupação e seguir com um novo locatário ou isso não é possível?
E se é possível o locatário pode se negar a aceitar a mudança de responsável pela locação?
Por favor Maria me ajude.
Anônimo disse…
Boa tarde, meu nome é Beatriz.Maria, me ajude por favor...Tenho um contrato de prazo indeterminado, estou no imóvel há 1 ano e 4 meses.O aluguel vence todo dia 5, e pretendo me mudar até o final desse mês.Comuniquei hoje por mensagem minha pertençao de sair e amanhã vou levar por escrito.Posso descrever nesse comunicado que o deposito inicial cobrirá o mês de novembro?Caso não, como posso formalizar isso?Pedi ao advogado inventariante um recibo de quitação geral, ele exigiu a copia do comprovante de todos os pagamentos, isso é mesmo necessario para que ele me dê esse documento?Quem deve fazer o recibo de entrega das chaves?Por favor, me ajude, são muitas dúvidas.
Abraço Maria.
Maria Angela disse…
Oi Henri Cosme, podes colocar com imobiliária a hora que bem desejar o que não pode é modificar o contrato enquanto estiver dentro do prazo de vigência. Também podes chamar um advogado e deixar que ele cuida do despejo por falta de pagamento.
Abraços
Maria Angela disse…
Olá Beatriz. Te respondi via email que me enviaste.
abraços
Anônimo disse…
Parabéns pelo excelente site, me ajudou a entregar meu imóvel sem problemas e o vistoriador conhecia as postagens deste site e fez muitos elogios. Grato.
Lute disse…
Olá Maria Ângela, eu tenho questão: A vistoria inicial do apartamento que aluguei foi realizada com a energia elétrica desligada. Compareci a companhia elétrica para pedir o religamento, eles demoraram 5 dias para atender ao minha solicitação. Hoje fazem 12 dias que estou com as chaves e verifiquei que praticamente todas as tomadas não funcionam. A minha dúvida é, eu simplesmente chamo um eletricista e realizo as trocas das tomadas e peço o ressarcimento depois ou espero a imobiliária voltar do recesso do final do ano para pedir a autorização para os reparos. Gratidão
Maria Angela disse…
Agradeço o comentário e fico contente que as postagens esteja, servindo ao uso que destinei a este blog, auxiliar, orientar, transmitir conhecimento. Abraços
Maria Angela disse…
Oi Lute.

situação bem complicada porque se a imobiliária entra em recesso deve deixar um telefone de emergência, se não deixou, não há como reclamar depois se você não tem contato do proprietário.

Devias ter feito a vistoria da energia elétrica no dia em que a luz foi ligada testando todas as tomadas, deixou passar 8 dias além do prazo. É provável que quem pintou o imóvel tenha retirado as tomadas e na hora de repor não ligou na fiançaõ então chame um eletrecista solicite a ele que te forneça laudo de que todas as tomadas estavam sem ligação direta na fiação e recibo do serviço, identificado com CPF/CNP e endereço do profissional. No que passar o ano notifique por escrito o locador via imobiliária e entregue as notas(copias) solicitando desconto no aluguel.
Abraços
Bom dia! Alugo um imóvel comercial fazem 22 anos, e a proprietária solicitou a devolução do mesmo alegando que irá reforma-lo. Gostaria de saber se mesmo assim temos que arrumar o imóvel para devolve-lo, e se é correto ela cobrar que teremos todas as melhorias feitas no imóvel, sendo que todas foram autorizadas e inclusive metade paga pela dona. Por ser um ponto antigo, temos direito a pedir alguma indenização pelo ponto do comércio? Aguardo obrigada pela atenção.
Maria Angela disse…
Oi Rosana Defilippis

è direito da proprietária encerrar o contrato e quanto a devolver reformado depende de acordo. Tens que cumprir o contrato porém não me parece sensato ela exigir reforma se vai ela mesma reformar. Vale acordo escrito entre vocês. Não entendi a parte de cobrar melhorias.
quanto ao ponto, não há indenização a ser paga pelo locador para desocupar que eu saiba porém comercial não é minha área especifica.
abraços
Imira disse…
Olá!

Aluguei um apartamento em más condições e não foi feita a vistoria inicial - no entanto, tenho fotos de todos os cômodos e o testemunho da fiadora, que compareceu comigo no local antes de concretizar o negócio. Fiz inúmeras melhorias: pintei o apartamento inteiro, consertei o piso do box (que estava sem azulejo), troquei todos os espelhos de luz e instalei outros tantos no apartamento.

Minha dúvida é: como me resguardar no momento da entrega do apartamento? Sou obrigada a repintá-lo, uma vez que o recebi com as paredes sujas e uma de cada cor, além de todos os outros itens que providenciei para tornar o apartamento habitável?

Obrigada!
Maria Angela disse…
Oi Imira.

A tua fiadora é parte interessada no contrato e tua garantidora direta e portanto não servira como testemunha em uma futura discussão judicial. Vocês devia ter exigido vistoria inicial, o único documento que garante a boa relação entre as partes. A vistoria inicial foi dispensada pelo locador provavelmente pelo estado em que se encontrava o imóvel no ato da locação. É comum imóveis em estado ruim terem o aluguel mais barato e o locatário optar mesmo assim, fazendo as benfeitorias que acha necessário para seu uso. O problema é que o que era obrigação do locador você deveria te-lo notificado a cumprir e o que é uma benfeitoria para digamos assim, sua comodidade, não será indenizado.
Quanto a pintura, se no contrato escrito não diz claramente que você recebeu o imóvel com pintura nova, não estará obrigada a devolver com pintura nova. Pintura em bom estado é pintura usada e você não estará obrigada a pintar.
Vistoria intermediária e final não são feitas nestes casos pois não ha a vistoria inicial para comparar.
O mais importante é saber se no corpo do contrato de locação em clausula escrita o locador não inseriu informações sobre as condições em que recebeu o imóvel pois aluma informação errada deveria ter sido contestada por escrito por vocês.
Abraços
Anônimo disse…
Meu pai comprou um apartamento e passou a ser procurador registrado na CohabS.P e separou da minha mãe e passou uma procuração para morarmos no apartamento . porém minha mãe não entendendo das regras do contrato alugou o apartamento e a inquilina recebeu um comunicado com a notificação que não poderias o responsável alugar vender ou emprestar o imóvel que então estaria em poder jurídico da CohabS.P. como meu pai ou eu sendo filha posso recuperar o imóvel?
Maria Angela disse…
Olá. O risco de perder o imóvel é bem grande. Seu pai passou uma procuração ou seja sua mãe não agia em nome dela e sim em nome dele e portanto nesta procuração teu pai deveria ter colocado o impedimento de alugar, ceder gratuitamente, repassar a posse, etc. Como mandante na procuração devia ter orientado sua mãe e estabelecido os poderes concedidos. Não tenho como ajudar vocês pois não sou advogada. Talvez exista uma maneira de conseguir provar o erro então procurem um advogado que é profissional qualificado para analisar toda a situação. Além deste problema tem o problema da inquilina que terá que deixar o imóvel e com certeza irá querer indenização.
Abraços

POSTAGENS MAIS LIDAS

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO-MODELO

DECLARAÇÃO DE POSSE

QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO