IPTU DE PORTO ALEGRE COM NOVOS DESCONTOS EM 2023
IPTU DE PORTO ALEGRE COM NOVOS DESCONTOS EM 2023
A prefeitura lançou um novo programa de descontos no IPTU 2023 de Porto Alegre visando aumentar a arrecadação, diminuir a inadimplência do contribuinte e segundo o prefeito, premiar o bom pagador. Mas nem tudo são flores e algumas regras devem ser cumpridas.
🔑Como fica o desconto fixo anual para pagamento à vista do IPTU 2023
Todos os anos a prefeitura aplica um percentual de desconto no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para quem pagar antecipado e à vista. Com o programa do IPTU 2023 o desconto fixo permanece. Significa que ambos vão se somar.
A prefeitura de Porto Alegre ainda não definiu o percentual para pagamento antecipado anual para 2023, mas deverá ser menor que este ano ou manter o mesmo índice. Assim temos:
👍Desconto anual quitando o imposto + Desconto de 3% para contribuinte adimplente.
👎Quem tem dívidas com o Fisco de Porto Alegre participa do programa de desconto do IPTU?
Para participar do programa o contribuinte não pode ter dividas com o Fisco. Se não quitar as dívidas, não participa, mas mantém o direito de pagar antecipado como todo final de ano. No ano de 2021 o desconto anual foi de 8%.
💲Os descontos são concedidos a proprietários de imóveis pessoa física e pessoa juridica.
Para pessoa física o desconto é de ATÉ 6% e para pessoa juridica 4%. A pessoa jurídica não tem o percentual extra que se obtém com o Cadastro da Pessoa Física(CPF) na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica(NFSE) dos prestadores de serviços.
💰Para obter o máximo de desconto o contribuinte tem que cumprir algumas regras:
Pessoa física: tem direito a 3% e pode chegar a 6% se inserir o seu CPF na Nota Fiscal Eletrônica quando utiliza prestação de serviços no município de Porto Alegre. São válidas notas com data de 01/11/2021 até 30/12/2022. A redução é de:
✅1% para quem tem de 1 a 6 NFSE
✅2% para de 7 a 18 NFSE
✅3% para mais de 18 NFSE
É obrigatório o CFP na nota fiscal do prestador de serviço para poder obter o desconto máximo.
Com CPF na nota: Desconto de 3% por adimplência + até 3% dependendo do número de Notas com CPF do contribuinte titular no cadastro municipal = 6%
💢Um exemplo de prestadores de serviços que você pode pedir a nota.
✔salão de beleza
✔Academia
✔Escritrórios contábeis
✔Escritórios de advocacia
✔Escolas, cursos, esportes, etc,
No site do IPTU o contribuinte pode acompanhar o desconto que esta sendo aplicado ao seu CPF/CNPJ. O acesso ocorre pelo login e senha da conta GOV.BR. Quem não tem o cadastro deve faze-lo. Cada vez mais, se torna obrigatório utilizar a conta do governo para acesso com segurança aos site de serviços públicos.
Imóveis com mais de um proprietário, o desconto será concedido ao proprietário identificado como NIVEL 1 no cadastro imobiliário.
📌Exemplo Prático de desconto no IPTU 2023.
Proprietário de um apartamento com imposto municipal em dia. O valor do IPTU é de R$ 1.000,00(inclui a taxa de coleta de lixo). Digamos que a prefeitura defina 10% de desconto para pagamento à vista em dezembro de 2022. O proprietário tem ainda 25 notas fiscas eletrônicas de serviços tomados durante o ano como academia, curso, escola de natação, Tabelionatos, estacionamento pago, clinica dentária. Desta forma ele terá 16% de desconto no total para quitação integral. O pagamento ocorrerá no mesmo prazo definido para o desconto anual
💥Quem não tem direito ao desconto do IPTU 2023
Contribuintes inadimplentes, quem paga o imposto parcelado, quem pede nota fiscal, mas não coloca seu CPF.
A Fazenda Municipal busca aumentar a arrecadação abrindo mão de parte do imposto para arrecadar mais no imposto dos prestadores de serviços que não emitem nota. O contribuinte passa a exigir o número do CPF na nota da mesma forma que faz com a Nota é Minha estadual que tem sorteios e descontos. A questão é que o desconto anual para pagamento antecipado à vista pode se manter igual ao do ano de 2022, mas de quanto será o reajuste anual? Em 2022 a prefeitura deu um desconto de 8% porém reajustou em 10,67% repassando a inflação do período. Com a redução do imposto estadual, os preços vão caindo e a inflação também. Vamos aguardar.
Fonte: Prefpoa - Decreto 21.438/22
Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com