👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

GCAP 2021 - DOWNLOAD DIRETO

DOWNLOAD GCAP 2021
Disponível no site da Receita Federal do Brasil o programa Ganho de Capital 2021 para calculo do imposto do contribuinte que teve ganho na venda de imóveis neste ano de 2021 e não se enquadra nas regras de isenção. A instalação é rápida, segura, instala apenas o arquivo do programa escolhido conforme sua máquina e você faz direto do site da Receita Federal. Não instala nenhum programa auxiliar ou qualquer outro indesejável.

Antes de tudo verifique se sua máquina tem o programa Java instalado e atualizado. Ao instalar a GCAP 2021 o programa avisa se seu Java estiver desatualizado. Se for o caso, faça a instalação ou atualização clicando no link que a página do download disponibiliza.
Escolha o download conforme seu sistema, clique com o botão direito e escolha "abrir o link em uma nova janela". Siga os passos solicitados.


DOWNLOAD GCAP 2021

O critério principal para isenção na venda é o imóvel ser obrigatoriamente residencial, com valor de venda até o limite informado abaixo e o vendedor não ter vendido outro imóvel residencial nos últimos 05 anos utilizando desta isenção. Existe outras exigências e deduções que deve ser consultada a legislação vigente antes de utilizar o programa. 


FONTE: RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Comentários

  1. Maria Ângela. Em 2020 a contratei para resolver o problema do meu Gcap calculado errado. Você resolveu meu problema e ficou tudo certo com o Leão. Este ano conto com você para meu IR pois recebi notificação da Receita de que tem problemas com venda de ações não informadas e retenção. Não sei bem do que se trata. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que lembro do teu problema, se estou pensando na pessoa correta rsrsrs. Quanto ao IR, o email continua o mesmo no topo deste site a esquerda. Você deve ter sido pego no "dedo duro". São pequenas retenções na fonte pagadora de rendimentos que alertam a Receita de que você não declarou corretamente as ações. Fácil de resolver e a multa é descontada da devolução do imposto retido se houver.
      Abraços

      Excluir
  2. antonio carlos Schmiedel11/02/2021, 15:34

    simplesmente não consigo fazer o download do ganho de capital 2021, clico no download e não acontece nada.Tenho windows 10. Poderia me orientar em algo.
    obrigado
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônio Carlos, vou colocar uma informação na postagem. Acredite mas em vez de clicar no arquivo .exe disponível no site d Receita Federal e baixar direto o arquivo de instalação, você tem que clicar com o botão direito em cima do link e selecionar "abrir link em uma nova janela". Vai abrir a caixa para escolher onde quer fazer o download no teu computador.
      Nem isso funciona nesse país.
      Abraços

      Excluir
    2. Eu consegui baixando pelo explorer

      Excluir
    3. É só clicar, se não funcionar usa o botão direito conforme informei. Depende do navegador..

      Excluir
  3. Preenchi o Gcap 2020.Fiquei com uma dúvida. Como enviar od dados para a Receita Federal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você tem que exportar a GCAP para o programa de imposto de renda, tem um botão para clicar e todos os dados lançados vão entrar na declaração de renda no campo correto. em Bens e direitos vais dar a baixa do imóvel vendido. Abraços

      Excluir
  4. Cláudia Valente11/04/2021, 21:15

    Olá! Estou vendendo uma casa herdada por 7.000,00 (Cert. Ônus Reais).
    Preenchi no GCAP:
    Data de aquisição: 03/01/1997 (óbito tia que deixou imóvel)
    Valor de aquisição: 8.056,00 (base de cálc p/ Imp. Transmissão pago 29/07/1997)(Valor Venal IPTU 97: 2.014,00)
    Qdo coloco a opção que teve acréscimo e incluo custos (Imp. Transmissão, Registro, Tx Acrésc), cada gasto que coloco aumenta o Imposto a pagar (9.704,39 s/ colocar gastos), ao invés de reduzir.
    Quanto ao acréscimo, regularizei em 2002 e Valor Venal subiu (2002 30m2: 2.790,00 --> 2003 127,18m2: 30.240,00), paguei txs e Certidão, mas não tenho NFs dos gastos com reformas.
    Estou preenchendo certo? Tem como atualizar o valor do imóvel por conta do Acréscimo? Agradeço muito se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia Valente.
      A data da transmissão da propriedade para o teu nome é a data da Escritura pública de inventario. Não é a data do falecimento da tua tia. Até terminar o inventario o imóvel ficou em propriedade do espólio. Passou a ser tua propriedade quando a escritura foi entregue a você. a data que consta nela é a data da tua aquisição.

      O valor de aquisição da herança não é a base de cálculo para transmissão nem o valor venal. É o mesmo valor de aquisição pela sua tia ou seja se ela comprou por 7 mil, passa para teu nome por 7 mil. Você deveria seguir lançando por 7 mil e quando regularizou somar os valores da regularização formando novo preço. Na regularização você lança o valor do habite-se e soma aos 7 mil formando novo preço. Isso é feito dentro do quadro discriminação, não use a ficha separada "benfeitorias". o que não tem nota fiscal de reforma não pode ser lançado. Os gastos na venda você deduz do valor de venda.
      É difícil te orientar por desconhecimento dos critérios então o melhor é procurar um Contador.
      Abraços
      Abraços

      Excluir
    2. Cláudia Valente12/04/2021, 15:37

      Entendi. Muito obrigada por ter respondido em profundidade. Me ajudou muuuito!
      Parabéns pela competência e generosidade!
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Vendi o imóvel por 267500,00 e dei para o corretor como comissão o valor de 10700,00, sendo que adquiri o imóvel em 2000 por 60000,00, não estou incluso em nenhum caso de isenção, mas ao preencher todos os dados no programa "GCAP 2020, ganho de capital 2020", aparece que:
    O imposto devido é igual a zero tendo em vista que, pelos dados digitados, não foi apurado ganho de capital tributável nessa operação.

    Será que isso esta acontecendo pq estou no programa desatualizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana. Vendeste em 2020 reenche o GCAP 2020. Vendeu em 2021 preenche o GCAP 2021. Quando você abre o programa para preencher os dados ele pede para atualizar se houver atualização a fazer, não é o caso. Você errou em alguma informação e provavelmente seja na aba "perguntas" porque pelo ano de aquisição você tem deduções mas mesma assim gera imposto a pagar se não se enquadra nas isenções. Verifique a aba "perguntas" onde suas respostas devem ser "sim", "sim", e "não". Se a venda foi feita em 2020 ainda terá que atualizar o valor. Seria isento se este fosse teu único imóvel e não vendeste outro usando de isenção nos últimos 5 anos. Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.