O QUE É PRECISO SABER SOBRE A PAUSA NOS FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIOS DA CAIXA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Atualizado em 18/04/20
BONECO CARREGANDO UM CARRINHO DE CIMENTO CHEIO DE DINHEIRO

O anúncio de que os principais bancos do Brasil vão suspender por 60 dias(já atualizado para 90 dias) os pagamentos das parcelas de empréstimos e financiamento habitacional não é bem como foi anunciado. Dos bancos, Santander, Itaú Unibanco, Bradesco e Caixa somente a Caixa por enquanto tem realmente a intenção de pausar os pagamentos e não é para todos mas quem tem direito e quem já está na pausa dos 60 dias automaticamente receberá 90 dias de pausa.

Como solicitar a suspensão das parcelas do financiamento da Caixa

O mutuário deverá solicitar via "App Habitação Caixa" a suspensão do pagamento de até 02 parcelas do seu financiamento habitacional(atulizado para 03 parcelas). Dê preferência para o Aplicativo. Tenha em mãos o CPF e senha de 06 dígitos do Internet Banking. Entenda que não deve ser usado o aplicativo Caixa e sim o App específico da habitação.

Via telefone para capitais e região metropolitana fone: 

👉☎30-041105 e interior 
👉☎0800-7260505

A Caixa não atende os mutuários pessoalmente, portanto não se desloque para as agências. A solicitação é exclusiva pelo aplicativo ou telefones.
O aplicativo irá fornecer um número de protocolo para acompanhar a análise da sua solicitação e se foi aprovado ou não.

Quem tem direito a solicitar a suspensão do pagamento das parcelas do financiamento por 60 dias

Não são todos que tem direito a suspensão dos pagamentos de até duas parcelas do financiamento imobiliário. Podem solicitar a suspensão:

👉 mutuários que necessitem interromper o pagamento de até 02 parcelas por 60 dias
👉 mutuários que tenham parcela em dia ou no máximo 02 parcelas em atraso
👉 beneficiários do Minha Casa Minha Vida também estão aptos
👉contrato de empréstimo Home Equity onde o cliente entrega um imóvel seu ou de terceiros quitado como garantia

imóveis com financiamento bancário

Quem não pode solicitar a suspensão do pagamento das parcelas Caixa do financiamento

O benefício não e para todos, portanto não terá direito a solicitar a suspensão os mutuários que:

👉 estiverem com mais de 02 parcelas do financiamento em atraso
👉 mutuários que estiverem utilizando o FGTS para pagamento de parte das parcelas

O que fazer se a Caixa negar a suspensão dos pagamentos das parcelas do financiamento

O mutuário que não se enquadrar nos critérios de solicitação da suspensão terá a opção de renegociação caso esteja com mais de duas parcelas em aberto.

CAIXA SUSPENDE PAGAMENTO DAS PARCELAS DO FINANCIAMENTO POR 60 DIAS, SERÁ?

Quando deverá ser paga as parcelas suspensas por 60 dias do financiamento

As parcelas serão transferidas para o final do contrato se incorporando ao saldo devedor do financiamento. É bom ficar atento👀👀 porque sempre que se "joga" parcelas para o final do contrato isso implica em onerosidade com juros diluídos. Lembrando que o dinheiro que o banco empresta para financiar a casa própria é dinheiro da população oriunda das contas do FGTS e poupança ou seja tem que ser devolvido e consequentemente com os juros legais contratuais isto é, aquele que você contratou ao assinar a Escritura de financiamento com o banco.

A suspensão das parcelas do financiamento Caixa por 60 ou 90 dias gera encargos

O Banco Central proibiu a cobrança de multa visto que não existe inadimplência e sim o benefício de interromper o pagamento de até duas parcelas. Sobre estas parcelas incide a taxa de juros normal prevista em contrato para reajuste mensal bem como a correção. Como disse acima as parcelas serão pagas no final do contrato, portanto acredito que haverá correção mensal até a quitação. Vamos aguardar a confirmação. 

Em quanto tempo é aprovado ou negado o pedido de suspensão das parcelas do financiamento por 60 ou 90 dias

A quantidade de solicitações é exorbitante. Só no primeiro dia o aplicativo apresentou sobrecarga e problemas por conta de mais de 100 mil acesso. Tem que ter paciência, não há como ser diferente. Somente uma tecnologia de ponta consegue ter milhares de acesso sem problemas e estamos falando de banco público. Em relação a resposta se foi aprovado ou não o banco promete enviar via mensagem de texto em 48 horas. Com certeza não será tão rápido assim. 

Todos os bancos tem os mesmos critérios que a Caixa na suspensão de parcelas 

Não, estes critérios são específicos da Caixa. Os outros bancos privados tem suas regras próprias e a maioria oferece taxas altas ou nenhum benefício. Toda a tenção na análise do que lhe for proposto nas negociações. Lembrando que o serviço é via internet por aplicativo e portanto com opção de desistência após 07 dias de aprovada a solicitação. 

Concluindo, não esperem milagres, eles não existem. No meu entendimento o objetivo de tudo isso foi resolver o problema dos bancos não do tomador do crédito. Não existe o critério de ajudar a todos. Assim fosse o governo poderia cancelar estes pagamentos por 06 meses pagando ao banco os juros contratuais e após seguir o mutuário pagando de onde parou, seria mais justo. 
Aos mutuários as migalhas de uma crise que promete ser longa e nada fácil. 

Tem novidades que possam atualizar a postagem, deixe seu comentário.
👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

Comentários