👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

O QUE SABER SOBRE A PAUSA NO FINANCIAMENTO


BONECO CARREGANDO UM CARRINHO DE CIMENTO CHEIO DE DINHEIRO

O anúncio de que os principais bancos do Brasil vão suspender por 60 dias/90 dias(já atualizado para 120 dias) os pagamentos das parcelas de empréstimos e financiamento habitacional não é bem como foi anunciado. 

Dos bancos, Santander, Itaú Unibanco, Bradesco e Caixa somente a Caixa por enquanto tem realmente a intenção de pausar os pagamentos e não é para todos mas quem tem direito e quem já está na pausa dos 60 dias automaticamente receberá 90 dias de pausa e quem já esta nos 90 dias automaticamente passa para 120 dias.

Como solicitar a suspensão das parcelas do financiamento da Caixa

O mutuário deverá solicitar via "App Habitação Caixa" a suspensão do pagamento de até 02 parcelas do seu financiamento habitacional(atualizado para 04 parcelas em maio 2020). Dê preferência para o Aplicativo. Tenha em mãos o CPF e senha de 06 dígitos do Internet Banking. Entenda que não deve ser usado o aplicativo Caixa e sim o aplicativo específico da habitação.

Via telefone para capitais e região metropolitana fone: 

👉☎30-041105 e interior 
👉☎0800-7260505

A Caixa não atende os mutuários pessoalmente, portanto não se desloque para as agências. A solicitação é exclusiva pelo aplicativo ou telefones. O aplicativo irá fornecer um número de protocolo para acompanhar a análise da sua solicitação e se foi aprovado ou não.

Quem tem direito a solicitar a suspensão do pagamento das parcelas do financiamento por 120 dias

Não são todos que tem direito a suspensão dos pagamentos de até quatro parcelas do financiamento imobiliário. Podem solicitar a suspensão:

👉 mutuários que necessitem interromper o pagamento de até 02 parcelas por 120 dias
👉 mutuários que tenham parcela em dia ou no máximo 02 parcelas em atraso
👉 beneficiários do Minha Casa Minha Vida também estão aptos
👉contrato de empréstimo Home Equity onde o cliente entrega um imóvel seu ou de terceiros quitado como garantia

imóveis com financiamento bancário

Quem não pode solicitar a suspensão do pagamento das parcelas Caixa do financiamento

O benefício não e para todos, portanto não terá direito a solicitar a suspensão os mutuários que:

👉 estiverem com mais de 02 parcelas do financiamento em atraso
👉 mutuários que estiverem utilizando o FGTS para pagamento de parte das parcelas

O que fazer se a Caixa negar a suspensão dos pagamentos das parcelas do financiamento

O mutuário que não se enquadrar nos critérios de solicitação da suspensão terá a opção de renegociação caso esteja com mais de duas parcelas em aberto.

Quando deverá ser paga as parcelas suspensas por 120 dias do financiamento

As parcelas serão transferidas para o final do contrato se incorporando ao saldo devedor do financiamento. É bom ficar atento👀👀 porque sempre que se "joga" parcelas para o final do contrato isso implica em onerosidade com juros diluídos. Lembrando que o dinheiro que o banco empresta para financiar a casa própria é dinheiro da população oriunda das contas do FGTS e poupança ou seja tem que ser devolvido e consequentemente com os juros legais contratuais isto é, aquele que você contratou ao assinar a Escritura de financiamento com o banco.

A suspensão das parcelas do financiamento Caixa por 60 ou 120 dias gera encargos

O Banco Central proibiu a cobrança de multa visto que não existe inadimplência e sim o benefício de interromper o pagamento de até duas parcelas. Sobre estas parcelas incide a taxa de juros normal prevista em contrato para reajuste mensal bem como a correção. Como disse acima as parcelas serão pagas no final do contrato, portanto acredito que haverá correção mensal até a quitação. Vamos aguardar a confirmação. 

Em quanto tempo é aprovado ou negado o pedido de suspensão das parcelas do financiamento por 60 ou 90 dias

A quantidade de solicitações é exorbitante. Só no primeiro dia o aplicativo apresentou sobrecarga e problemas por conta de mais de 100 mil acesso. Tem que ter paciência, não há como ser diferente. Somente uma tecnologia de ponta consegue ter milhares de acesso sem problemas e estamos falando de banco público. Em relação a resposta se foi aprovado ou não o banco promete enviar via mensagem de texto em 48 horas. Com certeza não será tão rápido assim. 

Todos os bancos tem os mesmos critérios que a Caixa na suspensão de parcelas 

Não, estes critérios são específicos da Caixa. Os outros bancos privados tem suas regras próprias e a maioria oferece taxas altas ou nenhum benefício. Toda a tenção na análise do que lhe for proposto nas negociações. Lembrando que o serviço é via internet por aplicativo e portanto com opção de desistência após 07 dias de aprovada a solicitação. 

Concluindo, não esperem milagres, eles não existem. No meu entendimento o objetivo de tudo isso foi resolver o problema dos bancos não do tomador do crédito. Não existe o critério de ajudar a todos. Assim fosse o governo poderia cancelar estes pagamentos por 06 meses pagando ao banco os juros contratuais e após seguir o mutuário pagando de onde parou, seria mais justo. 
Aos mutuários as migalhas de uma crise que promete ser longa e nada fácil. 

Comentários

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.