👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

COMO AVERBAR TERMO DE QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO

COMO AVERBAR TERMO DE QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO

Tudo que envolva imóveis e suas alterações é registrado ou averbado na matrícula e desta forma ao quitar um financiamento imobiliário, o cancelamento do registro de garantia deve ser providenciado.

Da quitação do financiamento

Em postagem anterior informei como quitar e solicitar o Termo de Quitação na Caixa, que também é semelhante nos outros bancos. Se for do interesse a leitura, clique no banner abaixo. 

Qual o cartório de imóveis e que documentos levar para cancelar Alienação fiduciária

Verifique na matrícula ou no Termo o nome do cartório de imóveis e o endereço. 
De posse do Termo emitido e assinado pelo gerente e da Procuração fornecida procure o Tabelionato de Notas onde o gerente lhe indicou que a firma do mesmo esta arquivada para, reconhecer firma do Termo de Quitação e autenticar a Procuração. 

No RS a Procuração não precisa reconhecer firma apenas cópia autenticada. Depois é só comparecer ao cartório de imóveis no horário comercial. Em alguns estados a procuração já esta arquivada no Cartório. Lembrando que cada cartório em seu estado pode exigir algum documento a mais.

Alguns cartórios solicitam requerimento assinado com firma reconhecida pelo proprietário, no RS não é necessário. Em geral, a maioria dos estados tem o mesmo procedimento visto estar regido pela Lei de Registros Públicos - Lei 6.01573. Em todos há informações nos sites permitindo preencher e enviar o Termo via internet, imprimir e assinar reconhecendo Firma ou assinar no próprio cartório de imóveis. 

Quanto custa cancelar a Alienação Fiduciária do Financiamento

Verifique o valor financiado com o banco e procure na Tabela de Emolumentos disponível no site de qualquer cartório o valor correspondente. O preço será 50% deste valor + o Selo e outras taxas de valor irrisório. O pagamento deve ser feito em dinheiro ou cartão de débito no ato da solicitação na maioria dos cartórios.

Realizado os procedimentos acima, o imóvel estará liberado da garantia e seus direitos sobre este restabelecidos. Para os que utilizam aplicativo bancário no celular é possivel pedir o Termo via aplicativo. No Caixa Habitação você pode solicitar o mesmo. 

📢 Atenção para contratos que possuem cédula de crédito imobiliário(CCI) porque a mesma deverá ser cancelada e o banco deverá entregar o Termo de Cancelamento. 

👍Leiam os comentários abaixo onde você pode obter informações sobre prazos. Algumas cidades fornecem o documento rapidamente, outras em alguns dias e outras mais demoradas. 👇👇👇👇👇👇👇

Fonte: Instituto registral brasileiro e Caixa Econômica Federal

Comentários

  1. Alguém poderia explicar o que é essa procuração que alguns cartórios exigem? Qual é a lógica em exigir um termo de quitação com firma reconhecida do representante do banco e mais uma procuração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a procuração do representante do banco que te entregam junto com o termo de quitação. Só a procuração reconhece firma do gerente no cartório onde o funcionário te indicar. Em geral perto do banco. Essa procuração é obrigatório porque estarás cancelando a garantia por alienação fiduciária e dando baixa da cédula de crédito dessa garantia. Tem como objetivo evitar fraudes, documentos falsos. Infelizmente vivemos em um país de vigaristas e o cartório exige como forma de segurança. Só a procuração reconhece firma, o termo não precisa.
      Abraços

      Excluir
    2. Maria Ângela, obrigado pela atenção, mas eu comprei o imóvel da pessoa que financiou e quitou o financiamento em 2013. Essa pessoa disse que só recebeu o termo de cancelamento de hipoteca original e com firma reconhecida do representante da Caixa Econômica Federal. Acredito que a possibilidade de esse documento ser fraudulento é exatamente igual a de qualquer outro documento.

      Excluir
    3. Acabei de pensar em uma possibilidade: Talvez a procuração tenha servido para reconhecer firma da assinatura no termo de cancelamento de hipoteca quando ele foi emitido pelo banco e agora não vou mais precisar da procuração. Sei lá, amanhã irei ao cartório entregar esse termo e ficarei sabendo.

      Excluir
    4. Pode ser que a pessoa que me vendeu o imóvel foi até o cartório com o termo e a procuração em mãos, reconheceu firma da assinatura do representante do banco e, quando ficou sabendo das custas para dar baixa na hipoteca, resolveu ir embora com o termo para retornar em data futura.

      Excluir
    5. E nunca mais voltou no cartório... kkkkkk...

      Excluir
    6. Oi Marcelo, a possibilidade de fraude é zero se o proprietário sair do banco, reconhecer firma e levar direto a registro. Hoje não é mais preciso fazer requerimento(aqui no RS), antes era obrigatório. Cada banco tem suas regras, mas em síntese é tudo a mesma coisa. Ocorre que se o vendedor nunca registrou o Cartório vai exigir a atualização da procuração se não tiver como buscar no banco de dados. Eu acredito que te peçam nova procuração alegando que esta venceu. Depois nos conta o que ocorreu porque já via aqui no RS situações sendo resolvidas de uma forma e em SP de outra.
      Abraços

      Excluir
    7. Pessoal a questão é simples, a procuração é apenas um documento que comprova que aquele gerente que assinou este termo tem plenos poderes para isso, caso contrario qualquer pessoa assinaria.

      Excluir
    8. Sim e por isso deve ter sua firma reconhecida.

      Excluir
    9. O cartório aceitou o Termo de Cancelamento de Hipoteca mesmo sem a procuração.
      Eu também achei que o cartório ia pedir um termo atualizado, mas não pediu.

      Excluir
    10. Oi Marcelo. O cartório manteve as regras da época que o documento foi elaborado então, menos custo. Hoje a hipoteca antiga virou alienação fiduciária e esta sim além do termo tem a procuração. Resolvido. Abraços

      Excluir
  2. Boa tarde ! Estou a trabalho em outra cidade ! Então seria possível eu fazer uma procuração ,passando poderes para o corretor d imóveis fazer esse reconhecimento dos gerentes da CEF , q tipo de procuração seria , publica ou particular ? Desde ja agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nada te impede de constituir representante legal para dar baixa do teu contrato. Procuração publica modelo Caixa, tem no site.
      Abraços

      Excluir
  3. Quitei o financiamento e estou tentando solicitar o termo de quitação emitido pela caixa, no entanto, não estão fazendo atendimento nas agências devido a pandemia. O que pode ser feito para conseguir o termo de quitação? Preciso para vender o imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adán. Nenhuma agência está funcionando? Podes solicitar em qualquer uma. Aqui no sul temos agências atendendo. Verifique no App do Caixa habitação se podes solicitar o Termo que é entregue junto com a procuração. Tudo está alterado com a Pandemia.
      Abraços

      Excluir
    2. Eu fiz pelo Whatsapp Caixa e depois fui na agência retirar O INSTRUMENTO PARTICULAR DE CANCELAMENTO DE GARANTIAS, e depois levei ao cartório de notas onde o gerente tem firma reconhecida, fiz o reconhecimento do Instrumento e levei ao cartório de imoveis para fazer a Prenotação agora estou aguardando o registro sair !!!

      Excluir
    3. Oi Fera, sim pelo Caixa Habitação também é possivel solicitar o documento.
      Abraços

      Excluir
    4. @fera, consegue informar qual o passo a passo do aplicativo, estou tentando solicitar, mais não estou conseguindo

      Excluir
  4. Boa tarde, a imobiliária pode cobrar para emitir o termo de quitação ou trata-se de prática abusiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o termo de quitação é solicitado por você direto ao banco, se você solicitou para a imobiliária este serviço pagará por ele. Se por acaso for loteamento que te fornece a minuta da escritura definitiva a justiça tem se manifestado pela abusividade da cobrança. Abraços

      Excluir
  5. Boa tarde Maria Angela, poderia por favor me informar os custos para Averbação do pedido de Cancelamento da alienação fiduciária emitido pelo gerente da Caixa e recinhecido firma?
    Outra dúvida.... esta carta tem validade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi errado.... Já foi reconhecido a firma com a assinatura do gerente na época. Queria saber sobre o valor da averbação e sua validade do pedido de Cancelamento da alienação fiduciária, este sendo emitido em 2013

      Excluir
    2. Sim é válido porém o cartório poderá pedir atualização dos documentos pelo tempo transcorrido.

      Excluir
  6. Ola Maria Angela, recebi o termo de quitação do meu imovel e gostaria de saber como se calcula o valor das taxas do cartorio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, entre no site do cartório, procure tabela de emolumentos , vá até custo de averbações e verifique o valor correspondente. Na dúvida o cartório faz o calculo. Abraços

      Excluir
  7. bom dia, onde eu encontro o termo de quitação do imovel.. será que poderiam me passar os passoa a passos. Já paguei todo o financiamento e o atendimento na caixa está horrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiane, pelo aplicativo Caixa Habitação você deverá solicitar o termo de quitação. Ele não está pronto dentro do App, você deve solicitar. Se pagou a ultima parcela com boleto aguarde 3 dias uteis para ter certeza que já está no sistema. Se não tiver instalado faça o download neste link da Caixa.

      https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/habitacao/Paginas/default.aspx

      Você deverá solicitar o termo e a procuração do gerente. A Caixa vai te informar a data em que deverá buscar os documentos e em qual agencia do banco.
      Abraços

      Excluir
    2. OBRIGADA , Maria Angela

      Excluir
  8. Por gentileza, eu preciso de uma informação correta a respeito do que segue:
    Estou a duas prestações de quitar meu contrato habitacional junto à Caixa Econômica Federal. Alguém poderia me informar quais os próximos passos após a quitação? Alguém pode me passar um valor aproximado do custo com a documentação? Já tentei em muitos lugares obter uma resposta simples e direta...é possível?Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thays. Não tem como te dizer com certeza os custos que você vai ter porque depende do teu financiamento, do valor da garantia do financiamento, da tabela de emolumentos do estado em que você mora, enfim... se precisa saber de custos para cancelar a garantia vais precisar consultar o cartório. Cada contrato tem um custo diferente porque tem valores diferentes.
      O procedimento é o mesmo. No aplicativo caixa habitação após quitar a ultima parcela, solicite o termo de quitação e procuração Caixa, não tem nenhum custo. O banco vai marcar dia e hora para você ir buscar. Você vai reconhecer firma do gerente do banco na procuração, vão te informar onde ele tem firma aberta e aqui vais pagar uns 10 reais. Depois vais levar ambos ao cartório de imóveis. Em alguns estados podes escancear e enviar online solicitando a baixa da garantia.
      Em relação a quanto vai custar para averbar no Cartório, vai depender da tabela de emolumentos do teu estado. O próprio cartório faz o calculo quando fores apresentar o titulo para dar baixa. Não tem como fazer este cálculo para você.

      Excluir
    2. Eu paguei 280 reais no cartório para cancelar a hipoteca.

      Excluir
    3. O valor da averbação varia conforme o valor financiado. Abraços

      Excluir
  9. Olá, no meu caso fui fazer um cancelamento de hipoteca de um financiamento imobiliario da caixa, a caixa me deu o termo de quitação e alegou que a procuração já estava no cartório. No cartório, não me falaram nada sobre autenticar firma do termo de quitação anexei no processo de averbação o termo de quitação e cópia autenticada da procuração que já se encontrava no próprio cartório da averbação. Então no meu caso anexei o termo de quitação original ( sem reconhecimento de firma ) e a cópia autenticada da procuração. Isso procede ??? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procede. Pode existir situações diferentes de um estado para o outro. Com a pandemia também modificou algumas situações para agilizar os processos de evitar idas e voltas as agencias. Assim se pode pedir o termo via aplicativo em vez de ir pessoalmente ao banco e no teu caso a procuração atualizada já fica no Cartório agilizando o processo. O termo não é preciso reconhecer firma. Sempre se deve levar em conta que um ato praticado em um estado pode modificar um pouco em outro.
      Abraços

      Excluir
  10. Ola! Quitei minha casa em setembro/2020 e não sabia que precisava solicitar o termo de quitação.
    Estou vendendo minha casa e mandei email para a caixa solicitando o documento. Sabe me dizer se demoram para emitir esse documento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, não é demorado, mas confiar em email da Caixa é complicado. Vá a qualquer agencia pessoalmente. È provável que o termo já esteja disponível no sistema pelo tempo que já transcorreu a venda. solicite também a procuração do gerente ou em que cartório ela esta disponível pois acompanha o Termo. Abraços

      Excluir
  11. Estou quase terminando meu financiamento de 30 anos. De posse do termo de quitação se o gerente que fez meu processo de financiamento já tiver falecido ou desaparecido por que se aposentou como posso fazer o reconhecimento de firma] Li que no tramite precisa da assinatura dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Precisas do termo de quitação do financiamento e procuração do gerente da agência onde solicitarem o termo. Não é do gerente que cuidou do financiamento. Em alguns lugares a procuração já está no cartório e só precisa ter firma reconhecida, em outros vem com o termo.
      Portanto, não se preocupe. Abraços.

      Excluir
  12. Fiz essa solicitação pelo WhatsApp da caixa e no dia seguinte fui na agencia pegar o Termo de Quitação. Número WATSAPP CAIXA 08001040104.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernandes, coloca por favor teu estado e cidade. Tem cidades e estados que está levando mais tempo.
      Abraços

      Excluir
  13. Ola boa tarde! Acaixa ja liberou meu termo de quitação! Gostaria de saber quanto tempo leva p o cartório fazer a averbação! Sou de Capinas SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naisa Gomes. Cada cartório tem seus prazos mínimos e máximos. A regra geral é que averbações de quitação levem em torno de 10 dias uteis. Você faz tudo online via site do cartório e acompanha o protocolo geral no próprio site o andamento da averbação do título. Se estiver vendendo o imóvel e assinando contrato particular o melhor é não colocar prazo certo.
      Abraços

      Excluir
    2. Maria Angela
      Muito obrigada pelas informações. Sim o meu é venda! Esse imóvel meu já foi quitado a 10 anos atrás,e só fui saber que tem que ter essa carta de quitação agora p a venda do imóvel. Amanhã já vou levar no cartório. Obrigada

      Excluir
    3. Oi Naisa Gomes. Não é demorado, o próprio cartório irá te orientar. Abraços

      Excluir
    4. Obrigada Maria Ângela bjs

      Excluir
  14. Boa tarde, estou tentando averbar a quitação do meu imóvel, já peguei o termo de quitação da caixa, mas o cartório está solicitando uma copia autenticada da procuração, entrei em contato com o banco e eles disseram que não fornecem cópia da procuração. o que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rinaldo.
      É obrigatório que o gerente do banco forneça a procuração e onde você deverá reconhecer a firma dele. Sem a procuração o cartório não tem como saber quem é o representante legal que forneceu o Termo de Quitação. Vá direto ao banco falar com o gerente e solicitar o documento porque ou ele tem que dar a procuração para averbar a quitação ou a procuração já está arquivada no Tabelionato de notas e ele te diz o endereço onde deve busca-la já com firma reconhecida.
      Verifique no Termo se não tem a informação de que a procuração esta arquivada em um determinado Tabelionato. Depois por favor, retorne me informando como solucionou porque nunca tive esse problema antes.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá
      Quero que você saiba que somos hackers renomados que hackearam com sucesso cartões ATM em branco que podem retirar dinheiro de qualquer máquina ATM em qualquer parte do mundo. Isso foi possível graças a um novo software chamado "TYUPKIN", que foi inventado pela minha equipe técnica de hackers. Depois de desenvolver este cartão, estamos distribuindo para melhorar a vida das pessoas e dar a elas um padrão de vida melhor. Esses cartões foram carregados com $ 600.000 dólares cada e temos um estoque limitado. Estes cartões serão seus se você atender aos critérios neles contidos. Para prosseguir com a entrega deste cartão de caixa eletrônico hackeado, entre em contato comigo através de darkerwebcoinbase@gmail.com

      Excluir
    3. A IF é obrigada a fornecer dados da procuração e onde reconhecer a firma ou é obrigada a fornecer copia da procuração autenticada ou certidão atualizada? Pq a partir que eles entregam o termo de quitação, os demais documentos quem providencia é o proprietário, certo?

      Excluir
    4. A instituição bancári disponibiliza o termo de quitação em até 30 dias da solicitação. A procuração depende do banco. Alguns entregam a procuração junto com o termo e te informam em que tabelionato você deve recolnhecer firma dessa procuração. E, geral é próximo do banco. Há situações em que você receberá somente o termo de quitação e a procuração você irá solicitar no tabelionato indicado pelo banco. Nesse caso a procuração já está no tabelionato, para facilitar. Com esses dois documentos em mãos o proprietário leva ao cartório de imóveis para dar baixa da garantia por alienação fiduciária ou providenciar a documentação. Caso já tenha vendido o imóvel por contrato, o adquirente com procuração providenciará tudo.
      Abraços

      Excluir
  15. Oi preciso muito dessa informação não sabia q tinha prazo pra pegar q quitação q terminou em 17/8/2021;si fui esse mês 12/12/2021 será q posso ter problema

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, quitei meu contrato de financiamento com a CEF em setembro, mas até agora eles não me encaminharam o termo de quitação: por lei, eles não deveriam fazer isso em até 30 dias? Um outro ponto é que quando pedi o termo para eles, me informaram que devo enviar pra eles a matrícula individualizada do imóvel, isso procede? por que eu deveria ter mais esse gasto, bem como o gasto de reconhecimento de firma do gerente CEF, isso não é cobrança abusiva? Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilson. O contrato de financiamento imobiliário tem custos para quem contrata e esses custos são relativos ao financiamento que você solicitou e a garantia que o banco exigiu para te emprestar o dinheiro. Por isso essas despesas são válidas. Tanto para averbar a garantia quanto para extinguir. Em relação a matricula individualizada, é exigência do banco. Em geral pedem quando na época em que o financiamento foi feito, o lote ainda não tinha a matrícula aberta.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.