Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com
Alguém poderia explicar o que é essa procuração que alguns cartórios exigem? Qual é a lógica em exigir um termo de quitação com firma reconhecida do representante do banco e mais uma procuração?
ResponderExcluirÉ a procuração do representante do banco que te entregam junto com o termo de quitação. Só a procuração reconhece firma do gerente no cartório onde o funcionário te indicar. Em geral perto do banco. Essa procuração é obrigatório porque estarás cancelando a garantia por alienação fiduciária e dando baixa da cédula de crédito dessa garantia. Tem como objetivo evitar fraudes, documentos falsos. Infelizmente vivemos em um país de vigaristas e o cartório exige como forma de segurança. Só a procuração reconhece firma, o termo não precisa.
ExcluirAbraços
Maria Ângela, obrigado pela atenção, mas eu comprei o imóvel da pessoa que financiou e quitou o financiamento em 2013. Essa pessoa disse que só recebeu o termo de cancelamento de hipoteca original e com firma reconhecida do representante da Caixa Econômica Federal. Acredito que a possibilidade de esse documento ser fraudulento é exatamente igual a de qualquer outro documento.
ExcluirAcabei de pensar em uma possibilidade: Talvez a procuração tenha servido para reconhecer firma da assinatura no termo de cancelamento de hipoteca quando ele foi emitido pelo banco e agora não vou mais precisar da procuração. Sei lá, amanhã irei ao cartório entregar esse termo e ficarei sabendo.
ExcluirPode ser que a pessoa que me vendeu o imóvel foi até o cartório com o termo e a procuração em mãos, reconheceu firma da assinatura do representante do banco e, quando ficou sabendo das custas para dar baixa na hipoteca, resolveu ir embora com o termo para retornar em data futura.
ExcluirE nunca mais voltou no cartório... kkkkkk...
ExcluirOi Marcelo, a possibilidade de fraude é zero se o proprietário sair do banco, reconhecer firma e levar direto a registro. Hoje não é mais preciso fazer requerimento(aqui no RS), antes era obrigatório. Cada banco tem suas regras, mas em síntese é tudo a mesma coisa. Ocorre que se o vendedor nunca registrou o Cartório vai exigir a atualização da procuração se não tiver como buscar no banco de dados. Eu acredito que te peçam nova procuração alegando que esta venceu. Depois nos conta o que ocorreu porque já via aqui no RS situações sendo resolvidas de uma forma e em SP de outra.
ExcluirAbraços
Pessoal a questão é simples, a procuração é apenas um documento que comprova que aquele gerente que assinou este termo tem plenos poderes para isso, caso contrario qualquer pessoa assinaria.
ExcluirSim e por isso deve ter sua firma reconhecida.
ExcluirO cartório aceitou o Termo de Cancelamento de Hipoteca mesmo sem a procuração.
ExcluirEu também achei que o cartório ia pedir um termo atualizado, mas não pediu.
Oi Marcelo. O cartório manteve as regras da época que o documento foi elaborado então, menos custo. Hoje a hipoteca antiga virou alienação fiduciária e esta sim além do termo tem a procuração. Resolvido. Abraços
ExcluirBoa tarde ! Estou a trabalho em outra cidade ! Então seria possível eu fazer uma procuração ,passando poderes para o corretor d imóveis fazer esse reconhecimento dos gerentes da CEF , q tipo de procuração seria , publica ou particular ? Desde ja agradeço !
ResponderExcluirOlá, nada te impede de constituir representante legal para dar baixa do teu contrato. Procuração publica modelo Caixa, tem no site.
ExcluirAbraços
Quitei o financiamento e estou tentando solicitar o termo de quitação emitido pela caixa, no entanto, não estão fazendo atendimento nas agências devido a pandemia. O que pode ser feito para conseguir o termo de quitação? Preciso para vender o imóvel.
ResponderExcluirOlá Adán. Nenhuma agência está funcionando? Podes solicitar em qualquer uma. Aqui no sul temos agências atendendo. Verifique no App do Caixa habitação se podes solicitar o Termo que é entregue junto com a procuração. Tudo está alterado com a Pandemia.
ExcluirAbraços
Eu fiz pelo Whatsapp Caixa e depois fui na agência retirar O INSTRUMENTO PARTICULAR DE CANCELAMENTO DE GARANTIAS, e depois levei ao cartório de notas onde o gerente tem firma reconhecida, fiz o reconhecimento do Instrumento e levei ao cartório de imoveis para fazer a Prenotação agora estou aguardando o registro sair !!!
ExcluirOi Fera, sim pelo Caixa Habitação também é possivel solicitar o documento.
ExcluirAbraços
Boa tarde, a imobiliária pode cobrar para emitir o termo de quitação ou trata-se de prática abusiva?
ResponderExcluirOlá, o termo de quitação é solicitado por você direto ao banco, se você solicitou para a imobiliária este serviço pagará por ele. Se por acaso for loteamento que te fornece a minuta da escritura definitiva a justiça tem se manifestado pela abusividade da cobrança. Abraços
ExcluirBoa tarde Maria Angela, poderia por favor me informar os custos para Averbação do pedido de Cancelamento da alienação fiduciária emitido pelo gerente da Caixa e recinhecido firma?
ResponderExcluirOutra dúvida.... esta carta tem validade?
Escrevi errado.... Já foi reconhecido a firma com a assinatura do gerente na época. Queria saber sobre o valor da averbação e sua validade do pedido de Cancelamento da alienação fiduciária, este sendo emitido em 2013
ExcluirSim é válido porém o cartório poderá pedir atualização dos documentos pelo tempo transcorrido.
ExcluirOla Maria Angela, recebi o termo de quitação do meu imovel e gostaria de saber como se calcula o valor das taxas do cartorio.
ResponderExcluirOi Patrícia, entre no site do cartório, procure tabela de emolumentos , vá até custo de averbações e verifique o valor correspondente. Na dúvida o cartório faz o calculo. Abraços
Excluir