COMO AVERBAR TERMO DE QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO

COMO AVERBAR TERMO DE QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO

Tudo que envolva imóveis e suas alterações é registrado ou averbado na matrícula do referido imóvel e desta forma ao quitar um financiamento imobiliário, o cancelamento do registro de garantia deve ser providenciado.


Da quitação do financiamento

Em postagem anterior informei como quitar e solicitar o Termo de Quitação na Caixa, que também é semelhante nos outros bancos. Se for do interesse a leitura, clique no banner abaixo. 

COMO AVERBAR TERMO DE QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO

Qual o cartório de imóveis e que documentos levar.

Verifique na matrícula ou no Termo o nome do cartório de imóveis e o endereço. 
De posse do Termo emitido e assinado pelo gerente e da Procuração fornecida procure o Tabelionato de Notas onde o gerente lhe indicou que a firma do mesmo esta arquivada para, reconhecer firma do Termo de Quitação e autenticar a Procuração. 

Recomendo que você telefone para o Cartório e pergunte o que é necessário levar.
No RS a Procuração não precisa reconhecer firma apenas cópia autenticada. Depois é só comparecer ao cartório de imóveis no horário comercial. 

Alguns cartórios solicitam requerimento assinado com firma reconhecida pelo proprietário, no RS não é necessário. Em geral, a maioria dos estados tem o mesmo procedimento visto estar regido pela Lei de Registros Públicos - Lei 6.01573. Em todos há informações nos sites permitindo preencher enviar o Termo via internet, imprimir e assinar reconhecendo Firma ou assinar no próprio cartório de imóveis.

Quanto custa cancelar a Alienação Fiduciária do Financiamento

Verifique o valor financiado com o banco e procure na Tabela de Emolumentos disponível no site de qualquer cartório o valor correspondente. O preço será 50% deste valor + o Selo e outras taxas de valor irrisório.
O pagamento deve ser feito em dinheiro ou cartão de débito no ato da solicitação.

Realizado os procedimentos acima, o imóvel estará liberado da garantia e seus direitos sobre este restabelecidos.


Comentários

POSTAGENS MAIS LIDAS

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO-MODELO

DECLARAÇÃO DE POSSE

QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO