👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

GCAP 2018 - DOWNLOAD

DOWNLOAD GCAP 2018

GCAP 2018 - DOWNLOAD

Já está disponível no site da Receita Federal do Brasil o download da GCAP 2018 - programa ganho de capital, que você pode fazer o download direto aqui no blog. Saiba mais.

Conceito

Desenvolvido para que o contribuinte possa informar a Receita Federal do Brasil os ganhos obtidos na compra e venda, cessão, doação etc de Bens e Direitos, a GCAP 2018 chega sem modificações.

Desenvolvimento

Desenvolvido em Java, necessitando para instalação, que o mesmo esteja atualizado  para a versão 1.7 ou posterior. O Java é uma máquina virtual. Clique abaixo  para fazer o download da versão atualizada.  Ambiente seguro.


Download GCAP 2018  

Versão: Java para Windows ou Arquivo único. Escolha.



De instalação rápida e sem instalação de programas extras ou que modifiquem qualquer configuração do seu computador. Este programa deve ser guardado no seu computador para transmissão do arquivo para a declaração de renda 2019 onde informa-se os ganhos de capital obtidos em 2018.

Faça sua GCAP 2018 com quem entende. 

Contato:

GCAP 2018 DOWNLOAD

Veja também



Fonte: Receita Federal do Brasil

Comentários

  1. O programa GCAP 2018 está calculando um valor (imposto devido) 3 vezes maior que o programa do GCAP 2017 para a venda de um mesmo imóvel paga de forma parcelada. Aconteceu isso com alguém mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edson, desculpe, postei uma informação antes que não se aplicava. Não percebi que a venda era parcelada. Se você vendeu agora em 2018 não podes usar a GCAP 2017 porque o programa fará um calculo diferente dependendo do valor de venda e de aquisição. Não use como base. Se vendeu agora em 2018 a GCAP 2018 será a utilizada, não adianta fazer teste na de 2017 porque vai dar diferença.O programa aplica até 3 fatores redutores no tempo em que o imóvel ficou em tua propriedade. se calculas na de 2017 é um tempo a menos em meses que permaneceste como dono e os valores mudam. Também pode ser algum erro no programa. Aqui testei e esta tudo em ordem. Sempre que ao abrir ele pedir atualização permita pois a Receita atualiza a proteção seguidamente. Se desejar pode enviar um Email para mcamini150@gmail.com que verifico o calculo que fizeste e acho se tem erro.
      Abraços

      Excluir
    2. Maria Angela, boa tarde. Como você me deu a liberdade, enviei para o seu e-mail o meu problema com o GCAP2018. Se vc puder dar uma olhada nas 3 telas que eu enviei agradeço-vos muito mesmo!!! Abraços, Edson.

      Excluir
  2. Ja foi disponibilizada a GCAP 2018??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim. clique em GCAP2018 logo abaixo das setas na postagem acima e será direcionado para a página da Receita Federal onde podes escolher o primeiro link se quiser instalar na maquina com sistema Windows. se precisar de ajuda utilize o Email na pagina inicial do Blog, a esquerda.
      Abraços

      Excluir
  3. Baixei o GCAP 2018 e importei dados do GCAP 2017. O problema é que a importação identifica o valor de aquisição, mas na ficha APURAÇÃO consta o valor de aquisição como zero. Já refiz a gravação dos dados de 2017, já re-instalei o GCAP 2018 e não resolveu. Do jeito que está o Ganho de Capital fica igual ao valor da venda do imóvel que ocorreu em 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio. Informaste no ultimo quadro abaixo das parcelas o valor a ser pago em 2018 e no acima das parcelas o total sem correção e juros pago em 2017??? Verifique porque nos testes que fiz aqui não deu erro. Abraços

      Excluir
    2. Maria Angela, postei uma msg acima e te enviei há pouco um e-mail. No meu caso ocorreu a mesma coisa que ocorrendo com o Fabio, com isso o valor devido no GCAP2018 fica bem maior que o realmente devido. Edson.

      Excluir
    3. Oi Edson, atrasada por aqui, desculpe, dia complicado. Retorno o email de vocês ainda hoje ou pela manhã. Abraços

      Excluir
    4. Maria Angela e Fabio, por mais simples que possa aparecer, após importar os dados do GCAP2017 eu inicialmente apaguei e depois redigitei o valor de aquisição do imóvel no GCAP2018 e daí o programa (GCAP2018) levou em consideração esse valor de aquisição na apuração. Com isso eu resolvi o meu problema. Vale a pena tentar. Qq dúvida estou no enf1984@yahoo.com.br. Abraços.

      Excluir
    5. A Receita atualizou a versão na segunda passada.
      Estou fazendo testes mas aqui no meu não ocorre erro.
      Tem que ser informado os valores recebidos nos anos anteriores e a comissão também.
      Vocês deduziram a comissão imobiliária em cada parcela recebida?
      Mesmo sendo paga a vista, na venda parcelada se deduz e quando não faço a dedução ocorre diferença na GCAP 2018

      Tem até o ultimo dia util de fevereiro para pagar o imposto, não gere a DARF no site da Receita, espera ser liberado na próxima atualização o relatório do ganho e a DARF.

      Excluir
  4. Obrigado por confirmar o problema, Edson. Além dele, acredito que diversas fichas que estão acessíveis no GCAP 2018 não deveriam estar. O programa está tratando uma venda ocorrida em exercícios anteriores como se fosse uma venda em 2018. Bom, acho que não há dúvida que o GCAP 2018 está com problemas e a Receita tem que lançar uma nova versão.O problema momentâneo é que não podemos gerar o DARF com o GCAP 2018. Como eu sei o valor a pagar todos os meses (minha venda foi a prazo) gerei o DARF no site do BB. Sim, obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos, terminei os testes no programa e ele esta correto, exceto pelo fato de ainda não estar disponível o demonstrativo. DARF sendo imprimida normalmente desde que primeiro seja selecionado o quadro da direita e depois no da esquerda escolher o mês que deseja imprimir. Se escolher o da esquerda primeiro não aprece a DARF.

      Quanto ao calculo acho que vocês não descontaram a comissão imobiliária. Na venda parcelada a comissão deve ser descontada na parcela recebida. 10 parcelas de 1000,00, comissão de 10 mil, lança em cada parcela o valor de 9.000,00. Se não fizeram, calcularam errado.
      Abraços

      Excluir
  5. Ola, se alguem puder me ajudar. Não consigo importar dados 2017. Crio o demonstrativo identico ao 2017, mas não aparece arquivo nenhum para importar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não é o demonstrativo que vais importar.
      Na GCAP 2017 após preencher tens que "gravar copia". de segurança e após na GCAP 2018 importar esta cópia. Abraços

      Excluir
    2. Olá. Tive o mesmo problema. Acabei de descobrir como resolvê-lo. Eu tive que atualizar novamente o programa do GCAP 2017. A versão de meu programa (para outras plataformas) era 1.0, e a versão atual no site da Receita é a 1.2. Eu baixei a versão 1.2, copiei o programa (não o diretório todo) para dentro do diretório do meu GCAP 2017. Aí abri o programa, ele reconheceu minha declaração, aí mandei fazer uma cópia de segurança. Depois disso abri o GCAP 2018 e mandei ele importar dados do GCAP 2017, aí funcionou!
      Mas atenção, lá na ultima aba da direita (cálculo do imposto) você tem de digitar o quanto recebeu nos exercícios anteriores, digitar a comissão paga ao corretor. Aí você cliva lá embaixo em NOVO, e lança os valores recebidos em 2018, mas ATENçÃo: Você tem de colocar NOVAMENTE o valor pago na corretagem, senão ele vai te dar um imposto a pagar MAIOR do que o "diferido para 2018" no GCAP de 2017.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Olá. Olha aí pessoal mais uma ajuda. Eu já tenho o 2017 atualizado pois uso constantemente então não aprece estas situações. O meu GCAP 2018 voltou a dar erro na emissão do demonstrativo.
      Abraços

      Excluir
  6. Baixei a versão GCAP 2018 porém constatei que não está sendo possível gravar cópia de segurança e nem mesmo imprimir o demonstrativo (dá uma mensagem dizendo que esta funcionalidade será disponibilizada na próxima versão). Estou sem saber o que fazer. Enviei mensagem a Ouvidoria porém ainda não recebi resposta. É ruim não poder gravar cópia de segurança pois caso o computador dê problemas como importar para o IRPF de 2019? Alguém está com mesmo problema? Meu e-mail: encarta63@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema!!! Como é possível a RFB criar um aplicativo "incompleto", que não gera o demonstrativo???? Só no Brasil mesmo... vergonha.

      Será que há outra versão do GCAP2018? Estou usando a versão 1.2.

      Se alguém souber o que fazer, por favor entrar em contato: ramon_bach@yahoo.com.br
      Obrigado

      Excluir
    2. Meu e-mail é encarta63@hotmail.com e não como constou na publicação acima. A versão que estou usando é a 1.2. Tenho atualizado constantemente a fim de verificar se estas incoerências foram resolvidas, mas até o momento não há alterações. Assim que obter respostas do fale conosco ou da ouvidoria posiciono.

      Excluir
    3. Pois é amigos, a Receita pensa que somente a pessoa física faz sua própria GCAP, esqueceu dos contadores que tem que entregar a DARF com o demonstrativo para o cliente. chegou a funcionar em um dia mas logo em seguida saiu do ar e não deu mais para visualizar e imprimir. o jeito é gravar e salva o demonstrativo quando eles resolverem o problema. Nem o perguntão 2018 eles fizeram. Meu programa aqui é atualizado diariamente e nada até hoje.

      Excluir
    4. Hoje recebi retorno da Receita, a recomendação sobre gravar cópia de segurança é aguardar a atualização do programa. Estou diariamente atualizando e verificando se esta opção está disponível, creio seja a única opção e solução.

      Excluir
    5. Somos 2 esperando, completo descaso.

      Excluir
    6. Até agora nada né de poder improimp

      Excluir
    7. Ernani Junior, atualizou o programa tudo Ok

      Excluir
  7. Como ficou não dá para imprimir ainda ne....o ganho capital 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ernani, nada ainda. Impressão somente do DARF. Indisponível gravar cópia e impressão do demonstrativo. Tenho atualizado constantemente e nada.

      Excluir
    2. Oi Ernani Junior, nada ainda, um absurdo. Eu resolvi criando meu próprio demonstrativo para enviar aos que me pediram para preencher e enviar a DARF. Nas situações simples que em 2019 o cliente pode preencher sem importar, tudo bem. Não tem nem explicação. Agora vou lá atualizar novamente e ver se ocorre um milagre.

      Excluir
    3. Pessoal agora á noite ao abrir o GCAP , ocorreu a atualização para a versão 1.3 a qual possibilita a gravação de cópia de segurança e impressão do demonstrativo. Boa sorte.

      Excluir
    4. Olá. O meu também atualizou agora pouco. Já não era sem tempo. Já tinha criado meu próprio demonstrativo.

      Excluir
  8. Boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida sobre ganhos de capital de imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se a duvida ainda persiste podes perguntar.
      Abraços

      Excluir
  9. Boa Noite.. gostaria de tirar uma duvida sobre o gcap 2018 na apuração dos custos de aquisição.
    Construí uma casa em um terreno que possuía e vendi agora em 2018.
    No caso de uma construção devo fazer a apuração do desdobramento dos custos de aquisição?
    No GCAP 2017, os lançamentos na planilha de apuração dos custos de aquisição era mês a mês. O programa pedia apenas a apuração mês/ano/valor, ou seja somava-se todos os gastos e fazia um lançamento mensal apenas.
    Já no GCAP 2018, percebi que ocorreu uma alteração e agora a planilha possui as colunas dia/mes/ano/valor.
    Minha duvida é a seguinte: Terei que efetuar o lançamento dos custos individualmente e de forma diária? ou poderia colocar a data do ultimo dia do mês e fazer um só lançamento mensal?

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Minha dúvida é primária! Baixei o programa no site da Receita, preenchi todas as fichas, foi gerado o Darf e eu já paguei.
    A dúvida: Eu não tenho que transmitir essas informações para a Receita? Ou somente no próximo ano no preenchimento do Imposto de Renda /2019 eu importo os dados já preenchidos do GCAP 2018?
    Nesse momento a Receita não fica sabendo que eu vendi o imóvel? Eu vou informar somente no próximo ano na declaração/ 2019?
    Peço desculpa pela ignorância (!) e agradeço muito a atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.