A FIANÇA LOCATICIA NA UNIÃO ESTÁVEL

A-FIANÇA-LOCATICIA-NA-UNIAO-ESTAVEL

A FIANÇA LOCATÍCIA NA UNIÃO ESTÁVEL

Equiparada ao casamento a União Estável pode não ter o mesmo tratamento em relação a prestação de fiança locatícia. Saiba mais.

União Estável

Nem sempre os conviventes/companheiros optam por fazer Escritura Publica de União Estável com escolha de regime de bens via cartório, muitas vezes optando apenas por viverem juntos sobre o mesmo teto onde a legislação considera como regime legal o da Comunhão Parcial de Bens.

Estado civil

Na União Estável o estado civil das partes se mantém o mesmo. Assim, se um dos companheiros é divorciado, mantem esta condição. Se o outro é solteiro, mantém esta condição e assim por diante. Não existe portanto o estado civil de União Estável.

Comprovação da União

A comprovação ocorre com a Escritura Pública ou simplesmente a Declaração das partes de que vivem juntos. Nem sempre é possível saber se uma pessoa vive com outra ou não dependendo o credor da Boa-Fé desta pessoa em declarar-se vivendo em União Estável. Esconder esta União para obter benefícios para si ou terceiros implica em crime de Falsidade Ideológica. Fica um alerta para aqueles que gostam de financiar imóveis e esconder a União Estável para obter juros mais baixos. As consequências vem depois e nada agradáveis. Em qualquer ato contratual é dever e obrigação da pessoa informar a condição de ter um companheiro.

A Fiança locatícia na União Estável

No casamento, para que um dos cônjuges preste fiança o outro deve participar do contrato ou dar a sua anuência. É fácil saber que a pessoa tem a condição de casada através da certidão de nascimento atualizada.
Na União Estável nem sempre se pode saber porque a pessoa não demonstra e não consta em documentos de identificação e é nestas situações que o credor tem que ser protegido da má-fé do fiador.

Validade ou invalidade da Fiança

Escondendo o fiador a condição de União Estável, age este de Má Fé não podendo o credor ser prejudicado. Cláusula contratual deve ser inserida no contrato onde as partes assinantes declaram que não vivem em União Estável assegurando esta condição.

Na situação do fiador esconder a condição, a fiança não deve ser invalidada respondendo este com seus bens particulares, protegidos o direito do companheiro de contra o convivente buscar seus direitos. Mantém-se assim válida a prestação da fiança e o direito do Locador de receber seus créditos penhorando os bens particulares do fiador,caso este que não ocorre quando o fiador é casado oficialmente, onde a fiança seria nula. (Sumula 332 do STJ).

Conclusão

Sendo assim é válida a fiança prestada sem anuência do companheiro e não obrigatório a sua anuência nos contratos de fiança.

ATUALIZADO EM 2020

Comentários

  1. Gostaria de deixar aqui minhas felicitações ao proprietário do site. O novo formato facilitou meu acesso. Uso Notebook e era desagradável ficar movimentando a barra de deslocamento porque a postagem não cabia na tela. O novo layout está perfeito. cores, sóbrias, bom gosto e facilidade de leitura significam respeito ao leitor. Esperando novas funcionalidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.