👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

GANHO DE CAPITAL EM IMÓVEL RETOMADO PELO BANCO

GANHO DE CAPITAL EM IMÓVEL RETOMADO PELO BANCO

Surgiu a duvida de um internauta esta semana.
Adquiriu um imóvel tipo apartamento com financiamento imobiliário.
Informou na Declaração de Renda a compra do imóvel por 200 mil reais no ano de 2006.
No ano de 2011 o banco retomou o imóvel por falta de pagamento.
No ano de 2012 declarou para a Receita Federal a retomada do bem pelo banco.
O imóvel se consolidou em propriedade do banco por falta de pagamento.
A garantia era Alienação fiduciária do bem em nome do credor o que permitiu a retomada.
No ano de 2012 o banco vendeu o imóvel por 380 mil reais.
Descontadas as dividas do proprietário junto ao banco e os custos da retomada sobrou valor a ser restituído ao proprietário  no valor de R$ 55 mil reais.

Qual o ganho de capital do proprietário?

O proprietário do imóvel é o banco que esta leiloando o imóvel.
O mutuário que teve o imóvel retomado pelo banco credor, perdeu a propriedade do bem por força da garantia determinada no contrato de financiamento. Esta garantia chamada Alienação Fiduciária consolida a propriedade em nome do credor em caso de inadimplência, podendo este, retomar o bem do mutuário devedor após cumprir exigências legais.

Retomado o imóvel do devedor, o banco deverá leva-lo a leilão para receber os créditos devidos. Se o valor de venda cobrir a divida e sobrar, esta sobra deverá ser restituída ao mutuário.

O ganho de capital no caso, não incide sobre o valor que sobrar e for devolvido ao mutuário que teve seu imóvel retomado, porque a propriedade do bem ficou com o banco e assim quem vende o imóvel é o banco e não o mutuário devedor.

Portanto não há ganho de capital no valor restituído ao devedor. Com a perda do imóvel ele teve prejuízo e não lucro imobiliário.




ATUALIZADO EM 2016/2017

Comentários

  1. Olá fiz um financiamento de um apartamento que vendi com documentos em cartório agora a pessoa não está pagando e nem morando no ap e o banco já me ligou que vai mandar notificação que devo fazer não encontro a pessoa que comprou o aparelho está vazio .que devo fazer, ?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Fizeste um contrato de gaveta e neste contrato deveria constar que o gaveteiro deveria manter endereço atualizado para contato e responsabiliza-lo em clausula por prejuizo em seus nome e CPF em caso de inadimplência. Perante o banco você ainda é o proprietário mas existe um contrato de venda. Não podes simplesmente entrar no imóvel e retoma-lo porque perante você o gaveteiro quitou a compra. Por outro lado teu nome será negativado se já não está. Vais ter que procurar um advogado para chamar esta pessoa por edital publico e caso não apreça poder retomar este imóvel e solucionar a questão. devias ter colocado clausula de retomada em caso da inadimplência.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha casa foi pro leilão foi comprada mas não fui notificado do dia do leilão veio a intimação julho e o banco debitou agosto e setembro da minha cotá e dia 06 novembro leiloaram a casa isso pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em julho foste citado pelo cartório para pagar a divida sob pena de o banco retomar o imóvel. Não paga a divida o banco se consolidou na propriedade. O tempo que levou para conclusão da consolidação da propriedade deve ter pego estes meses de agosto e setembro em que o imóvel ainda ficou em tua propriedade. Tirando cópia da matricula você verifica a data em que foi consolidado.
      Quanto a data do leilão, é pulicado no diário oficial e site de leiloeiros par acompanhamento dos interessados. A lei não obriga o banco a notificar a data do leilão mas os tribunais firmaram jurisprudência quanto a necessidade de comunicar o devedor. Vale consultar um advogado rápido.

      Excluir
  4. Bom dia tem como entrar com processo para invalidar o leilão e reaver o imovel tenho filha de 3 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MARCIO Henrique Godri. Um leilão pode ser anulado se houve alguma ilegalidade cometida pelo banco não pelo motivo de teres uma filha pequena.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.