👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

CONTRA VISTORIA DE IMÓVEL LOCADO - PARTE 04

ATUALIZADO EM 2016


Lavabo
Sendo um banheiro apenas com pia e vaso sanitário não há muito o que verificar.
Atente para a marca e cor do vaso sanitário e pia que devem constar na vistoria.
Verifique se tem rachaduras em ambos, manchas ou trincas.
Teste a torneira que não deve ter nenhum tipo de vazamento
Teste a Hidra, e verifique se consta tipo, cor e seu funcionamento
Se houver tampa no vaso sanitário informe cor e modelo.
O porta toalhas deve constar na vistoria com seu tipo e estado de conservação.
Se houver armário embutido com a pia analise fechaduras, trincos, manchas, cupim, prateleiras tortas. Espelhos não devem ter manchas. 
Verifique os azulejos ou cerâmicas e relate os que tiverem manchas, colagem de algum equipamento, riscos, quebra, etc. 
Testes tomadas e luminárias.
Se houver registro de água, abra e feche diversas vezes e verifique se tem vazamento quando o mantém fechado.
Cuidado com o acento sanitário. Se ele for dos mais caros ao final do contrato se tiver danos pelo uso terá que ser devolvido do mesmo tipo.

Banho social
Vaso sanitário - em geral é esquecido de relatar manchas na parte interna e externa  e alguma fissura na parte externa do vaso. Verifique com cuidado incluindo o assento se houver e o cano de entrada de água. Não esqueça de verificar o funcionamento da hidra, e se consta marca e cor. atente para manchas de ferrugem na parte interna.

Bidê - também conhecido como lava pé
Alguns imóveis antigos ainda o possuem. Verifique o estado de funcionamento das torneiras que geralmente são 03. A do meio abre o chuveirinho que fica instalado no meio do bidê e as laterais liberam água da parte interna do mesmo. Todas devem estar funcionando e em geral não constam a informação na vistoria se alguma estiver estragada. Verifique igualmente a louça se não ha riscos, rachaduras ou quebras bem como as mangueiras de ligação da água se não estão velhas e ressecadas. Estas informações costumam ficar de fora da vistoria.

Pia - embutida ou não em uma armário
Quando sem armário deve se fazer o mesmo procedimento do vaso e bidê verificando torneiras, manchas, quebras e rachaduras. O mesmo com o espelho de parede. 
Se houver armário atente para a tampa deste que pode ser de granito ou mármore o que danifica com o uso do chuveiro devido a umidade. Relate o estado de conservação e preste atenção aos cantos que quando sofre alguma quebra fica de fora da vistoria. Manchas amarelas são comuns em marmore branco.
Na parte de dentro dos armários tanto da pia quando de parede com espelho, portas e gavetas devem abrir facilmente e prateleiras não podem estar tortas ou manchadas. Relate o que visualizar. Atente para sintomas de mofo. Se foram pintados faça o relato.

Azulejos e cerâmicas
É a parte do imóvel que mais problemas pode surgir por conta da umidade, falta de cuidado, limpeza com produtos inadequados. Verifique com cuidado principalmente o piso do Box onde esta o chuveiro que é o que mais problema de manchas e ferrugem do ralo pode apresentar. Atualmente o uso de aparelhos spray grudados em paredes do banho social para perfumar, provocam marcas que depois o vistoriador vai querer que você tire, então preste atenção, bem como marcas de  suportes de toalhas.
Imóvel antigo costuma ter suporte antigo na parte interna da porta, se houver relate o estado porque com certeza foi esquecido. Não esqueça do estufamento dos azulejos.

Ralos, Basculantes e registro
Os ralos tem que constar a cor, tamanho e tipo e seu estado. Tanto o do piso quanto o do banho deve fluir a água livremente e estarem limpos. quando sujos ou entupidos não são relatados na vistoria.
A basculante do banho sofre com ação do tempo quando é de ferro. Verifique os vidros. Os antigos não há tanto problema a não ser a ferrugem em janelas de ferro que é escondida pela pintura. Os novos em alumínio são fixados os vidros com uma espuma. Verifique se nenhum vidro trincou quando a espuma foi dilatada porque no banho se usa vidro fosco e é difícil enxergar rachadura no mesmo mas o vistoriador as acha e você terá que trocar o vidro se não constar na vistoria. Teste o puxado e verifique os parafusos e encaixes. Não esqueça de ver se há marcas de tinta.
O registro de parede fecha toda a água do banheiro então abra-o e feche, ele deve estar funcionando perfeitamente sem vazamento ao fechar ou abrir-lo. Relate o tipo e estado se não constar. Normalmente esquecem de dizer que ele é muito antigo.

Box
Neste local o maior problema são manchas, ferrugem das torneiras, furos no azulejo e cano de suporte do chuveiro. Verifique se consta tudo isso na vistoria e se informa o tipo de cano de suporte, o tipo de torneiras e de ralo. 
A porta do box deve estar relatada se é de vidro ou acrílico  cor e funcionamento. Deve correr livremente e ter os puxadores. Analise se não falta nenhum de ambos os lados e se fecha direito encostando no suporte da parede. Não deve ficar vão, se ficar relate no documento. Procure por manchas, riscos ou sinais de adesivos colados.
As torneiras não deve estar pingando, relate tipo se não constar.


Banho de serviço
Faça a mesma verificação do banho social.
Neste local não se costuma dar muita atenção na hora da vistoria então relate tudo que nesta não constar, principalmente porque este tipo de local não tem box para banho o que danifica muito o piso. Relate o tipo de hidra, vaso e pia.

Continua próxima postagem - Contra vistoria de imóvel locado - parte 05


Comentários

  1. Boa tarde, gostaria de saber quais os meu direitos,estou entregando a casa é o moço d a imobiliária fez a vistoria e não aceitou o imóvel como foi pintado, alegando que não havia uniformidade na pintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, terá que refazer se a uniformidade realmente existe ou então contestar a vistoria alegando que a pintura está ótima e não procede. Se não houver acordo vais ter que entrar na justiça contestando a vistoria. Abraços

      Excluir
  2. olá, boa tarde.
    Acabamos de alugar um apartamento e verificamos na vistoria que o aquecedor de gás (da rua) estava instalado corretamente. Inclusive a companhia de gás veio instalar o medidor e não foi possível devido a esma má instalação. Foi emitido laudo pela companhia e enviamos para a imobiliária por email. Já passa de uma semana e ainda não foi consertado. Eles dizem que a proprietária está avisada mas nada foi resolvido ainda. Não nos mudamos ainda e queremos mudar após a solução do problema do aquecedor, uma ves que o fogão depende dele para funcionar e também água quente nos chuveiros (não tem instalação para chuveiro elétrico). O proprietário deve dar desconto no aluguel pelo período em que está ciente do problema com o aquecedor e não promoveu o conserto? Nos oferecemos para consertar e mandar a conta, mas ela não responde se podemos fazer isso. Pelo que entendemos pelas informações passadas pela imobiliária, a proprietária mesma quer cuidar disso. Obrigada. (p.s: Seu blog é excelente e tem sanado muitas dúvidas nossas).

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: eles = imobiliária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O aluguel não é devido enquanto o problema não for solucionado visto que impede o uso do imóvel e a locadora incorre em infração legal sujeita a multa por locar um imóvel que não esta condições de uso. comunique-se sempre por escrito pra fazer provas. o aluguel deverá ser cobrado quando puderem fazer a mudança. Faça provas da data em que for consertado para depois poder na justiça se resguardar se não quiserem te descontar. Envie nova notificação avisando que não pode se mudar enquanto não for resolvido e que o aluguel não é devido neste período.

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.