👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

FIADOR - PROFISSIONAL OU FALSO

Qual é a figura de um fiador na locação de imóveis? Prestar fiança a um conhecido que necessita alugar um imóvel e seu locador exige que alguém garanta o pagamento do aluguel até o encerramento do contrato.
Mesmo que o Código Civil determine que antes de cobrar do fiador o locador deva acionar judicialmente o locatário que é o responsável principal pela dívida muitos abusos ocorrem por pessoas despreparadas que desconhecendo ou fazendo-se desconhecer a lei, tentam cobrar do fiador antes mesmo de acionar o locatário.
Por conta de abusos e da possibilidade de inadimplência do locatário é que hoje está cada vez mais dificil conseguir um fiador. A maioria da população que vive de aluguel não tem condições de arcar com os custos do Seguro Fiança, Fiança Bancária, Título de Capitalização aluguel garantido ou a caução em bens móveis e imóveis. Com toda esta dificuldade muitos recorrem ao que o mercado chama de FIADOR PROFISSIONAL.
O conceito de FIADOR PROFISSIONAL diz que é aquela pessoa que possui vários imóveis e oferece a fiança da locação em troca do pagamento de até 50% do valor do aluguel por mês, assim se responsabiliza pelo pagamento em caso de inadimplência do locatário. Mas qual a vantagem? O valor cobrado não é suficiente para cobrir eventuais custos mas fica aplicado rendendo.
Nenhum locador registra o contrato de locação na matrícula do imóvel dado em garantia pelo fiador profissional até porque o custo não compensa e esse tipo de despesa não pode ser cobrado do locatário, assim o fiador continua com o bem livre, isto é, oficialmente a garantia não consta averbada na matrícula. Não há nada em lei que proiba esta prática mas na minha opinião é o mesmo que arcar com os custos de um seguro fiança onde o dinheiro do locatário vai para o ralo de qualquer forma.
Quanto ao FALSO FIADOR este sim incorre em crime pois geralmente se aproveita de pessoas humildes que precisam morar em algum lugar e não tem quem garanta a fiança. São pessoas que se fazem passar por proprietários de imóveis usando documentos falsos ou clonados.
Anunciam em jornais classificados se oferecendo para afiançar o contrato de aluguel e muitas vezes possuem falsas procurações de proprietários de imóveis que estes costumam enganar.
É importante que locadores que não utilizam serviços de imobiliárias ou preferem as que cobram "bem baratinho"(barato que sai caro), tenham noção de que estes fiadores desaparecem e o locatário que você tem dentro do imóvel levará muito tempo para de lá sair devido a morosidade de nosso judiciário.
A melhor forma de se prevenir é prestar atenção ao que o locatário diz na primeira vez que conversar sobre a locação pois é nesta hora que você pode identificar se ele tem fiador ou vai em busca de um e mais importante ainda é verificar todos os documentos apresentados inclusive tentando um contato em hora diferente para verificar quem atende os telefones deixados como referência.
O fiador é uma pessoa honesta e a fiança é segura desde que você saiba identifica-lo mas ninguém está livre de ser enganado por mais cuidado que tenha.
Por informar aqui em meu blog como funciona o esquema já espero a minha caixa de email cheia de chingamentos e ameaças dos nossos chamados fiadores profissionais que não gostam de pessoas honestas que utilizam a internet para manter outras pessoas honestas informadas dos golpes que praticam.
Lembro que por mais que o aluguel tenha fiança o locatário é o principal devedor.

Comentários

  1. oi, eu tentei locar um imóvel para abrir uma oficina, e não aceitaram a documentação de 3 fiadores que consegui, confesso que quando me falaram desse fiador profissional, eu cheguei entrar em contato, mas comecei a pesquisar e desisti. Claro que tive que desistir também do meu empreendimento né, porque ser honesto no Brasil é pagar o alto preço da burocracia que queria que eu provasse uma renda de 3x mais o valor do aluguel sendo que nem tinha aberto a empresa ainda. Mas enfim, segue aqui minha humilde opinião: se a burocracia não fosse tamanha, talvez as pessoas não precisassem procurar essas pessoas pra tentar salvar o último suspiro de esperança que ainda ás resta, e não passariam pelo dolorido processo de humilhação que é ficar levando nãos consecultivos na cara, pedindo a amigos e parentes que sejam seus fiadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris. Obrigada pelo contato. Esta postagem é antiga e hoje em dia nem existe mais este tipo de fiador porque as imobiliárias já conseguiram formar uma lista destas pessoas e bloquear a aceitação deles na fiança.

      Concordo com você até porque sou locatária de onde resido por uma imobiliária e acredite, passei pelo mesmo problema que você e por ser autônoma, foram 16 dias até conseguir aprovar meu seguro fiança e olha que eu vinha de uma locação em que morei 18 anos sem pagar um único aluguel atrasado. Mais garantia que isso impossivel.

      Mas infelizmente o problema não é a burocracia, ela existe somente porque temos uma lei que protege gente desonesta. Se o locador pudesse despejar o inquilino que não paga sem precisar ir a justiça teríamos pela frente apenas uma fiança que cobrisse a devolução do imóvel locado. Poderíamos pagar uma taxa mensal que no final seria usada pelo locador para as reformas.

      Um proprietário leva de 6 a 12 meses para conseguir pela via judicial despejar o inquilino e depois se ele não paga o que é muito comum, tem que acionar o fiador. Uma ação judicial tem custo de 12 aluguéis mais honorários. Para completar, o locador que não recebe sempre acha que a culpa é da imobiliária e aciona a mesma judicialmente também.

      Pelo citado acima conclui-se que ou se busca a maior segurança possível ou nada feito e quem paga é sempre quem precisa do imóvel para morar. Espero que um dia se consiga mudar tudo isso porque nem greve locatário pode fazer para mudar alguma coisa. Eu resolvi com seguro fiança, que todo ano me toma um bom dinheiro mas que já ouvi dizer que no sudeste cobram uma fortuna, aqui é bem menos.


      abraços

      Excluir
  2. Oi, Boa noite minha Mae vendeu um pedaço de terreno enquanto ela era viva para 2 pessoas isso ja faz uns 12 anos e ela vendeu de boca e acho que só assinou um papel que provavelmente eles autenticaram e deixou outro pedaço para meus irmãos e eu poder contruir e nos deixou a escritura que meu pai passo pro nome dela então queria saber se ainda que eles ficaram pagando os impostos por todos esses se agente quiser entrar com uma ação só com a escritura oq aconteceria ...vlw aguardo a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vão te cobrsr o IPTU devido mas o direito de herança é garantido. Abraços

      Excluir
  3. O Fiador é obrigado apresentar um imóvel em seu nome como garantia da locação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das condições para aceitar uma pessoa como fiador é que ele tenha um ou mais imóveis quitados sem ônus em sua propriedade. Portanto o imóvel é apenas prova de que você tem bens a penhorar caso seja preciso mas este imóvel não é colocado no contrato como garantia, a garantia é você, a pessoa do fiador. O locador apenas pede a matricula do imóvel como comprovação de bens da mesma forma que pede teus comprovantes de renda como comprovação de quanto tu ganhas. Se és casado o cônjuge obrigatoriamente também será fiador junto com você. são requisitos obrigatórios para aceitar o fiador.
      Abraços

      Excluir
  4. uma pesquisa do seu CPF do suposto fiador profissional em órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa, resolve???

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Angela,

    Por que em caso de aluguel de imóvel comercial o fiador não pode dar como garantia o mesmo imóvel onde ele reside?

    Obg e abs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, ou você é fiador e garante o contrato por fiança pessoal ou você é caucionista e da como garantia o imóvel de sua propriedade. Fiador não dá imóvel em garantia, ele garante como pessoa física o contrato junto com o cônjuge. a condição para aceita-lo como fiador é de que ele tenha mais de um imóvel em seu nome para garantir que em caso de inadimplência ele tenha bens a penhorar.
    Decisão atual da justiça tornou impenhorável o bem de família ou único imóvel SOMENTE PARA CONTRATOS NÃO RESIDENCIAIS. Por conta da decisão judicial os fiadores agora precisam ter no minimo dois imóveis para afiançar um contrato comercial.
    Fonte:
    https://www.conjur.com.br/2018-jun-18/stf-afasta-penhora-bem-familia-fiador-locacao-comercial

    ResponderExcluir
  7. Fui vítima do golpe da fiança, usaram meus documentos, do meu imóvel, a imobiliária (que já são 4) se dizem vítimas, o cartório o qual o selo foi falsificado diz que a imobiliária tem responsabilidade sim.
    Quem tem razão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, te retornei teu e-mail. Não há como alegar responsabilidades sem aber exatamente o que ocorreu. A imobiliária não dispõe de peritos para verificar autenticidade de documentos. Nesse caso é preciso judicialmente resolver a questão provando que você foi vítima de crime de falsidade ideológica para não responder por esta fiança mas isso não quer dizer que imobiliária e cartório sejam os responsáveis, mas o locatário que apresentou um fiador falso, este sim deve responder perante a justiça. A fiança é pessoal e portanto o fiador garante o contrato porque confia no locatário.
      Busque um advogado urgente.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.