COMO DECLARO IMÓVEL COMPRADO NO EXTERIOR E PAGO COM MOEDA ESTRANGEIRA
Os bens imóveis que o contribuinte possui no exterior deve ser declarado no imposto de renda, mas o preço deverá sofrer conversão para a correta informação. Segue o fio.
Como converter para Real o imóvel comprado no exterior e pago em moeda estrangeira
Com um aumento considerável de pessoas investindo em imóveis no exterior, muitos não sabem como fazer a declaração dos bens comprados no ano anterior ao da declaração de renda. O imóvel adquirido e pago em outra moeda que não o Real, deverá ser convertido para ser declarado no IR 2023.
✅Se o imóvel for adquirido nos EUA e pago com dólar americano, a conversão é feita direta para a moeda Real.
✅Se a moeda de pagamento for outra diferente do dólar, o valor deverá ser primeiro convertido para dólar e posteriormente para o Real.
Qual a cotação da moeda utilizada para conversão do dólar para real na aquisição de imóveis no exterior
Para determinar o valor do imóvel localizado no estrangeiro deve ser utilizada a cotação dólar pela taxa PTAX para venda. PTAX é a taxa de câmbio calculada durante o dia pelo Banco Central do Brasil. A taxa faz uma média do total de operações de bancos e financeiras que operam com câmbio, considerando o volume de negócios efetivados no dia. É uma média aritmética das taxas de compra e venda em moeda estrangeira.
A data da aquisição do imóvel
não é utilizada como data da conversão da moeda.
A data utilizada não é do contrato/escritura e sim a data do pagamento. O contribuinte deve verificar o valor da PTAX PARA VENDA na data do pagamento do imóvel à vista.
Se o imóvel no exterior foi ou está sendo pago em parcelas(financiado), será preciso utilizar o mesmo cálculo acima, na data do pagamento e informar o total de parcelas pagas até 31 de dezembro.
Em que ficha declarar imóvel adquirido no exterior
A sistemática é a mesma para imóveis, com poucas mudanças.
✔Na ficha "Bens e Direitos" selecione o "grupo" e o "código".
✔No quadro "Localização" vem automaticamente informado o Brasil e deverá ser escolhido o país em que se localiza o imóvel.
✔Informe os dados do imóvel conforme o documento do exterior. Se for preciso, efetue a tradução juramentada do documento.
✔No quadro "Discriminação" será informado os dados do vendedor, se à vista ou prazo, preço total na moeda do país, data da venda, data do pagamento, preço convertido para dólar americano, número de parcelas, data de pagamento e valor de cada parcela, dados de onde foi elaborado o documento. Valor da taxa PTAX venda utilizada na conversão da moeda.
✔Situação no ano de aquisição será informado o total obtido na conversão para real.
Toda atenção para não errar nas informações prestadas. Nos anos seguintes mantém o mesmo valor informado para imóveis à vista. Para imóveis parcelados, fazer nova conversão dos valores pagos no ano e para imóveis com benfeitorias, será preciso converter e lançar no código correspondete.
Fonte: Portal Finanças, Infomoney
Excelente texto! Bem explicativo. Mas, no caso de financiamento, devem ser colocadas todas os valores das taxas de conversão e o respectivo valor em real mês a mês, isto é, de jan. a dez.? Obrigada
ResponderExcluirOi Vanessa, paga mês a mês segue a mesma regra para obter o total pago. Abraços
Excluir