CAIXA PASSA A FINANCIAR SOMENTE UM IMÓVEL POR CPF
A Caixa Econômica Federal tem novas regras agora em novembro de 2022 com relação a limitar o uso de financiamento imobiliário por CPF (Cadastro Pessoa Física) entre outras mudanças. O orçamento do banco esvaziou e preciso "puxar o freio".
Norma cancelada em abril de 2023
🔑O que muda em novembro de 2022 no financiamento da Caixa
A Caixa mudou as regras do financiamento imobiliário. A partir de 23 de Novembro de 2022, quem possui financiamento ativo na Caixa Econômica Federal, não poderá realizar outra compra financiada com o banco. O banco determinou que somente será possível um financiamento por CPF (Cadastro Pessoa Física) por física. Válido para financiamento ativo.
📌Tenho financiamento Caixa quitado, posso financiar outro imóvel?
Sim. Quem tem financiamento imobiliário e quitar o saldo devedor ou terminou de pagar, poderá financiar a compra de outro imóvel porque o financiamento quitado torna-se inativo. Existem exceções, como por exemplo, financiamento para imóveis retomados pela Caixa (leilão e adjudicação) e os de empreendimentos em que a Caixa financia e é gestora como por exemplo financiamento por Crédito Associativo(a partir de 1/12/2022).
💁Sou casado e tenho financiamento ativo, minha esposa pode financiar?
Não. O cônjuge é obrigado a participar do contrato. Na situação de União estável o regime de bens é comunhão parcial e portanto também tem a participação do cônjuge. Somente um CPF por grupo familiar, salvo as exceções.
📱A norma de um CPF por financiamento ativo vale para todos os bancos
Não. A norma que entra em vigor nesta quarta-feira 23/11/2022 é válida somente para financiamento Caixa (CEF). Os demais bancos continua sendo permitido. Assim, você pode ter um financiamento Caixa e seu cônjuge comprar um imóvel com financiamento em outro banco desde que a renda da família comporte. Ambos participam dos dois financiamentos.
💸Financiamento Caixa passa a ter limite de 1.500.000,00
O valor de aquisição do imóvel pode ser maior ou menor que 1.500.000,00. O que muda é que a Caixa passa a emprestar somente até 1 milhão e quintos mil reais. Esse será o limite máximo de contratação do financiamento.
🏢O que ocorre para quem já tem financiamento aprovado e assina no dia 23 de novembro
Nada modifica e assina normalmente.
As normas passam a valer para solicitações a partir desta data.
Concluindo: por enquanto você pode financiar um imóvel pela Caixa e até quitar somente este, salvo as exceções de imóveis adjudicados e provenientes de leilão, bem como empreendimentos na planta em que a Caixa financia a obra.
ATUALIZAÇÃO EM ABRIL 2023
A PARTIR DE ABRIL DE 2023 A CAIXA VOLTOU A FINANCIAR MAIS DE UM IMOVEL POR CPF.
Fonte: @deborapezzotti - Instagram
correspondente bancária
Olá. Tem previsão sobre até quando essa regra continua? Obrigada. Abs
ResponderExcluirOlá, não tem previsão, mas não é definitiva. Para compra de imóveis da Caixa, aqueles de leilão e adjudicação, a regra não se aplica. Pode mudar a qualquer momento.
ExcluirAbraços
Boa Tarde! Tenho um credito aprovado desde agosto, dai escolhi uma casa que estava em obra de um construtor, a casa foi entregue em Dezembro, quando mandei minhas documentações para minha correspondente bancária, a mesma me disse q o banco mudou a regra e não posso mais financiar outra casa. Ou seja, me comprometi com o Construtor, fiz varias alterações na casa durante a obra. E AGORA ESTOU NA MÃO, E O CONTRUTOR PEDINDO AGILIDADE POIS O MESMO QUER O DINHEIRO DA CASA. O QUE FAÇO ?
ExcluirO CRÉDITO FOI APROVADO JUNTO COM MEU COMPANHEIRO ( NÃO SOMOS CASADOS NEM TEMOS UNIÃO ESTÁVEL ) ELE JA TEM UMA CASA FINANCIADA E EU NÃO CONSIGO COMPRAR A CASA SO COM MINHA RENDA. E AGORA NÃO SEI O Q FAZER.
ExcluirA Caixa tem previsão de retorno
ResponderExcluirOlá, Ainda não, mas acredito que breve estará de volta.
ExcluirFizemos um financiamento e até deu conformidade, agora marcado pra assinar o contrato, a correspondente disse que não podemos seguir em frente pq já temos um financiamento de aquisição de terreno e construção! Sendo que passou por todas as etapas e até a conformidade… no dia de assinar o contrato ela fala isso pra nós! O que fazer ? Procede?
ResponderExcluirOlá, informaram para a correspondente que já tinham um financiamento ativo? Se sim, ela deveria responder pelos gastos de vocês com este financiamento porque é obrigação dela conhecer as normas internas do banco. Essa norma caiu dia 3 de abril exceto para que tem financiamento de terreno com construção . É norma somente da Caixa. Não tem o que fazer a não ser financiar com outro banco, abraços.
Excluir