USO DO FGTS NA COMPRA DO SEGUNDO IMÓVEL PODE SER APROVADA
USO DO FGTS NA COMPRA DO SEGUNDO IMÓVEL PODE SER APROVADA
Os trabalhadores com saldo nas contas do FGTS(Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) podem sonhar com a liberação do dinheiro para comprar a segunda casa própria. Ainda temos um caminho a percorrer, nada fácil, mas o projeto de lei já pode ir a votação.
❗Aprovação do projeto de lei 462/2020
O desejo de utilizar o saldo do FGTS na compra de mais de um imóvel é antigo, tanto que, o projeto de lei - PL 462/2020 é mais um dos tantos apensados(anexados) ao original que por década se tentou aprovar e até hoje não passou de promessa. Agora temos uma mudança significativa.
O projeto foi aprovado? Não, não foi aprovado. O aprovado foi, a solicitação de dispensar a tramitação pelas comissões e levá-lo diretamente a apreciação em plenário da Câmara dos Deputados. Se for do interesse clique abaixo para acessar o projeto na integra.
❗Quais as regras para usar o FGTS na segunda compra de imóvel
O projeto de lei altera o artigo 20 parágrafo 17º da Lei 8.033/90 que passa a vigorar com nova redação, autorizando o uso do saldo do Fundo, mesmo que o adquirente já tenha utilizado na aquisição de outra moradia. Também determina que o segundo imóvel pode ser comprado em qualquer local do Brasil.
Permanece a obrigação de adquirir o imóvel pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional) com valor de avaliação de no máximo R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
As demais normas de uso do Fundo ficam mantidas, se não houver nenhuma alteração na Câmara.
❗Compra do segundo imóvel usando FGTS e financiamento
Para obter financiamento na compra de um imóvel é analisada a capacidade de pagamento do mutuário. Se você já tem um financiamento ativo, para adquirir outro imóvel financiando será preciso que a parcela do imóvel que você já tem, somado a parcela do imóvel que irá financiar, não ultrapasse 30% da renda bruta.
❗USO DO FGTS PARA COMPRAR SEGUNDO IMÓVEL ESTÁ EM VIGOR
Alguns sites estão divulgando que a utilização do saldo do Fundo foi aprovada no dia 14 de julho de 2022. O texto aprovado foi o requerimento 1198/2022 em caráter de urgência que dispensa o projeto de passar por varias comissões até ir para votação pronto para ser analisado e receber emendas ou ir a votação. Aprovado por unanimidade, está na mesa da presidência.
Passa do tempo de liberar os recursos que, fica por anos preso a juros muito baixos. Por um lado ganha o trabalhador, mas perde todos os investimentos que utilizam esta poupança do trabalhador, principalmente em politicas públicas. É fato que os recursos vem se esvaziando há alguns anos e na aposentadoria é um bom dinheiro, mas não aos juros que pagam. Que seja então um investimento que gere renda com aluguel.
* Atualizado em setembro de 2023
Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com