TESTE DE COVID PODE SER DEDUZIDO DO IR 2022
TESTE DE COVID PODE SER DEDUZIDO DO IR 2022
A Receita Federal do Brasil autorizou a dedução dos testes de Covid-19 do imposto de renda 2022 desde que a pessoa possua a nota fiscal emitida em seu nome e mediante alguns critérios.
👉Qual teste de Covid-19 pode ser deduzido no imposto de renda 2022(IR2022)
Tanto o teste que detecta o vírus(PCR) quanto o que detecta anticorpos(Sorologia) podem ser informados na declaração de renda 2022 desde que o contribuinte tenha aguardada as notas fiscais dos testes realizados que contenham o CPF(Cadastro Pessoa Física) do contribuinte e/ou seu dependente. Dependendo de onde o teste foi realizado a dedução não será permitida como por exemplo, os realizados em farmácias.
🏥Somente testes de covid-19 realizados no ano de 2021 em hospitais, clinicas particulares e laboratórios podem ser declarados no IR2022🏥
👉Como declarar o teste de covid-19 para pagar menos imposto de renda
Na aba "Pagamentos Efetuados" do programa gerador do IRPF2022, selecione o "código 21", informe o nome do local onde o exame de Covid-19 foi realizado, o CNPJ(Cadastro Nacional Pessoa Jurídica) do laboratório, hospital ou clinica médica e valor.
Se tiver mais de um exame separe por CNPJ e some os valores lançado cada CNPJ em aba separada. Atente lançar por CNPJ e não por nome de laboratório ou clinica evitando erro em relação a empresa com filiais. O mesmo procedimento deve ser realizado em relação ao dependente na declaração. Somente Notas Fiscais do ano de 2021 podem ser deduzidas.
👉Existe limite de testes de Covid-19 para deduzir na Declaração de Renda
Por ser considerado despesa médica não existe limite de valores para dedução do teste no imposto de renda. somente a obrigatoriedade de guardar as notas fiscais por 5 anos junto com toda a documentação comprobatória.
👉 Reembolso de teste de Covid-19 pelo plano de saúde e dedução no IR2022
Os testes realizados via plano de saúde em que o contribuinte teve parcela do valor pago também pode ser lançado como despesa médica por serem não dedutíveis.
👉 Dedução de exame de covid-19 feito no exterior
As despesas médicas no exterior são deduzidas para residentes no Brasil seguindo as mesmas normas. Não pode ser deduzidas as despesa reembolsada ou pagas com seguro saúde. Exames de Covid-19 pagos no exterior em clinicas, hospitais e laboratórios devem ser convertidos de Dólar americano para Real.
Pagamento em outra moeda estrangeira primeiro deve ser feita a conversão da moeda para para Dólar Americano conforme taxa fixada pela autoridade monetária do país e posteriormente para Real.
A conversão da moeda deve ser feita utilizando a taxa de venda do Dólar Americano publicada no site do Banco Central do Brasil e há critérios específicos. Consulte seu contador de confiança.
Atenção: informações úteis que devem ser analisadas caso a caso pelo profissional da área contábil de confiança do contribuinte.
Fonte: IR2022
Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com