ACOMPANHE O REAJUSTE DO SEU ALUGUEL PELO IGP-M 2022

 

Imagem em fundo azul escuro e em primeiro plano um desenho de duas mãos, uma entregando a outra uma nota de dinheiro na cor verde claro, representado um pagamento e ilustrando a divulgação do IGPM 2022 no aluguel.

ACOMPANHE O REAJUSTE DO SEU ALUGUEL PELO IGP-M 2022

Com desaceleração no final do ano, após forte alta, em 2022 o IGP-M deve seguir reduzindo no primeiro trimestre do ano. As projeções ficam difícil por ser ano eleitoral, politica fiscal com estouro do teto de gastos entre outras situações que podem interromper essa queda. A previsão é que caia a 10%, mas não há consenso em relação a tudo que pode ocorrer em 2022.

O principal que devemos conhecer sobre o IGPM é que ele sofre forte influência do dólar e essa situação se deve a formação deste índice pela média ponderada de outros 03 índices. É composto por índices como:

👉 IPA-M( Índice de Preços Atacado Mercado)-responde por 60% da formação do IGPM.
Acompanha os preços agropecuários e indústria do ponto de vista dos produtores.

👉IPC-M ( Índice de Preços ao Consumidor Mercado )-responde por 30%da formação do IGPM. Acompanha a variação dos preços que chegam direto a nós consumidores, tanto no varejo como nos serviços.

👉INCC-M (Índice Nacional da construção Civil Mercado )-responde por 10% da formação do IGPM. Acompanha os preços dos materiais de construção e da mão de obra especializada em construção civil. 

💥DATA DA DIVULGAÇÃO DO IGP-M 2022

Os preços são pesquisados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual.

💢UTILIZAÇÃO DO IGP-M 2022

Os índices acima medem a variação de preços de bens que consumimos como alimentação e também as matérias primas que fabricam estes bens(produção) e atinge toda a população. Não existe aqui classificação por renda, é uma mediação geral independente de quanto você ganha ou o que você consome entre alimentação, incluindo os hortifrutigranjeiros e materiais de construção. Outras despesas diversas também entram na analise.
Planos de saúde, serviços e alugueis utilizam este índice.

💧COMMODITIES E IGPM 2021

Atrelado ao dólar, reflete a variação das Commodities. Aumenta a exportação e diminui a disponibilidade interna de produtos como a carne subindo o preço para o consumidor. Se exportamos mais, para não faltar produto na prateleira dos supermercados, sobe o preço, diminui o consumo e dispara o índice porque a venda externa é feita em dólar. Se há desvalorização da nossa moeda o índice dispara.

🔑DIVULGAÇÃO DO IGP-M 2022 PARA CÁLCULO DO ALUGUEL

            MÊS             
 1ª PRÉVIA    
 2ª PRÉVIA    
  MENSAL     
  ANUAL     
 12 MESES    

JANEIRO    1,41%28/01
FEVEREIRO

25/01
MARÇO
30/03
ABRIL
28/04
MAIO

JUNHO


JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO

NOVEMBRO
DEZEMBRO


Fonte: sinduscon pr

Comentários

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.