👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

A HOME EQUITY NA AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS

Imagem de um banco de madeira em um parque em meio a folhas secas caidas no chão ilustrando postagem sobre home equity.

Home Equity utilizada na aquisição de imóveis difere da garantia mais utilizada e foge da politica de juros habitacionais, mas surge como uma opção a quem já tem um imóvel em sua propriedade podendo entrega-lo em garantia de um empréstimo.

Conceito de Home Equity na aquisição de imóveis

Traduzido como home = casa e equity = capital próprio podemos dizer que se trata de um empréstimo pessoal para aquisição de imóveis seja este imóvel residencial ou comercial, novo ou usado. Esse empréstimo pessoal não é especifico para a compra de imóveis sendo utilizado para qualquer situação em que se precise de recursos, mas uma opção diferenciada para aquisição de um outro imóvel. A burocracia é menor.

O que diferencia o Home Equity do financiamento imobiliário

Sendo um empréstimo pessoal é totalmente diferente do financiamento bancário. Nessa modalidade o tomador do empréstimo oferece um imóvel que já é de sua propriedade ou de terceiros como garantia, imóvel este quitado e livre de qualquer ônus. Não há como buscar esse dinheiro sem que se apresente a garantia imobiliária. Nem todos os imóveis são aceitos, em geral são aqueles que tem fácil revenda e será o banco quem irá decidir se aceita a garantia ou não. Assim como no financiamento imobiliário o imóvel a ser oferecido será dado em Alienação Fiduciária.

Quais os custos do uso do Home Equity para comprar um imóvel

Por se tratar de um empréstimo, o valor não será o total avaliado pelo imóvel garantidor. O banco irá emprestar o equivalente a até 60% da avaliação. A taxa de juros é mais baixa podendo chegar a 2% ou mais em período de crise e o processo de analise assim como no financiamento imobiliário também leva em consideração a renda do tomador. Toda atenção ao custo efetivo total(CET) que varia de uma instituição para outra.

Quem pode utilizar o Home Equity

Depende de cada banco. Em alguns bancos privados somente clientes personalizados podem fazer uso desta modalidade. O limite de idade também é fator importante influenciando no tempo de pagamento. Há bancos que não trabalham com Home Equity. Assim como no financiamento, é cobrada taxa mensal de administração girando em torno de R$ 25 reais e os custos variados dependendo do banco.  O prazo de pagamento pode chegar a 30 anos.

Quais bancos trabalham com Home Equity


Todos os bancos privados físicos e digitais trabalham com este empréstimo e dos bancos públicos Banco do Brasil e Caixa. 

Vale a pena fazer este tipo de empréstimo para compra de imóvel

Cada caso é um caso, os juros costumam ser mais baixos e a burocracia bem como os custos, menores. É uma opção para quem tem uma renda maior e um imóvel de alto valor e precisa completar um valor para por exemplo uma compra a vista. Uma modalidade já utilizada pelos americanos há muito tempo, logicamente que em um País onde o custo do dinheiro não é alto como aqui no Brasil, passa a ser uma opção para quem precisa pouco, para pagar em curto prazo e tem bens a oferecer em garantia.

Comentários

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.