COMO FUNCIONA O SEGURO FIANÇA GRATUITO

COMO FUNCIONA O SEGURO FIANÇA GRATUITO

COMO FUNCIONA O SEGURO FIANÇA GRATUITO

O mercado de locações vem se modificando e novas garantias surgem facilitando a locação de imóveis. O seguro fiança gratuito para o locatário é uma das novidades que está gerando dúvidas. Como um mercado tão rigoroso em garantias de repente abre mão? Vamos entender.

                  O que significa este tipo de seguro

O seguro fiança gratuito apesar do nome é pago, porém não como de costume onde o locatário contrata o seguro junto a seguradora arcando com os custos anuais e suas renovações. Nesta modalidade o locatário não pagará nada na contratação da locação. Como eu disse... "na contratação".

Quem paga o seguro fiança gratuito

Sendo gratuito para o locatário os custos do seguro serão arcados pelo locador ou pela imobiliária que pagará a seguradora o %(percentual) mensal para manter a garantia ativa. Na prática, o valor que era pago pelo inquilino à vista ou parcelado se transfere para o locador ou imobiliária pagar. 

Qual a vantagem do seguro fiança gratuito

A principal vantagem para o locatário é estar isento de arcar com um custo que pesa na locação frente as demais despesas do imóvel locado. Para o locador o seguro incentiva a rápida locação do imóvel que ganha por parte das imobiliárias uma visibilidade acentuada em anúncios e o interesse maior em visitantes. Para as imobiliárias e locadores quanto mais rápido a locação mais rápido o retorno.

                 Quem contrata e quem paga o seguro

A contratação é feita pela imobiliária em nome do locatário e a empresa lhe presta a garantia. Em caso de inadimplência esta paga o locador e negocia com o locatário nos mesmos moldes do seguro fiança já existente. O locatário não pagará o seguro, mas não estará isento de responder por dívidas. 

               Qual o tempo de gratuidade do seguro fiança 

A princípio é gratuito na contratação, ou seja por um período de 12 meses. Após este prazo as renovações que são anuais serão pagas pelo locatário. As empresas consultadas não informaram a possibilidade de a gratuidade atingir todo o período da locação. Me reservo o direito de não citá-las. Em pesquisa via "internet" raras arcam com o pagamento até a desocupação do imóvel. 

               Quais imóveis podem utilizar esta garantia

Não são todos os imóveis que utilizam desta garantia. As imobiliárias destacam nos anúncios os imóveis que fazem parte dessa oferta. Na prática, imóveis que possuem muita concorrência no bairro em que se localizam, sejam estes residenciais ou não, ou até determinados valores de aluguel e taxas. Estes são identificados de forma a chamar atenção.

Concluindo

É um chamativo que beneficia todas as partes por um determinado período de tempo, exceto algumas "startup" de locação que anunciam "segurarem" o locador por todo o período do contrato. Na prática este tipo de seguro gratuito é temporário e não prosseguirá. Veio em uma hora de estoques alto e muito tempo vazios e como uma opção de atrair pretendentes. Hoje em setembro de 2020 já não encontramos esta facilidade. Leia com atenção o que assina e qualquer informação que não esteja no contrato escrito, exija que seja inserida. Na locação o que não esta escrito não terá valor se não for provado. em período de crises, ofertas são abundantes, mas só nestes períodos.


Comentários

  1. Interessante , mas precisa de maior esclarecimento..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O texto informa o que é preciso saber. Locador ou imobiliária paga o seguro. Se o inquilino ficar inadimplente a seguradora paga e depois cobra do inquilino porque se sub roga nos créditos do locador. Só isso, nada mais. Hoje que eu saiba não é mais utilizado pela maioria das imobiliárias. Foi criado em um período de crise para desonerar o locatário.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Se o seu comentário não for respondido em 48 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. Os assuntos aqui tratados são amplos e podem sofrer alterações de acordo com cada caso, os modelos são básicos. Não os utilize como definitivo, como uma consulta ou solução, o ramo imobiliário é amplo e com várias situações para um mesmo tema. As postagens são um "norte" para buscares a solução.

Procure sempre um profissional da área imobiliária, seu entendimento na maioria das vezes pode não estar correto.

PARA: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR. Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.