COMO FUNCIONA O SEGURO FIANÇA GRATUITO

COMO FUNCIONA O SEGURO FIANÇA GRATUITO

COMO FUNCIONA O SEGURO FIANÇA GRATUITO

O mercado de locações vem se modificando aos poucos e novas garantias surgem facilitando a locação de imóveis. O seguro fiança gratuito para o locatário é uma das novidades.

O significa este tipo de seguro

O seguro fiança gratuito apesar do nome é pago, porém não como de costume onde o locatário contrata o seguro junto a seguradora, arcando com os custos anuais e suas renovações. Nesta modalidade o locatário não pagará nada na contratação, depende.

Quem paga o seguro fiança gratuito

Sendo gratuito para o locatário os custos do seguro serão arcados pelo locador ou pela imobiliária que pagará a seguradora o %(percentual) mensal para manter a garantia ativa. Na prática, o valor que era pago pelo inquilino a vista ou parcelado se transfere para o locador ou imobiliária pagar. A maioria das imobiliárias não arca com o pagamento do seguro. O que custa mais barato ao locador, condomínio e IPTU do imóvel fechado ou o seguro?

Qual a vantagem do seguro fiança gratuito

A principal vantagem para o locatário é estar isento de arcar com um custo que pesa na locação frente as demais despesas na troca do imóvel locado. Para o locador o seguro incentiva a rápida locação do imóvel que ganha por parte das imobiliárias uma visibilidade acentuada em anúncios e o interesse maior em visitantes. Para as imobiliárias quanto mais rápido a locação mais rápido o retorno.

Quem contrata e quem paga o seguro

Como já citado, o seguro é remunerado e pago pelo locador ou imobiliária que, frente a ampla gama de imóveis disponíveis vê nesta opção um atrativo a rápida locação. A contratação é feita em nome do locatário e a empresa lhe presta a garantia. Em caso de inadimplência esta paga o locador e negocia com o locatário nos mesmos moldes do seguro fiança locatícia já existente.

Qual o tempo de gratuidade do seguro fiança gratuito

A princípio é gratuito na contratação, ou seja por um período de 12 meses. Após este prazo as renovações que são anuais serão pagas pelo locatário. As empresas consultadas não informaram a possibilidade de a gratuidade atingir todo o período da locação. Me reservo o direito de não cita-las. Em pesquisa via internet poucas arcam com o pagamento até a desocupação do imóvel. 

Quais imóveis podem utilizar esta garantia

Não são todos os imóveis que utilizam desta garantia. As imobiliárias destacam nos anúncios os imóveis que fazem parte dessa oferta. Na prática, imóveis que possuem muita concorrência no bairro em que se localizam, sejam estes residenciais ou não, ou até determinados valores de aluguel e taxas. Estes são identificados de forma a chamar atenção para a gratuidade da garantia.

Concluindo

É um chamativo que beneficia todas as partes por um determinado período de tempo, exceto algumas "startup" de locação que anunciam segurarem o locador por todo o período do contrato. Leia com atenção o que assina e qualquer informação que não esteja no contrato escrito, exija que seja inserida.


Comentários

POSTAGENS MAIS LIDAS

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO-MODELO

DECLARAÇÃO DE POSSE

QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO