COMO QUITAR SALDO DEVEDOR DO FINANCIAMENTO CAIXA

COMO QUITAR SADO DEVEDOR DO FINANCIAMENTO CAIXA

Qualquer mutuário pode quitar seu saldo devedor do financiamento CAIXA no momento em que desejar. É um processo simples, relativamente rápido e de praxe em todo o país.

O boleto bancário disponibilizado no site da CEF ou enviado para o endereço do mutuário traz varias informações, entre elas o saldo devedor do financiamento para acompanhar a evolução da dívida e decidir antecipar o pagamento. 

No modelo abaixo que é uma parte do boleto temos o campo Extrato da Evolução. Atente que o mesmo informa a data de vencimento mensal e o saldo devedor teórico nesta data. Significa que o mesmo pode variar dependendo do dia que for quitado o financiamento. Em geral, no ato da quitação, se ocorrer antes do vencimento, incidirá um valor um pouco maior. Isto se deve ao fato de que a parcela do mês ainda não foi quitada e este saldo teórico é informado prevendo esta parcela quitada e sua amortização. Desta forma, se o mutuário pagar na data do vencimento o valor de quitação será o que consta.

Onde solicitar a quitação do financiamento CAIXA

Você pode solicitar o boleto com o saldo devedor atualizado em qualquer agência da CAIXA. Não é necessário comparecer a agência que foi realizado o financiamento. Se você usa Internet Banking também é possível via aplicativo obter o valor atualizado e quitar.

Como solicitar a quitação do saldo devedor 

Em qualquer agência CEF, leve um documento de identidade com foto e o cartão do banco se for correntista. Não precisa mais nenhum documento por enquanto.
No atendimento de mesa, o gerente irá localizar o cadastro, solicitar no sistema o boleto com valor atual e imprimir. Repare, conforme abaixo, que o boleto será emitido com título de Recibo de Liquidação. A data de vencimento será para o mesmo dia então, compareça a agência no dia em que for liquidar. 
Confira os dados constantes no boleto que deverá estar em nome do mutuário efetue o pagamento e seu financiamento estará quitado.


Atenção: recibos de quitação emitidos pelos caixas são fabricados em papel térmico que com o tempo se apaga. Recomendo tirar uma cópia autenticada(o custo é baixo) e escanear com o celular como medida de segurança.

Como solicitar o Termo de Quitação do financiamento

A CEF hoje tem um sistema automatizado. Emitido o boleto de quitação, o próprio sistema autoriza emissão do Termo após identificar o pagamento e inativa o mutuário no cadastro dos mutuários(CADMUT). O boleto quitado leva em torno de 03 dias para baixar no sistema. Após este prazo, retorne ao banco para solicitar e receber o documento que será levado ao Cartório de Imóveis para averbação levando junto a matricula imobiliária para o gerente conferir os dados. No Rio Grande do Sul(RS) o documento é emitido na mesma hora. Juntamente com o Termo de Quitação que vem com o título de Autorização para Cancelamento de Propriedade Fiduciária, acompanha a procuração do gerente.




Averbação no cartório de imóveis

Averbação é a anotação na matrícula do imóvel que informa que houve a quitação do preço e extingue a garantia ao banco. É importante saber Como Averbar o Termo de Quitação e a Procuração fornecida pelo banco no cartório de imóveis e essa informação você obtém clicando abaixo.



Conclusão
Com a dívida quitada e a baixa da garantia averbada, resta abrir um espumante(ou água) e comemorar. A casa própria é um sonho distante da maioria dos brasileiros, aquele que com esforço consegue compra-la e quita-la, respira aliviado. Não esqueça, o preço de aquisição do imóvel financiado é o total pago por este desde o início incluindo juros e correção das parcelas financiadas. Atenção ao fazer o imposto de renda.



Comentários

  1. boa tarde, veja bem meu cliente comprou um terreno de 29,00 hec em 03/2017 e de julho a dezembro vendeu chácaras e não apurou o ganho de capital, comprou por R$200.000,00 e neste fez benfeitorias porém não pegou as notas ficais, e dentro do ano de 2017 as vendas foram no valor de R$51.253,36, sabendo que quando das vendas não apurou o ganho de capital, agora estou fazendo o imposto de renda, e gostaria de saber o seguinte: pego o valor de R$851.253,06 e o valor de R$200.000,00 dentro do programa da receita federal GCAP para apurar o lucro e recolher o devido imposto?

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  2. Olá. Sem notas fiscais não se pode apurar as benfeitorias então o valor de aquisição é 200 mil reais + ITBI pago. O imposto pago se soma ao preço de aquisição e se teve corretor no negócio o valor que pagou de corretagem(desde que tenha os recibos de pagamento).

    Quanto ao valor de venda não podes usar o montante. Cada fração ideal vendida deve ser apurada em separado. Um GCAP para cada comprador, use o programa de 2017 e depois calcule multa , juros e correção pela Selic.
    Abraços

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  3. E SE EU QUISER AMORTIZAR O SALDO DEVEDOR, PAGANDO A PRESTAÇÃO ATUAL E AS ÚLTIMAS? É POSSÍVEL?

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    Respostas
    1. Oi Fredmar.
      Desculpa a demora em responder, houve problema com alguns comentários que não chegou a notificação no meu email.
      Não amortize pagando parcelas. Se quer diminuir o saldo devedor deve usar o dinheiro para amortizar o saldo devedor somente. Isso fará com que diminua o tempo do contrato, o valor dos seguros, o valor da parcela mesmo que muito pequeno. Você tem que pegar por exemplo um valor tipo, 10 mil reais ou 5 mi reais e pedir ao banco para amortizar o saldo devedor. Não é a mesma coisa que antecipar parcelas pois isso não diminui o saldo.
      Abraços

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  4. Existe caso em que a caixa econômica entre em contato com o cliente , oferecendo uma carta de quitação com um valor abaixo do saldo devedor? Se tem , quantos porcentos a menos os bancos oferecem?

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    Respostas
    1. Oi José Luis, o banco não entra em contato oferecendo este tipo de imóvel, corretores de imóveis sim podem ligar te oferecendo imóveis retomados pelo banco e a maioria tem valores menores porém também são em sua maioria ocupados pelos devedores que perderam o imóvel em leilão mas continuaram morando no imóvel. Cuidado.
      Abraços

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