SINTER - SISTEMA DE REGISTRO ÚNICO DE IMÓVEIS

Decreto 8.762 assinado neste dia 11 de maio de 2016 regulamenta o novo cadastro nacional de imóveis que passa a se chamar SINTER - sistema de registro único de imóveis. saiba mais...


Conceito
Cadastro nacional que irá identificar todos os imóveis urbanos e rurais reunindo-os em uma base de dados única cada um com seu número identificador, descrevendo cada imóvel situado no Brasil e todas as informações pertinente a este. Em síntese. Todos os dados informados na matricula do seu imóvel também estará neste cadastro incluindo compra e venda, doações, heranças, penhoras, bloqueios de matriculas, compra e venda de estrangeiros.
Me parece  e é minha opinião particular que este cadastro já nasce com problemas. Como ficam os imóveis irregulares? Invasões em áreas verdes, abandono de imóvel de particular com posse por invasão, imóveis sem inventario vendidos por contratos particulares de cessão de direitos. Também a dificuldades dos pequenos municípios que não são informatizados.


Administração
Será administrado pela Receita Federal do Brasil que coordenou o projeto e me pergunto porque não foi coordenado e administrado pelos Registradores do Brasil!!!!!!. Facilita bastante a fiscalização de sonegação de impostos em relação a transferências patrimoniais e lavagem de dinheiro. Já temos uma declaração anual do CRECI que nós corretores de imóveis somos  obrigados a declarar qualquer atitude suspeita em relação a negociações com imóveis. 


Objetivo
Unificar dados espalhados por todos os cartórios do país e facilitar o acesso de órgãos públicos em todas as esferas, federal, Estadual, Municipal, Poder Judiciário, Receita Federal que administra, Policia Federal e todos os cartórios do país além do Banco Central. 


Funcionamento
Previsão para que em 2017 esteja funcionando mas ainda há muito a ser feito pois nem um manual de orientações está pronto e o SINTER - sistema de registro único de imóveis deve entrar em funcionamento em 12 meses após a publicação do manual e inicio do envio das informações por cartórios e prefeituras.

Custos
Depende de previsão orçamentária.


Quem não pode usar o SINTER
As pessoas físicas e jurídicas que não tiverem as atribuições descritas na lei.


Legislação


Decreto  regulamentar


Conclusão
Uma excelente ideia que "tarda mas não falha" a esperar que entre em funcionamento. Quando ? Veremos.


Leia também.


Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado, conforme for aparecendo novas informações será atualizado.
      Abraços

      Excluir
  2. Boa noite!
    Podes passar um telefone para realizar uma consulta?
    Clovisrathje@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clovis, posso te passar ,meu email mcamini150@gmail.com
      desculpe não passar o telefone mas se informa-lo publicamente não conseguirei mais trabalhar. Sou do RS, Porto Alegre.

      abraços

      Excluir
  3. Gostei de toda melhor assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.