DESPESAS DE ITBI E TAXAS FINANCIADAS PELO BANCO
DESPESAS
DE ITBI E TAXAS FINANCIADAS PELO BANCO
Uma das maiores dificuldades
do comprador em utilizar do financiamento imobiliário para a compra de um
imóvel é dispor de recursos para as despesas.
Recursos
do comprador.
Na compra imobiliária o
vendedor solicita o pagamento de um sinal aceitando o financiamento pelo comprador.
O sinal é pago como garantia do negócio e espera pelo procedimento bancário que
pode chegar a 90 dias ou mais se houver problemas a serem solucionados
relativos a documentação das partes e do imóvel etc.
Sinal
na compra e despesas de ITBI e taxas
Imóveis acima de 100 mil reais
não são 100% financiados obrigando o comprador a dispor de recursos para pagar
o sinal ao vendedor. Além deste sinal, o comprador tem que dispor a vista dos
valores para pagamento das despesas de ITBI e taxas de cartório e banco que
giram em torno de 6% do valor de avaliação. Também tem que dispor do valor da
primeira parcela do seguro obrigatório paga na assinatura da escritura
particular com o banco.
Financiamento
das despesas
Visando facilitar (ou seria
iludir) a vida de quem não tem estes recursos, a maioria dos bancos passou a
permitir o financiamento destas despesas de ITBI e taxas diluindo-as no financiamento
imobiliário aprovado. Mas como sempre as informações não foram tão claras quando
deveriam ser e o comprador acaba sendo pego de surpresa.
O limite de valores para
estas taxas serem financiadas é de 4% a 5% do valor financiado aprovado pelo
banco e não do valor total negociado entre as partes. O pagamento da primeira parcela
do seguro obrigatório não esta incluída. Bancos particulares tem valores
diferenciados, então procure saber antecipadamente.
Exemplo:
Em uma compra de imóvel no
valor de 400 mil reais onde o banco vai financiar 300 mil reais, as despesas a
serem financiadas e devolvidas ao comprador vão ficar me torno de 12 mil reais
se for de 4% sobre o valor financiado. Deve-se ter o cuidado de verificar que a
base de cálculo do imposto ITBI é sobre o valor fiscal cadastrado na prefeitura
e não o valor negociado ou financiado. Desta forma a despesa pode ser superiores ao que o banco vai financiar. Significa dizer que os valores variam conforme o
contrato. Convém então buscar saber antecipadamente quais são estes valores.
Financiamento
das despesas ou reembolso das despesas???
Quando bancos e
profissionais que atendem o comprador informam que as despesas de ITBI e taxas podem
ser diluídas no financiamento devem ter o cuidado de informar ao comprador que o banco não irá
pagar estas despesas e taxas. O que na maioria dos casos não é
explicado, é que o comprador deverá ter os valores para efetuar os pagamentos
destas despesas e depois ser reembolsado pelo banco quando o financiamento for concluído.
Temos então o financiamento ao comprador das despesas junto com o valor
financiado e a devolução dos valores que ele pagou.
Na prática, ajuda quem tem
parentes ou amigos que possam lhe emprestar os recursos com a certeza de que
lhe serão devolvidos em breve.
Devolução
dos valores pagos
O comprador consegue
recursos junto a terceiros, efetua o pagamento das despesas e taxas e quando a
compra financiada estiver concluída recebe de volta os valores que gastou com
ITBI, taxas bancárias que incluem avaliação do imóvel, avaliação jurídica e outras
taxas e os gastos com a penúltima etapa do processo de financiamento que é o
registro imobiliário.
Quando
é devolvida as despesas de ITBI e taxas
Os valores são devolvidos
após concluída a última etapa do financiamento que é a devolução da escritura registrada
ao banco para análise.
Após levar a escritura
particular de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária fornecida
pelo banco e assinada pelas partes envolvidas, para registro no cartório de
registro de imóveis, solicitando a transferência do imóvel para o nome do
comprador e a averbação da garantia de pagamento do financiamento, o comprador deverá
devolve-la registrada ao banco.
O banco leva em torno de 08 a
10 dias uteis para analisar se todos os dados registrados estão corretos e
estando, libera o financiamento na conta do vendedor e reembolsa ao comprador as
despesas que teve.
Custos
do financiamento das despesas
Na pratica e podendo não
vale a pena financiar sendo que este valores se somam ao do financiamento do
imóvel impactando no valor total do saldo devedor e das parcelas. Como o
financiamento é de longo prazo, imaginem em despesas de 5 mil reais diluídas no
financiamento de 30 anos quanto você terá pago no final do contrato. Mas sendo
a única alternativa, analise bem todos os procedimento antes de seguir adiante
e concluir o negócio.
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