SINAL PÚBLICO EM DOCUMENTOS PARTICULARES
ATUALIZADO EM 2016
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que, em cada estado do Brasil pode ser diferente, com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas e serviços serão respondidas dentro o mais breve possível. Fica a disposição o e-mail caso não houver retorno.
E-mail: mcamini150@gmail.com
O site saberimobiliario está no Facebook e Instagram
Prezada Maria Angela, primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo blog. Seu conteúdo é muito útil. Quanto ao SINAL PÚBLICO tenho uma dúvida: não é redundância? ou seja, o RECONHECIMENTO DE FIRMA não seria o suficiente? Se o cartório, que já tem fé pública, atesta que uma assinatura é autêntica, por que é necessário atestar a assinatura do oficial do tabelionato; isso não seria "chover no molhado"?
ResponderExcluirOi Roberto Pereira.
ExcluirParece absurdo né mas tudo que envolve cartório tem um rigor absurdo para que a segurança nos atos seja 100%.
Talvez não fosse preciso se aqui não fosse tão fácil falsificar assinaturas e documentos.
De qualquer forma também acho um exagero.
abraços
Olá Maria Angela, gostaria de tirar uma duvida comprei uma motocicleta em uma cidade (Irecê-BA) e vou transferir para o meu nome em outra cidade (Salvador-BA) só que o detran pede sinal publico no dut onde já tenho reconhecida tanto a minha firma quanto a do vendedor junto com o carimbo e a assinatura da escrevente porem não reconhecida a firma dela, então minha divida é a seguinte lá em Salvador consigo fazer isso ou somente no cartorio em que fiz o registro em irecê? Grato desde já pela atenção e agradeço o teu artigo pios pra mim foi o mais util que achei.
ResponderExcluirOlá. Apesar de o artigo ser referente a imóveis posso te dizer que o reconhecimento do sinal público é fundamental quando vais fazer tudo por outra cidade portanto é provável que se não consigas fazer a documentação. abraços
ExcluirOlá Maria Angela, meu pai faleceu e deixou uma casa para ser dividida entre eu e mais dois irmãos. A companheira dele reside na casa como usufrutuária, portanto a casa está dividida em quatro partes a saber: ela com 50% e eu e meus dois irmãos com 16,66% cada. Um deles está com dívidas e problemas financeiros e ela quer evitar que isso venha afetar a partilha da casa. Então se propôs a comprar nossas partes e posteriormente seremos nomeados como seus herdeiros. Ela pede que eu envie uma procuração via cartório (casa no interior de SP). Essa procuração não teria de ter os dados do outorgante ? Os dados do outorgante não são obrigatórios ? existe um modelo onde eu possa me basear?
ResponderExcluirGrato pela tua resposta !
ResponderExcluirNão sei se sou 'simplista' demais ou as coisas é que são complicadas para meu gosto.
Relembrando: Imóvel ocupado por usufrutuária com 50% da posse e três irmãos com 16,66% cada. Se a usufrutuária deseja adquirir as partes, o óbvio não deveria ser a compra direta ? Faço um documento de venda de meus 16,66% e pronto!
He,he, te respondi por Email. As pessoas gostam de complicar. Nada impede a venda direta se estão todos na mesma cidade. Abraços
ExcluirOlá Maria Angela, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu blog, pois você consegue descomplicar o que parece muito complicado para leigos como eu. Minha dúvida acerca do Sinal Público: Comprei uma moto que foi financiada em SP o vendedor da moto a quitou e não transferiu a propriedade para o seu nome, eu comprei a moto, tentei transferir pro meu nome direto, porém o Detran solicitou entre carta de desistência do vendedor o Sinal Público porém resido no RJ. Minha dúvida é se o Sinal Público deve ser solicitado no RJ ou em SP? Desde já agradeço!
ResponderExcluirAtt.: Renato Ventura Vicente
Olá Renato, em um tabelionato de notas do rio de Janeiro solicite o sinal público. Se eles tem contato via internet vão reconhecer a assinatura do tabelião de SP como autêntica.
ExcluirAbraços
Boa tarde. Estou numa dúvida pois estou procurando informação a respeito do custo do sinal público pois resido em Juazeiro Bahia e reconheci minha firma aqui, no entanto, como se trata de um empréstimo de mais de vinte mil, a empresa me pediu para fazer o sinal público, ocorre que a pessoa lá do cartório em São Paulo me informou que custa 600,00. Gostaria de saber se procede essa informação? Obrigada.
ResponderExcluirOi Maria Luzinete, é bem provável que Juazeiro ainda não faça parte do cadastro nacional online que reduzido e muito os custos deste tipo de serviço e assim obriga o cartório de SP a ficar utilizando o correio para poder confirmar a assinatura do tabelião de Juazeiro. Não tenho os custos desse tipo de serviço. São valores em alguns casos diferenciados mas o cartório emite nota fiscal de serviços.
Excluirabraços
Bom dia, Maria Ângela! Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirPor gentileza, eu gostaria de tirar uma dúvida.
Posso fazer o sinal público só no cartório onde tenho firma reconhecida ou em qualquer cartório?
Grata,
Paula
Olá. Em qualquer cartório.
Excluirabraços
Boa tarde Maria Angela,
ResponderExcluirTrabalho em um construtora que vende imóveis novos. A cliente adquiriu um imóvel conosco através de uma carta de crédito de consórcio emitida pelo banco do brasil em Salvador-BA. O contrato tem Interveniente Quitante que ´e o Banco que financiou a Obra para a construtora , no caso o banco Santander, que tem sua matriz em São paulo e a pessoa que assinou é do santanderde São Paulo.
O cartório ta exigindo : Reconhecimento de firmas e sinal público, (se necessário)de todos que assinam o contrato, inclusive testemunhas,bem como o sinal público dos reconhecimento de firmas dos representantes da Interveninete Quitante, tendo em vista que as assinaruas foram realizadas em outra comarca.
Exigiu ainda, que reconehcesseo si9nal público da procuração do banco Santander.
PERGUNTA:
1) A procuração pública não valida essa assinaturas?
2)pode se exigir sinal púlico em contrato particular ou apenas em contrato lavrado em cartório?
3) o que seria o sinal púlbico
Agradeço seu esclarecimento.