FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO E A IDADE DO PROPONENTE

Atualizado em 2018
FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO E IDADE DO PROPONENTE

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO E IDADE DO PROPONENTE


Dentre as muitas regras do financiamento imobiliário temos a idade do proponente. Sempre que uma pessoa precisar buscar crédito no banco para a aquisição da casa própria, deverá levar em conta que a renda e a idade são requisitos fundamentais para que o financiamento imobiliário seja aprovado dentro dos valores possíveis de pagar.

Quem é o titular do financiamento imobiliário?

Em relação a idade do proponente temos que em caso de financiamento em nome de mais de uma pessoa o titular do contrato será sempre o de maior idade. É o caso por exemplo, de duas pessoas de mesmo sexo vivendo em União Estável em que, o proponente é o mais jovem mas, por força da regra, o mais velho será o cabeça do contrato.

Como fica o prazo do contrato de financiamento?

A idade interfere no prazo.  Quanto mais velha for a pessoa, menor o prazo concedido. Como explicado acima, não é possível colocar como titular a pessoa mais nova. A exigência consiste no fato de que o financiamento contém seguro de morte ou invalidez obrigatório que faz parte do contrato. A seguradora por sua vez exige que o prazo do financiamento seja determinado com base na idade do proponente mais velho.


financiamento imobiliário e idade do proponente

Calculo da idade x prazo de pagamento

Para saber exatamente quantos meses você terá para quitar o financiamento, um calculo simples deve ser feito. As seguradoras determinam que a idade do proponente mais velho somado ao prazo do financiamento imobiliário não ultrapasse 80 anos e 06 meses.

Se você pretende uma compra financiada e tem 49 anos, então tens que calcular 80 menos 49 e assim saberás que o teu financiamento terá que ser quitado em 30 anos no máximo. Quanto maior a idade menor o prazo para pagamento o que pode implicar em uma parcela mensal de maior valor porém, uma incidência de juros menor pois será quitado em menos tempo.

Qual o prazo máximo para quitar o financiamento?

Os financiamentos pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) tem prazo máximo de pagamento estabelecido em 420 meses (35 anos) se usado os recursos de poupança (SBPE) e for imóvel residencial tipo casa, apartamento e terreno (exceto Construcard ).

Atenção porque, em planos como Minha Casa Minha Vida (MCMV) o prazo máximo continua sendo de 30 anos bem como as compra com carta de credito FGTS( imóveis usados).

Conclusão

Este tipo de crédito ainda é muito utilizado na compra da casa própria. Mesmo com juros baixos a correção dos contrato pode se tornar cara para o proponente levando em conta que a Taxa Referencial (TR) também é utilizada e seu índice está diretamente vinculado a SELIC. quanto menor a taxa menor o reajuste das parcelas mas em caso de inflação alta as parcelas podem se tornar impagáveis. Ao buscar um financiamento procure conhecer todas as regras, as dificuldades que podem aparecer, busque juntar uma boa quantia para dar de entrada e principalmente ter uma boa poupança especifica para as horas em que for preciso "apertar o cinto".


Fonte: SITE CEF



Comentários

POSTAGENS MAIS LIDAS

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO-MODELO

DECLARAÇÃO DE POSSE

QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO