👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

INFILTRAÇÓES EM IMÓVEIS VIZINHOS



As relações de vizinhança costumam ser bem complicadas e quando envolvem gastos, as discussões costumam ser frequentes. Poucos lembram de consultar as leis vigentes e principalmente a Lei do seu Condomínio. Infiltrações em imóveis vizinhos são os mais conflitantes até mesmo pelo custo do conserto.

Para evitar problemas todo o Condomínio deve ter uma Convenção Condominial aprovada em  Assembleia Geral e registrada no Cartório de Imóveis e seu Regimento Interno, isso evita muitos problemas que acabam em discussão judicial. Mesmo assim o condomínio age como assistente para evitar gastos exagerados de água causados por problemas nos apartamentos.

As infiltrações em imóveis vizinhos costumam ser fonte de muitas brigas no entanto é de simples e cara solução.
A pergunta é sempre a mesma: - De quem é o dever do reparo?

Existem quatro(04) tipos de infiltrações em um condomínio.

1) infiltração proveniente do telhado do prédio;
2) infiltração proveniente da cobertura particular e cedida pelo condomínio;
3) infiltração proveniente de colunas d'agua;
4) infiltração provenientes do apartamento superior ou lateral.

As infiltrações provenientes do telhado são de responsabilidade do condomínio e portanto é dever do síndico providenciar o reparo do telhado bem como limpeza de calhas e canos por onde escoa a água. Se houver danos aos apartamentos logo abaixo, o síndico deverá providenciar o reparo e indenizar o condômino caso algum bem particular tiver sido danificado.
Vale esclarecer que uma simples mancha de mofo não obriga o condomínio a pintar todo o imóvel. Técnicas avançadas já são utilizadas para estes tipos de reparos.

As infiltrações provenientes da cobertura particular e cedida devem ser reparadas pelo proprietário da cobertura inclusive os danos causados aos imóveis abaixo da mesma. Esta é uma das maiores discussões pois as pessoas acreditam que por se tratar de cobertura o condomínio é quem deve consertar porém a responsabilidade é do dono do imóvel.
Quando na cobertura existe parte que é particular e parte que é de uso comum ou seja do condomínio, cada um é responsável por sua parte. Se o dano for causado por rachadura na caixa d'agua ou coluna d'agua do condomínio, será reparado pelo condomínio, se for do encanamento privativo da cobertura será reparado pelo proprietário do imóvel. A regra vale para proprietários de imóveis do último andar que possuem cedência da cobertura autorizada pela Assembleia Geral.

As infiltrações provenientes de colunas d'agua e esgoto são responsabilidade do condomínio e os reparos devem ser providenciados pelo síndico que também deve providenciar que os imóveis atingido sejam consertados.

As infiltrações provenientes dos apartamentos são responsabilidade dos proprietários o conserto e também os reparos nos danos causados ao imóvel lateral e inferior. O vazamento mais comum é proveniente de canos internos dos banheiros, cozinha e área de serviço. Sempre que houver um vazamento o proprietário do imóvel é o responsável. O síndico deve ser imediatamente notificado e acompanhar a vistoria para identificar as responsabilidades e acompanhar os reparos.

Locatários: quando o imóvel causador do problema estiver locado o inquilino deverá dar imediato conhecimento do problema ao proprietário. Se for vazamento de cano externo, hidra ou qualquer outro que não precise quebrar paredes o inquilino deve consertar. Se for vazamento que necessite quebrar parede deve chamar o proprietário pois a este incube os devidos reparos no imóvel de propriedade e no imóvel do vizinho que tenha sido atingido por infiltração. Na locação todo e qualquer problema com o imóvel deve-se primeiro comunicar o proprietário e somente mediante o consentimento deste providenciar o conserto salvo casos de inundação onde o síndico pode buscar o reparo imediato por se tratar de emergência.

Detalhes:

- fazer no mínimo 03 orçamentos. São serviços com preços que oscilam bastante.
- solicitar garantia do serviço por escrito junto com a Nota fiscal.
- combinar previamente com o proprietário do imóvel inferior
- repara o imóvel vizinho utilizando o mesmo material ou na falta deste o mais próximo possível. Querer pintar um teto infiltrado com tinta PVA quando a pintura original era acrílica é no mínimo predisposição para brigas desnecessárias. 
- o síndico deve prestar contas a Assembleia quando for um gasto que necessite de recurso extra

Com boa vontade de todos e o devido cumprimento da Lei, tudo se resolve rapidamente.

ATUALIZADO EM 2016

Comentários

  1. Olá, Maria. Como vai? Há bastante utilidade em seus posts e gostaríamos de convidá-la a publicá-los também em nossa rede social do mercado imobiliário, a Rede Wimóveis, lançada em Outubro/10, hoje com mais de 300 participantes. Basta ser membro da rede para publicar posts. O endereço é http://www.redewimoveis.com.br
    Esperamos poder contar com a sua colaboração, que será muito importante para os nossos leitores. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo convite.
    Assim que ficar liberada faço o cadastro e com muita satisfação vou participar da rede Wimoveis.
    Em inicio de ano estou reformulando o blog, revisando e buscando novos post. Como tenho recebido vários convites fiquei um pouco congestionada mas aos poucos vou atendendo os convites.
    abraços e até breve

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, estou com um problema sério em meu apartamento e tenho inclusive goteiras abrindo caminho no concreto do teto do meu apartamento, tudo por conta de um apto abandonado que é colado com o meu, já não sei o que fazer, pois não tenho como consertar e o apto esta para ir a leilão e nunca vai, tenho goteiras constantes em minha casa e quando chove aparecem mais. O que fazer nesse caso????

    ResponderExcluir
  4. Oi Cel. Estranho que o síndico não tenha tomado providencias porque este vazamento implica em excesso de água no condominio. No teu caso acredito que se tenha que solicitar no processo judicial que o proprietário vá até o imóvel fechar os registros internos para que o vazamento deixe de ocorrer porque se continuar pertence a coluna d'agua do condominio e não do apartamento. Procure conversar com o síndico e com um advogado.

    ResponderExcluir
  5. Oi. Tenho problemas serios com infiltração no banheiro por causa de vasamentos do morador de cima. Ambos somos proprietários é não somos gerenciados por imobiliária nem consta no nosso estatudo de condominio a quem cabe o concerto. Gostaria de saber se neste caso tenho direito de exigir que o morador de cima faça os devidos reparos e pague os concertos no meu apartamento tambem. Grata. Juliana

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana. O primeiro passo é conversar com o vizinho para que ele autorize um profissional a fazer uma vistoria no imóvel dele verificando assim de quem é o problema. Se for vazamento na coluna d'água pertence ao condominio e o síndico ou quem administra deve providenciar o conserto do vazamento e repara o teu dano. Se for proveniente de encanamento do imóvel então o vizinho deverá providenciar o imediato conserto do cano e do teu imóvel com profissional de confiança dele . Se ele se negar busque o Juizado Especial que é rápido e não tem erro. abraços

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, necessito de auxilio a um mês reclamei na imobiliária que a vizinha debaixo estava reclamando de um vazamento e que eles
    Mandassem um Hidraulico depois de uma semana alguém apareceu e depoisde mais uma semana ele achou o vazamento na coluna só prédio e disse que este custo seria do condomínio a sindica nao concordou e chamou outro Hidraulico que disse a mesma coisa e a mesma preferiu fazer o concerto com Hidraulico que ela trouxe. A obra começou quebraram todo o banheiro no 1 dia a noite o Proprietario veio aqui e após bater boca com a sindica parou a obra e disse que só autorizaria o Hidraulico da imobiliária fazer o reparo a sindica nao concordou e a obra esta parada a uma semana a imobiliária pela qual loquei o imóvel diz que nao pode fazer nada sem um ok da sindica e a mesma disse que terá que fazer um assembléia o condomínio e antigo e nao tem convenção nao sei mais o que fazer to muito esgotado com esta situação que já faz mas de um mês a que posso recorrer para que seja indenizado por todo este stress que tenho passado inclusive tive que sair do meu trabalho algumas vezes já para atender hidráulicos e nada deste concerto se loquei um imóvel completo nao acho justo pagar um aluguel por um imóvel que tem falhas! Pode me ajudar põe favor ?

    Obrigado LUcas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei... Saindo do bolso do condomínio, eles querem aquilo que terá menos custo porque será rateado ou vai rolar uma comissão.

      Excluir
    2. Cometário publicado no anod e 2012.

      Excluir
  8. Oi Lucas, o proprietário do imóvel não tem razão. ele não pode usar profissional da confiança dele para fazer obras que pertencem ao condominio. O condominio é o responsável. Por outro lado, a sindica tinha que ter buscado autorização do proprietário para entrar no imóvel visto que o condomínio deve repor tudo da mesma forma que estava. Somente em caso de urgencia a sindica pode tomar providencias sem consultar o dono do imóvel.
    Você é parte que nada tem a ver com este problema e sendo assim mais de mês sem banheiro e com obra parada te autoriza a encerrar o contrato de locação sem ônus. Como na maioria das vezes isso acaba na justiça sugiro que você procure um advogado para te orientar em como fazer para encerrar a locação e buscar perdas e danos contra o proprietário. Teu problema maior foi ter deixado a sindica entrar sem autorização do proprietário mas isso não autoriza ninguém a te deixar no prejuízo.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria!Preciso de ajuda!Aluguei um apartamento e está ocorrendo um vazamento que parece vir do apart de cima.Liguei na imobiliária e eles n entram em contato c a proprietária não me respondem nem me deixam entrar em contato com ela, falaram que ia entrar em contato com o vizinho e até agora nada. Liguei na construtora e falaram que n é + com eles, que a garantia é só de seis meses. Mandei vários emails e nada de resposta. Já tirei fotos do estrago. Os armários já estragaram pq o vazamento passa por trás deles. A minha condição de higiene está péssima, está difícil usar a cozinha e área de serviço, pq a água que vaza é gordurosa! Está muito feio! Já tem um mês que entrei em contato com a imobiliária e até agora nada! O que faço? Como proceder? Não dá p continuar morando nessa condição! Obrigada e parabéns pelo trabalho no blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi Miguel, e o sindico...notificaste o sindico do condominio? Excesso dágua é pago por todos e é obrigação do sindico atuar intermediando as partes para que o problema seja resolvido. Se não houver solução imediata você deve buscar a justiça. Faça todas as notificações por escrito não via email. Respondi tua questão no Formspringr, siga o que falei.
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria, 2 perguntas:
    1 - gostaria de saber se quando existe um vazamento horizontal por culpa do morador de cima, no caso de pingar perto de tubulação de luz, o condomínio não torna-se também interessado e tem o dever de entrar na "lide", já que um curto-circuito poderia afetar o prédio como um todo?
    Concordas?
    2 - Outra pergunta, o síndico possui poderes de adentrar em um apartamento para verificar um vazamento mesmo quando não autorizado?
    Obrigado,
    Juliano dos Santos

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Quanto ao vazamento horizontal o morador prejudicado deve imediatamente procurar o apartamento que esta provocando o vazamento e solicitar o conserto. Ao mesmo tempo ele deve informar por escrito o sindico e o locador do seu imóvel(se não for o proprietário)pois vazamento provoca excesso de água. Se o proprietário do imóvel de cima não providenciar o conserto o sindico poder agir em nome do condominio se estiver havendo prejuízo ao condominio, do contrario ambos decidem na justiça. Se há realmente risco de incêndio você ficaria impedido de ativar a energia elétrica,

    Quanto ao sindico, somente se o morador do imóvel não for localizado e houver risco imediato de incêndio, inundação, explosão ou qualquer sinistro que necessite de intervenção imediata é que o sindico pode entrar em imóvel do condomínio e mesmo assim recomenda-se que chame bombeiros ou policia.
    Jamis pode de livre vontade se achar no direito de invadir a propriedade alheia porque por qualquer r motivo não foi atendido.

    Se ha vazamento e o proprietário não permite a entrada o sindico deve tomar as mediadas cabíveis pois o vazamento pode ser proveniente da coluda de água ou esgoto do condomínio o que seria de sua responsabilidade o conserto.

    abraços

    ResponderExcluir
  13. Maria Angela, uma última dúvida: Deve-se entender por - infiltração proveniente de colunas d'agua - no caso do banheiro, por exemplo, quando o vazamento vier dos canos que descem de modo vertical, normalmente no banheiro temos 2 ( o cano perto do vaso e o do chuveiro), isso?

    Se for na junção de um cano vertical e de um horizontal a responsabilidade será solidária? concordas? Obrigado.

    Juliano

    ResponderExcluir
  14. Oi Juliano. A coluna d'água é a que trás a água da caixa d'água do condomínio para um cano do banho. Ela normalmente se localiza no canto do banheiro,da cozinha e da área de serviço. É De responsabilidade do condominio e não do proprietário do imóvel salvo se o proprietário danificou o cano por furar uma parede no local indevido.

    Os canos que você cita na vertical com junção ao horizontal é encanamento do apartamento que trás a água da colunar para a hidra, chuveiro e algumas vezes e pia.

    Quando há problema na junção da coluna d'agua do condomínio o cano é de diâmetro maior. Você tem a coluna de água do condomínio que desce da caixa d'agua na vertical sempre no canto . Quando chega no teu banheiro uma cano de menor diâmetro engata na coluna distribuindo a água para o teu encanamento que é de diâmetro bem menor e horizontal. Chega na horizontal na pia e desce na vertical para o vaso sanitário em diâmetro maior e para o chuveiro pode descer ou subir depende.

    Fica difícil de te explicar porque não sou engenheiro, sei identifica-los mas não explicar com os conceitos de um hidráulico.

    abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Estou com um problema de vazamento do banheiro do meu vizinho de cima para o meu. O meu vizinho de certa forma aceitou fazer os reparos na minha unidade, mas ele exige que seja com o pedreiro escolhido por ele, sendo que não conheço a pessoa que ele quer colocar dentro da minha residência.
    É assim mesmo o procedimento?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá. Se o pedreiro ´pe de confiança do vizinho ele responde por qualquer rpejuizo a você pois ele tem o direito de usar o profissional dele. Cabe ressaltar que alguém deve estar na sua residência acompanhando o conserto pois nãos e entrega as chaves a um estranho se o imóvel estiver sem ninguém. nesse caso explique ao vizinho o problema e pergunte se o conserto será feito por pessoa de confiança, do contrario tem que ser feito o serviço quando algum morador estiver em casa para acompanhar.
    abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá. Identifiquei um vazamento acima do gesso da cozinha, que sai pelo rejunte entre a bancada e o roda-banca. Solicitei ajuda ao síndico e estão fazendo vistoria nos apartamentos. Se o parecer for de que o problema é no meu apartamento mesmo, o síndico e /ou a Administradora podem determinar o profissional que vai executar o serviço no meu apartamento? Eu tenho o direito de escolher quem vai fazer os reparos no apartamento de alguém que se diga prejudicado?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde! estou com uma dúvida, em relação aos meus deveres com minha vizinha...
    Houve um vazamento durante a reforma da minha cozinha e me dispus a reparar a parede da mesma, esperando um tempo que foi necessário para que a infiltração secasse por completo...
    Acontece que agora, quando fui acertar os detalhes com o pintor, a vizinha está afirmando que as outras paredes (todas brancas), ficarão diferentes da parede a ser restaurada, ou seja, ela quer que eu pinte a sala toda!! Eu quero agir de maneira correta com ela e gostaria de saber se é minha obrigação pagar por isso... Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. boa tarde,
    financiei um imóvel da cef, passou pela vistoria...entrei, morando, o sindico me chamou que havia vazamento no apto debaixo...já que queria reformar o apartamento, tratei logo de fazer tal reforma, contratei pedreiro, fiz obra com bom material do mercado, aquaterme, canos bons, porcelanato, etc....
    agora o vizinho de baixo e abaixo lateral, veio reclamar vazamento proveniente do meu....já fiz vários testes...fechei registros, inutilizei o chuveiro....e não se consegue identificar a origem do problema....
    haja vista, o apt 12, teve vazamento, estou no oitavo,
    e o sétimo reclama, assim como o lateral do prédio geminado.
    a sindica já veio a meu pedido ver meu banheiro, juntamente com um pedreiro, e viram que não justificava um vazamento do meu banheiro....apesar de na parede do chuveiro haver uma 'FERIDA SECA' , ou seja, azulejos estufaram, já retirei...mas da pra ver que não há sinal de vazamento na tal parede...não quis restaurar antes de se ter certeza da origem de tal vazamento do sétimo andar.
    hoje recebi uma carta do jurídico do apt do sétimo, pedindo providencias....
    Estou sem saber como proceder....oque vocês sugerem? alguém já passou por isso?.

    ResponderExcluir
  20. Olá. Se fizeste a revisão e foi constatado com profissional do ramo que nãos e trata do seu imóvel responda oficialmente ao advogado do proprietário do apartamento do 7º andar que nãos e trata de problema ems eu apartamento. solicite ao encanador que vei verificar com o sindicio um laudo em que ele atestar não ser proveniente do teu apartamento. uma vez que não tem qualquer problema no seu imóvel e tens certeza disso não ha com o que se preocupar.

    O sindico esta sendo negligente na questão. Se há vazamento, há desperdício de água e portanto é obrigação do sindico chamar um profissional ou empresa habilitada para fazer uma vistoria em todos os imóveis e colunas d'agua do condomínio para localizar o problema e solicitar ao proprietário as devidas providências. Pode ser uma coluna d'agua do condomínio vazando e não de um apartamento. colunas d'agua do condominio ficam no canto de cada parede do banheiro ou cozinha e área de serviço, na junção entre uma parede e outra.

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Maria Angela, realmente, devo responder a tal jurídico, e já pedi a sindica que viesse novamente ver na coluna...sugeri que compre um aparelho de ultra som que detecta vazamentos.
    obrigado
    Paulo.

    ResponderExcluir
  22. Espero que de tudo certo, impossivel que um profissional não detecte o problema ainda mais nos dias de hoje que aparelhos com facilidade detectem. Boa sorte. abraços

    ResponderExcluir
  23. preciso tirar uma duvida vazamento de agua da casa do minho vizinho para minha casa ,que orgão procurar na prefeitura do rio de janeiro ?? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não sou do RJ mas acredito que tenhas que procurar a secretaria de obras ou a Rio Águas (21) 3395-2083.

      abraços

      Excluir
    2. obrigado

      Excluir
  24. Posso exigir do vizinho que a reforma no meu apt seja feita por profissional de minha confiança?
    Por: RACHEL SOUZA COELHO
    Houve uma vazamento no apartamento do vizinho logo acima do meu, e o reparo foi consertado. Mas meu apartamento ficou danificado no banheiro, cozinha, corredor e área de serviço. A vizinha consertou meu apartamento com uma pintura (feita por uma "quebra galho"), e achei que estava tudo bem e bonito. Um mês depois o reboco caiu e o azulejo da cozinha estufou. Pedi a avaliação de um profissional, que me informou que o problema do vazamento tinha atingido a parte de alvenaria do meu apt, e o dano era maior. Pedi 3 orçamentos de empresas diferentes e deste profissional de confiança. A vizinha negou os três orçamentos, disse que vai enviar outro profissional da confiança dela. Posso exigir que a reforma seja feita com o meu profissional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não podes exigir que seja feito com teu profissional mas se voltar a ocorrer problema solicite os laudos devidos de que foi mau feito e busque judicialmente reparação aí sim poderá refazer usando teu profissional. abraços

      Excluir
  25. Boa tarde, meu apartamento esta com vazamento na coluna vertical, para executar o serviço tem de tirar a pia e o gabinete. O prédio exige que eu contrate um marceneiro para tirar aos mesmos. Está certo! Não são eles responsáveis por tudo. Tenho o laudo que confirma o vazamento na coluna vertical, responsabilidade do condomínio. Qual é esta lei, numero .... O que devo fazer....
    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Olá, Quem arca com todo este custo é o condomínio, não você. Podes até contratar profissional de sua confiança mas o condominio deve arcar com os custos pois a obra é do condominio.
    abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá Maria Angela, Meu ap. é térreo e esta com uma infiltração que vem do banheiro do vizinho do lado. No rodapé junto da porta de saída. A porta inchou e descolou em baixo e o rodapé apodreceu e o concreto ficou oco a água fez um caminho. O síndico esta me ajudando mais já fazem 2 meses e nada. Não consigo falar com o vizinho pois tivemos sérios problemas sobre o uso de área comum por parte dele. O síndico tirou varias fotos do banheiro e as modificações que foram feitas tirou também do meu ap. posso pedir estas fotos para o processo caso eu entrar??

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.Vale lembrar que infiltração provoca excesso de gasto de água no condomínio e portanto era obrigação do sindico notificar por escrito o proprietário do imóvel sobre o problema para que fosse sanado o mais breve possível. Não tem o síndico o poder de entrar no imóvel e solucionar mas de se resguardar por conta do gasto a mais provocado por um condômino.
      O síndico é testemunha a teu favor e se as fotos foram tiradas com data e hora podem ser utilizadas porém o testemunho do síndico é mais valioso já que fotos podem ser facilmente impugnadas. Não espere, se não há dialogo a justiça deve ser a solução.
      abraços

      Excluir
  28. Olá ! Moro em um apartamento no terceiro andar. O condomínio é de 3 andares. A moradora do primeiro andar está com uma infiltração. Quando eu eu fechei o registro do meu banheiro social o vazamento parou. A moradora do 2 andar não está com nenhuma parede entre o apartamento dela e o meu molhadas. Como sei se o problema é na alimentação vertical ou horizontal da água. Quem deve acar com o prejuízo ?

    ResponderExcluir
  29. Olá. é preciso chamar um profissional para identificar se o vazamento é do seu apartamento ou da coluna d'agua do condomínio pois deveria afetar o imóvel logo abaixo do seu. Para tingir a vizinha do 1º andar é possível que seja a coluna do condomínio e somente um profissional pode identificar. Se for cano seu você arca coma s despesas de conserto inclusive do imóvel da vizinha. Se for coluna do prédio todos os proprietários pagam e é bom resolver logo por conta do gasto com água vazando.
    abraços

    ResponderExcluir
  30. Ola! A vizinha do 10 esta c vazamento e diz ser culpa minha q moro no 12. Ha possibilidade de ser minha culpa sendo q no 11 n ha problema? Vazamento n é causado pelo apartamento de cima? Como pode ser meu se no 11 n ha problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa Ragozzino. É difícil mas pode acontecer. as vezes o imóvel abaixo do seu tem cerâmica nas paredes que dificultam o aparecimento do problema mas só se sabe ao certo chamando um profissional. Normalmente e o mais comum é que vazamento que não venha do imóvel acima seja da coluna do condomínio o que é responsabilidade do sindico, por isso o profissional deve ser chamado.

      Quando aparece umidade e mofo na junção de duas paredes do banheiro ou cozinha é provável se tratar de coluna dágua do condomínio, quando é no meio do teto, provável ser do imóvel superior. bom ver isso logo porque o responsável conserta os eu imóvel e o do vizinho e o condomínio conserta todos os afetados.
      abraços

      Excluir
  31. Olá! Infelizmente meu apto no litoral( eu moro no interior e este apto está alugado) causou um vazamento no apto do vizinho de baixo. Fui avisada por email em fevereiro deste "possível" vazamento, mas o síndico nunca mais tocou no assunto e não me mandou novo email ou telefonema. Achei que tinham resolvido ou era alarme falso. Para minha surpresa, no boleto do condominio de setembro consta despesa de material e mao de obra no valor de quase R$ 1500.00, sendo que nunca me foi apresentado nenhum orçamento e eu nunca autorizei o reparo. Com certeza eu faria, mas com profissionais que não me cobrariam R$ 1200,00 reais por uma troca de cano e ralo!!! Gostaria de ter a certeza de estou correta em meu posicionamento. O que devo fazer? A administradora do condominio se desculpou por email por ter esquecido de me enviar os comprovantes. Mas é o de menos.....poderia fazer a reforma sem prévio orçamento/autorização??? Aguardo posição. Muitíssimo grata ROSANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. . A função do sindico é comunicar o proprietário e aguardar que ele tome providências e se o proprietário não toma providências o sindico tem que agir para garantir que o problema não prejudique terceiros.
      Se recebeste uma comunicação via email de problema em teu imóvel tinhas que ter providenciado a solução do mesmo imediatamente ou solicitado ao síndico que providenciasse e você pagava. A comunicação foi feita e o síndico não tinha porque entrar em contato com você novamente.

      Como você não solucionou o problema todos estes meses e infiltrações nãos e resolve sem atuação de um profissional a obrigação do sindico é fazer o orçamento e providenciar o conserto se implica em problemas para o condomínio como excesso de água etc.

      Você pode contestar o conserto sem tua autorização porém como era tua obrigação providenciar a solução e não fizeste vai depender exclusivamente de um juiz decidir quem tem razão. Conheço decisões judiciais favoráveis para os dois lados.

      A imobiliária tem que apresentar notas fiscais e recibo identificado do prestador de serviço. abraços

      Excluir
  32. Boa noite,
    Sou proprietária de um apartamento e ganhei uma ação por danos materiais contra o condomínio (depois de 6 longos anos). A síndica propôs uma taxa extra em assembleia extraordinária para o pagamento da ação (custas do processo e a minha indenização) que deve ser paga pelos condôminos.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Sou a autora da ação, mas também condômina. Neste caso terei que participar do rateio e pagar a taxa tb?
    Desde já agradeço e aguardo uma posição.
    Rosane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosane.
      Não, você é a beneficiária da indenização e não participa do rateio, nem teria cabimento você pagar a sí mesma. O rateio será entre todos os condôminos exceto você. abraços

      Excluir
  33. Boa tarde Maria Angela, primeiramente, parabéns pelo blog. Houve uma explosão de um restaurante a 140 metros de distância do meu prédio. O apartamento em que moro é locado, com a explosão houve rachaduras acima das janelas, causando o descolamento das mesmas da parede. Gostaria de saber de quem é a responsabilidade pelo conserto, se minha ou do proprietário.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Rosileide de souza Neri

      a responsabilidade pelo conserto é do proprietário que deve restabelecer o apartamento em condições de continuar o contrato. Deves notifica-lo por escrito imediatamente . o que ocorre é que pode ser necessário reforma que tenha que desocupar o imóvel e nesse caso nãos erá culpa do locador não devendo te indenizar. Assim como pode ocorrer de ter que ser feito pericia para que ele possa pedir indenização ou acionar seguro. notifique-o imediatamente. abraços

      Excluir
  34. Boa noite!!
    Meu banheiro está com problemas no encanamento e prejudicou o banheiro do meu vizinho de baixo. Hj recebi uma carta com o valores para eu reembolsar referente a obra. Eu tenho que pagar esse reembolso? Ele não me mostrou orçamento e nem me mandou as notas e ainda diz que se eu não pagar sete dias cobrará juros. Qual artigo da lei trata disso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia

      Código civil.
      Se teu banheiro tinha infiltração que prejudicou o vizinho ele deveria ter te comunicado para que você pudesse optar por indeniza-lo para que ele fizesse o serviço com profissional dele ou então que você enviasse teu profissional para fazer o serviço no banheiro dele. Se nada disso foi feito ele simplesmente tomou a deliberação sozinho, não houve comunicado a você e nem consulta e podes contestar isso.

      Para que você o indenize ele deve apresentar as copias dos comprovantes juntamente com os valores informados. Se ele não quiser comprovar então podes depositar os valores em juizo e solicitar que sejam comprovados.

      O código civil rege estas situações de condomínio.

      abraços

      Excluir
  35. Boa tarde!!!

    Mas esse depósito terá que ser feito através de Ação de consignação em pagamento ou posso fazer esse depósito direto no banco do Brasil ou caixa econômica e mandar uma carta para ele informando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana.

      Nesse caso tem que ser ação de consignação via justiça.

      abraços

      Excluir
  36. Olá boa noite estou com um vazamento enorme em minha casa q começa na parede da minha cozinha e vai até a minha fossa segundo meu vizinho essa água é da caixa de gordura que esta saindo pela parede da minha cosinha até a minha fossa a qual afundou sou de João Pessoa Pb e gostaria de saber se pode me ajudar como deve agir em relação a esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comunique imediatamente teu locador para que ele entre em contato com o vizinho para saber de quem é o problema e exigir o cosnerto de ambos os imóveis. abraços

      Excluir
  37. Olá Bom dia.

    Moro em um condomínio horizontal.
    Ouve vendaval e deslocou a telha causando infiltração e mofo.

    Por ser condomínio horizontal a responsabilidade pelo telhado e seus danos são minhas? Ou também são do condomínio?

    PS: A Laje e telhado são únicos separados apenas por rufos e telhas.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, respondi teu email. São do proprietários e forem as do imóvel e do condomínio as que ficam em área comum.
      abraços

      Excluir
  38. Ola. Estou com dois registros de gaveta pingando. Para conserta los será preciso que fechem o registro da torre do apto. E estão insinuando que só pose ser consertado por profissional do condomínio, que veio nem examinou, só olhou de longe e ja disse que tem que trocar tudo, cobrando 300,00. Isso está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela, se os registros são das colunas do condominio sim tem que ser profissional do condominio. Se são registros do teu apartamento não ligados na coluna d'agua, então nãoexiste esta obrigação. Qualquer um vai olhar e te dar o preço em 3 mnt, o serviço é padrão. Abç

      Excluir
  39. a vizinha reclamou de um vazamento na parede do apartamento dela e disse que vem do meu.. Moro no andar de cima... Disse a ela que ela precisava entrar em contado com um encanador para checar a procedência do vazamento aí então nós poderíamos conversar caso fosse mesmo algo vindo do meu apartamento visto que sou inquilina e assim entraria em contato com a imobiliária para proceder. Fiz certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não fez. Como inquilina deves comunicar por escrito o locador da reclamação e ele deve resolver com a proprietaria. Tua obrigação é apenas comunicar teu locador.

      Se vem do teto descendo pela parede no canto pode ser coluna do condominio ou to teu imóvel, se é no meio da parede, pode ser o imóvel ao lado. Abs

      Excluir
    2. :) Muito obrigada Maria! Sério mesmo... Mas vou entrar em contado com a Imobiliária porque aluguei diretamente o imóvel com uma e não tenho contato com o dono do imóvel... Vou fazer o comunicado por escrito e levar para eles... Mais uma vez muito obrigada.

      Excluir
    3. Isso mesmo Larissa, comunique por escrito a imobiliaria, em duas vias, essa é sua obrigação. A imobiliária representa o locador.

      Excluir
  40. Oi boa noite preciso de ajuda moro em Belém do para há uns anos atrás o meu vizinho de cima do meu ap me pediu autorização p fazer uma lage na parte de fora p área verde q temos dei a autorização ele fez td sozinho não tive condições na época de ajudar porém ele fez um banheiro e colocou a encanação td p baixo exposta p minha área e a lage infiltra toda q não dá p gente ficar pois goteja muito o q eu faço isso realmente é problema meu como meu vizinho fala q não o ajudei na construção agora o reparo é comigo ???? Espero respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda Bela Sampaio.
      O encanamento pertence ao seu vizinho e portanto é dele a responsabilidade de resolver o problema pois é o encanamento dele que está causando problema e infiltração em lage pode ocorrer risco de desabamento. Se não houver acordo e ele não aceitar resolver, denuncie na prefeitura e procure um advogado para judicialmente obriga-lo a reparar o problema. Se ele construiu sem autorização municipal faça a denuncia que a prefeitura irá interditar o local e mandar regularizar.
      abraços

      Excluir
  41. Oi Maria, tudo bem? Tive um problema com a encanação do meu apartamento e danifiquei um dos lados da parede do quarto do vizinho. Ao reparar o dano, preciso pintar o quarto inteiro ou apenas a parede danificada? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pintura é recente e não ficar diferente somente a parede danificada, se ficar diferente todo o quarto. Em geral se pinta toda a peça. Abs

      Excluir
  42. Olá!
    Moro de aluguel em um apto. Hj percebi q o móvel da cozinha, que é planejada, tem partes estufadas. Tirando as coisas do armário, vi que a mancha de infiltração vem de cima para baixo. Estão reformando o apto de cima e o do lado. Como devo proceder, uma vez q sou inquilina, a responsabilidade é de quem?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene, comunique por escrito imediatamente o locador pois se não comunicares és responsabilizada pelo problema pela falta da comunicação. ao mesmo tempo entre em contato com ambos os vizinhos em reforma para comunicar que a tua cozinha tem problemas provenientes da reforma de um dos imóveis e que comunicaste o locador que entrará em contato.
      Quem causou o problema deverá indenizar o locador.
      Tua responsabilidade é apenas comunicar o lcoador.

      abraços

      Excluir
    2. Oi Maria!
      Muito obrigada pelas informações, já contatei a imobiliária.
      Minha última dúvida é: neste caso, se eu quiser sair do imóvel, antes de fechar o prazo de um ano de locação (faltam 2 meses), teria que pagar multa ou não?
      Grata!

      Excluir
    3. Oi Milene, se sair antes vais pagar multa com certeza, o problema não impede a continuidade do contrato.
      Abraços

      Excluir
    4. Oi Maria!
      Meu contrato é de 12 meses, lá fala q a multa seria o valor de 3 aluguéis. Como faltam 2 meses, essa multa seria integral ou proporcional (compensatória)?
      Obrigada

      Excluir
    5. Oi Milene. Proporcinal aos 2 meses que faltam para o contrato acabar. Integral é ilegal.Abraços

      Excluir
  43. boa tarde...Adorei seu Blog!!! Gostaria de tirar uma duvida:
    Moro em apartamento e o vizinho ao lado está reclamando de um vazamento na parede da pia da cozinha... ele chamou um pedreiro de connfiança, que quebrou a parede e disse que o vazamento seria do cano que leva a agua até a torneira da minha pia. Seria possivel? ja que ele nem quebrou a minha parade.

    obs: nessa parede está localizada a parede da minha cozinha e a do vizinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É possível sim e nesse caso somente você proprietária pode trocar este cano. O encanador dele abriu a parede dele e constatou que não é o cano dele que está intacto e sendo assim só pode ser o seu não é preciso visualizar o seu cano. chame o seu encanador e solicite que ele verifique.
      abraços

      Excluir
  44. Márcia Barros09/09/2016, 20:47

    Boa noite.
    Moro no segundo andar de um prédio que tem 4 apartamentos,2 por andar. Apareceu um vazamento há ,1 ano, e por 3 vezes ele sumiu do nada. O vazamento e no teto do Primeiro andar ao contrário do meu. No teto da cozinha debaixo do apartamento vizinho.Há duas semanas veio um técnico e foi detectado que a minha torneira estava vazando, isso aconteceu a um dia antes, so que quando o rapaz abriu, por dentro estava seco.Era o terfon que estava pouco e meu marfoi passar mais e acabou trincando a mesma. Foram feitos todos os testes, e o técnico enviou o relatório mas ele não deu conclusão final, ou seja ele não disse se achou o vazamento ou de quem seria. Só que a síndica fez um relatório dela dizendo que eu deveria arcar com tudo por causa da torneira.Estou indignada porque em momento algum neste um ano eu nunca fechei o registro da torneira, portanto a água passava sempre é como por 3 vezes o vazamento parou do nada? Peço ajuda porque a sindicA disse que vou ter que pagar e vai me multar!!!Tenho problemas com ela sempre, sou moradora nova no prédio e cobro tudo dela, aí há desavensas entre nós duas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia Barros.

      A síndica tem que apresentar o parecer técnico de que o problema é no teu imóvel ou então procure um advogado e acione o condomínio. minha opinião é que você deve chamar um profissional de tua confiança que te dê um laudo informando se é teu imóvel o causador do problema ou não.
      abraços

      Excluir
  45. Boa tarde! Moro há 25 anos na mesma casa e nunca tive problema com infiltração, vazamento. O proprietário dos imóveis que são de aluguel fez uma reforma em 2013 e desde então acabou minha paz. A cozinha tem uma umidade no teto e a parede que é encostada e uma das casas do inquilino dele o azulejo mudou até de cor. Já perdi panelas de alimentos porque cai uma sujeira da umidade. E esse lado é justo onde ficam o fogão e o armário. Em 2014 que foi quando ele apareceu a última vez falei sobre o problema, o convidei a ver, ele falou que problema não tinha nada a ver. Bem desde então peço só a Deus por ele. Mês passado acordei com a inquilina atual tirando água do quarto de tem ligação com minha cozinha, alguém mexeu e a cada dia avança para o meio da minha cozinha eu já não sei o que fazer nem com quem falar, os inquilinos dizem que ele vendeu para não passar dados como tel etc...eu não sei o que fazer por favor me ajudem. Me dê uma luz. Espero que intendam, mas qq dúvida meu e-mail é: iranims@bol.com.br sou de SP.
    Desde já fico no aguardo de uma ajuda, resposta.
    Obrigada
    Irani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irani, desculpe a demora em responder,a cumulou muitos comentários nos últimos 5 dias, não dei conta. Se ainda ajudar.... Para quem estás pagando aluguel??? Para ele, então notifique ele por escrito do problema para que seja solucionado imediatamente. Se ele não deixa contato e não comunicou da venda, chame um profissional para resolver o problema, peça laudo técnico assinado , orçamento escrito, pague o conserto e retenha o aluguel somente pagando o mesmo apos ser indenizado. Procure um advogado. benfeitoria necessária permite retenção do aluguel principalmente se nãos e localiza o dono dos imóveis. Se foi vendido deveria ter havido notificação escrita da venda até porque vocês inquilinos tem preferência na compra. e passaram por cima do direito de vocês.
      abraços

      Excluir
  46. Tenho uma dúvida. A vizinha de baixo do meu apartamento está reclamando de umidade no teto do banheiro dela. Entrou em contato comigo solicitando reparo. Porém, ela não chamou ainda nenhum encanador para avaliar o problema. De quem é a responsabilidade de averiguar a origem do vazamento? Minha ou dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não existe encanamento de imóveis no teto dos mesmos portanto sempre será proveniente do imóvel de cima e se for nos cantos colunas d'agua do condomínio. Você deve chamar teu profissional para verificar o mais rápido se tem problema porque a responsabilidade pela reparo no imóvel da vizinha é de quem causou o problema então quanto mais rápido.... menor o custo.

      Abraços

      Excluir
  47. Ola, boa tarde! Vizinho reclamou do vazamento e prontamente reparei o rejunte do meu banheiro, agora, quase um mês após, a proprietária falou que tem manjas e rachadura no teto, o que devo fazer? percebi uma má intensão (pois já reclamamos desse vizinho fumando na sacada e um cheiro de maconha forte) pois vi as fotos com zelador e a mancha com água sanitária resolve e a rachadura não parece proceder do vazamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A infiltração acumula na laje e pode levar 10 dias ou mais para secar e durante este tempo provocar mais danos. Já acompanhei situações em que após uma semana de resolvido o problema a água acumulada na lage continuava a provocar umidade no teto e é por isso que o problema se resolve e os danos do apartamento atingido somente depois de estar completamente seco. Se continua havendo manchas e rachaduras tem que ser averiguado do que se trata. Solicite um profissional que verifique a situação,s e não for proveniente do teu imóvel ela deve pagar este profissional ou então que ela faça a verificação com profissional de confiança dela.

      abraços

      Excluir
  48. Olá sou inquilina de um apartamento no 3 andar. A vizinha do segundo andar reclamou de vazamento do meu banheiro no banheiro dela. Com a autorizacao da proprietaria por escrito fiz dois orçamentos e ambos fizeram o mesmo diagnostico. Quando o encanador quebrou o azulejo do meu banheiro viu que nao tjnha vazamento, e que o vazamento era do segundo andar e nao do meu apartamento.
    Sugeri que a vizinha de baixo e eu dividissemos os custos, 0pois quebraram meu banheiro mas o vazamento é dela.
    Ela se negou
    Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CMaria, devias ter comunicado o locador para que ele resolvesse e não ter tomado a dianteira e providenciado tudo. agora tens um problema pela frente pois vais ter que resolver com ela na justiça.
      abraços

      Excluir
  49. Olá Maria. O banheiro do meu apartamento está com um vazamento que vem do apartamento de cima. O proprietário do apartamento que está causando o vazamento vive fora do Brasil e o administrador finge que nada está acontecendo, fica tempo inteiro enrolando, nada faz e empurra a responsabilidade para o condomínio. O condomínio diz que não pode fazer nada porque vazamento não vem da coluna, e isso já está acontecendo há 02 meses. Me ajuda, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno. Procure um advogado e acione o proprietário utilizando o endereço do administrador. abraços

      Excluir
  50. Olá. O apartamento abaixo do meu eata com um vazamento no teto e na parede. A síndica chamou alguns encanadores e eles afirmaram que o problema vem do meu apt . Quebraram a minha parede de onde vem o cano e não foi encontrado nenhum vazamento. Ao lado deste cano da minha cozinha tem o cano de ferro do predio que faz a passagem de água das chuvas do prédio e o encanador esta verificando se o problema vem dessa passagem. A Sindica bate o pé dizendo que o problema é de minha responsabilidade. Se for da agua de chuva de quem é a responsabilidade ? Se ela diz uma coisa e o encanador outra, como devo proceder, pequenas causas? Advogado?

    ResponderExcluir
  51. Oi Paty, quem vi dr a palavra final é o profissional contratado para achar de onde vem o problema. Se vier da coluna de água ou esgoto do condomínio é responsabilidade do condomínio o conserto inclusive dos dois apartamentos atingidos. Se ela bater pé solicite que lhe comprove a habilitação que possui para indicar ser responsabilidade sua e procure um advogado junto com a proprietária do imóvel atingido.
    Abraços

    ResponderExcluir
  52. moro no sétimo andar de um prédio. houve uma reforma no oitavo andar que danificou meus armários da cozinha e o teto de gesso. Não consegui, apesar de muita insistência, a reforma nem a substituição dos armários danificados. Entrei na justiça de pequenas causas a um ano. Como os armários estavam no chão chamei um marceneiro para fazer uma gambiarra enquanto esperava a morosa justiça, agora os proprietários querem refazer os armários aproveitando as portas dos armários ou me fornecer o valor que paguei pela gambiarra. Eu quero a substituição por outro da mesma qualidade, estou errada? Devo aceitar aquilo que eles propõem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Os proprietários tem que providenciar o conserto não um armário novo. Se colocaste os mesmo de volta no lugar não houve perda total dos armários então eles podem refazendo os mesmos de material de mesma qualidade usar o que estiver em perfeitas condições. não devias ter feito gambiarra, tinhas que ter refeito tudo com as devidas notas e recibos e judicialmente pedir a indenização.
      Abraços

      Excluir
  53. Olá. Meu vizinho tem uma garagem onde tem no final do terreno dois apartamentos.um é. Cima é outro em baixo,sendo que ele construiu as caixas de gorduras pro lado da minha casa,onde transborda a água da caixa de gorduras quando entope, problema que a água infiltra o muro,E já até criou um buraco por debaixo do piso é está partindo a minha parede , porque a água não tem pra onde escorrer e fica infiltrando. Já falei com ele a tempos ,quase toda semana , e ele diz que vai resolver é nada . O que eu devo fazer pra resolver essa questão.

    ResponderExcluir
  54. Olá. serviço feito errado. Solicite uma vistoria na prefeitura, eles vão fazer a vistoria no imóvel e constatar se existe alguma irregularidade e notificar para que seja corrigido. É teu direito. Abraços

    ResponderExcluir
  55. Olá.
    Estou com pedreiros no apartamento pois estão consertando o vazamento proveniente do apartamento do vizinho de cima, cujo conserto está sendo providenciado por este. No entanto, gostaria de saber se tenho direito de solicitar ao vizinho que providencie a limpeza do meu apartamento uma vez que a situação está causando danos pelo transtorno, inclusive psicológicos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana Mantovani

      quanto a limpeza do apartamento faça orçamento escrito com tua faxineira e apresente ao proprietário para quele ele autorize te indenizar após o fim da obra. Quanto a psicólogo é despesa sua, este tipo de imprevisto pode ocorrer em qualquer imóvel e somente se consegue identificar o problema quando se torna visível. Nunca irá residir em um imóvel onde não exista a possibilidade deste tipo de problema.
      Abraços

      Excluir
  56. Bom dia. Hoje fui informado de que um vazamento no meu apartamento causou um dano no armário do apartamento dois andares abaixo do meu, e o mesmo não é diretamente abaixo do meu. A dona quer que eu pague o concerto do armário, que segundo ela está estufado. Devo pagar, mesmo tendo sido notificado e prontamente disposto a reparar o vazamento? Suspeito que para ter estufado a porta do armário esse aviso já deveria ter sido dado muito antes, não seria uma possibilidade de má fé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. não tenho como avaliar má fé, porém se a água entrou e acumulou é possivel sim que o estufamento tenha se dado depois. A água acumula, gera umidade e depois estufa. O problema está em dano dois imóveis abaixo do seu. Um profissional deve ser chamado para atestar que realmente foi sei imóvel que causou já que ela deveria antes ter te comunicado que vazou no dela atingindo os móveis. Abraços

      Excluir
  57. Comprei um apto novo. O qual apresentou infiltração por causa de reforma do vizinho de cima. A construtora disse que o vizinho fez reforma no apto dele e perdeu a garantia... Meu apto continua na garantia. Esse reparo eh dever da construtora e ela acerta com meu vizinho ou eu que tenho que me acertar como vizinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônio

      O reparo é dever do vizinho que causou o problema porém deves pedir auxilio para a construtora em relação a tua garantia para não perde-la na reforma que o profissional do vizinho deverá fazer.
      Abraços

      Excluir
  58. Bom dia estou com uma infiltração no teto do meu banheiro que achando ser do morador acima fui conversar mais o banheiro dele está com o mesmo vazamento que agora já está escorrendo pelas paredes da cozinha o meu está escorrendo pelas paredes do quarto e sem parar fui conversar com a síndica do meu condomínio que disse não ser responsabilidade do condomínio mais acontece que eu não sei de onde está vindo o vazamento e a vizinha de baixo ao meu disse que está vazando no banheiro dela também não sei o que fazer pq o morador do quarto andar disse não ser do apt dele e a sindica pouco se importa obrigada as paredes do quarto e do banheiro não param de escorrer água e está saindo água pelas tomadas da parede e furos dos quadros obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sindica irresponsável pois pode ser tanto do imóvel do quarto andar como da coluna de água do condomínio. Se a infiltração ocorre no canto da parede é bem provável que seja coluna de água do condomínio e mesmo que for do apartamento a sindica deveria chamar profissional para verificar e notificar o causador do problema pois terão excesso de água na conta do mês.
      A origem do problema é o banheiro então juntem-se todos, desde o quarto andar até o da tua vizinha debaixo e chamem uma empresa especializada para fazer uma vistoria e laudo de onde vem o problema. Oi será do banheiro(piso) do quarto andar, já que ele diz que não tem nada no dele, ou será da coluna de água do condomínio. Com o laudo o responsável terá que consertar o imóvel dele e o de vocês. Se for coluna, a sindica deve providenciar tudo e ainda por cima a assembléia responsabiliza-la pelo prejuízo por ter sido negligente frente ao problema. Recomendo todos vocês a fazerem uma notificação extrajudicial ao condomínio relatando o problema e solicitando que o responsável acompanhe as providências cabíveis ou depois ela vai dizer que vocês não falaram nada.
      abraços

      Excluir
  59. Boa noite.
    Tenho um apartamento, em cima do meu apartamento existe um que esta vazio, trancado, largado sem manutenção, justamente por estar localizado próximo a praia, tem muita umidade e infiltração oriunda das chuvas, que estão adentrando as janelas e paredes. O chão é de taco, esta acumulando toda essa água, causando danos ao teto de meu imóvel.
    Tentei localiza-la, enviei uma carta registrada para que providencias fossem tomadas, mas não obtive resposta.
    Isso ja tem mais de 6 anos!
    Tenho medo que o teto cai.
    Fui orientada a chamar os bombeiros para que eles tomem as devidas providências.
    Por favor, me ajudem!! 😖😖🙏

    ResponderExcluir
  60. Olá. a primeira providencia é por escrito notificar o síndico do problema pois afeta não somente teu apartamento como o prédio e se faz necessário que ele tome ciência do fato pois poderá junto com o boleto do condomínio notificar a proprietária.
    A carta registrada já enviaste e faz provas de que a comunicou a não ser que tenha ido para endereço errado mas se tem certeza que é o endereço certo, tens comprovação da comunicação e desta forma podes pela via judicial resolver a questão porque os bombeiros não podem entrar no imóvel a não ser que tenha realmente risco imediato de desabamento. Eles vão fazer a revisão no teu teto porém isso um engenheiro pode fazer e te dizer de imediato. É bem provável pelo abando no que este imóvel possa estar penhorado ou algo parecido. O sindico pode te dizer se tem condomínio em dia e no cartório de imóveis tirando uma matricula atualizada pode constar se esta penhorado, etc.
    Abraços

    ResponderExcluir
  61. Maria
    Mto agradecida pelo feedback!
    Mais uma pergunta, por se tratar de imóvel particular, será que consigo resolver isso pelo MINISTÉRIO PÚBLICO? Ou devo contratar um advogado particular?
    🙏

    ResponderExcluir
  62. Pode resolver pelo Juizado Especial se a causa for menor que 40 salários mínimos do contrario precisa de advogado particular ou público que solicitas na Defensoria Pública se não puderes pagar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde,estou com um vazamento que vem do andar de cima perdi meu armário da cozinha e a umidade também passou para a parede da sala estragando meu papel de parede,o zelador trouxe um encanador aonde abriu no forró de gesso da cozinha um buraco para ver de onde vem o vazamento,mas não conseguiu ver ,solicitou ao morador acima mas me parece não estar com boa vontade de ajudar se ausentando sempre do imóvel o mesmo apartamento da passou umidade para o apartamento ao lado semanas antes depois que ele arrumou a umidade apareceu no meu.
    como posso resolver e de quem é a responsabilidade já que o ap acima e alugado.
    Se puder responder por imail
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o proprietário de cima tem que resolver o problema do apt dele que está causando isso e depois consertar o teu. Se há protelação, procure o juizado especial.
      Abraços

      Excluir
  64. Bom dia,
    Um vazamento no teto da unidade imediatamente abaixo da minha em um condominio parece indicar que ha' infiltracao na minha sacada devido a chuva.
    Nao tenho torneiras ou encanamento na sacada, apenas o ralo. A sacada e' coberta entao chuva so' entra pela frente, e uma das laterais pois a outra separa meu apartamento do vizinho ao lado.
    Contratei um engenheiro para verificar se ha' um problema de infiltracao na minha sacada, e caso se confirme vou solucionar o problema. Ainda nao sei como o engenheiro vai determinar isso.
    Quem e' responsavel pelos custos do reparo ou pintura do teto do vizinho abaixo ?
    Tive um problema semelhante no meu apartamento causado pelo uso da area do terraco acima da minha unidade que foi alugado a um dos condominos e eu mesmo arquei com os custos do reparo. Apos o vizinho ter feito o reparo da malha impermeavel do terraco.
    Se ficar provado que o vazamento veio mesmo da minha sacada, seria devido aos elementos e nao a nenhuma obra que eu tenha feito na sacada.
    Agradeco por antecipacao a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, sempre quem provoca o dano é quem arca com os consertos do vizinho salvo se o vizinho tenha feito obra no teto e estragado seu encanamento, porque é obrigação do proprietário do imóvel manter o mesmo em perfeitas condições de uso e manutenção de forma a não causar danos a terceiros. No teu relato ou temos um problema com teu ralo e encanamento deste ou com o rejunte do piso que poderia acumular água, lembrando que mesmo que se tenha um vazamento no meio do piso, a água acumulada se alastra e o mesmo pode surgir no vizinho em qualquer canto do teto. a última opção é passar entre os dois imóveis uma coluna de água do condomínio. o engenheiro tem condições de averiguar o problema e equipamentos para isso se necessário. Solicite a ele um laudo escrito se o problema não for causado por teu imóvel pois é este documento que te garante de isentar-se em relação ao que acontece no vizinho. O engenheiro provavelmente irá querer ver o imóvel do vizinho.
      Quanto ao imóvel que você mesmo reparou, deveria ter cobrado o condômino da cobertura na justiça porque a falta da malha causou o problema no teu imóvel e portanto era obrigação do proprietário(não do inquilino) reparar o teu apartamento.
      Abraços

      Excluir
  65. Olá, bom dia. Moro em um apto alugado, tem uns 5 meses que está com infiltração e eu reporto ao proprietário, mas nem sempre obtenho respostas, percebemos que o vazamento vem do apto de cima, o síndico já está ciente também. Mas afinal, quem deve comunicar o vizinho? Eu, o proprietário ou o síndico? E quem deve arcar com o prejuízo? Aguardo respostas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, o síndico acompanha para que tudo se resolva pelo proprietário que causou o problema visto que pode implicar em excesso de água no condomínio. Você deve por escrito notificar o seu proprietário/locador que que esta havendo infiltração do imóvel superior causando dano ao imóvel que você aluga, solicitando que ele tome providencias junto ao proprietário do apartamento xx. detalhe o cômodo e tipo de vazamento e que o sindico esta ciente e solicite que ele resolva a questão visto que a condição de inquilina te impede de resolver diretamente.
      Quanto ao proprietário de cima, converse com o mesmo sobre o problema pois ele deve resolver imediatamente e restaurar o teu apartamento. faça provas com as notificações pois tua obrigação é comunicar o proprietário.
      Abraços

      Excluir
  66. Bom dia, estou com problemas de vazamento do banheiro ao apartamento de baixo, foi trocado o anel de vedação do vaso sanitário e refeito o rejunte do banheiro. Acredito que seja um vazamento pelo cano e o vizinho não da acesso aos meus profissionais para analisarem o problema, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o problema é no seu imóvel a verificação deve ser a partir do seu banheiro, abrindo o piso. Ao abrir seu piso o cano com vasamento ficará visivel. Se a única forma de resolver é pelo teto do banheiro do vizinho do andar inferior terá que notificar o síndico do problema que gera excesso de água e notificar oficialmente o vizinho para que dê passagem sob pena de ser responsabilizado em indenizar os danos causados a terceiros, prinicpalmente se o problema se agravar devido a negativa de acesso. Repito. é pelo seu piso que você verifica o problema e é seu o dever de inclusive restituir o teto do vizinho. se este não dá acesso, comunique o síndico e o vizinho para isentar-se de responsabilidades. com certeza ele voltará atrás.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.