DIREITO DE PREFERÊNCIA - NOTICIA ERRADA

Muito comum é você ler na internet uma noticia errada. Poucos verificam sua veracidade antes de passar adiante. Na data de hoje circula na rede e já esta circulando no Twitter, diga-se de passagem por empresa do ramo que deveria dar o exemplo e não publicar sem antes verificar, uma noticia de que a chamada "Nova Lei do Inquilinato(12.112/09) que apenas alterou alguns artigos da Lei do Inquilinato em vigor 8.245/91, REVOGOU o Direito de Preferência do Inquilino na compra do imóvel locado por este.
Esta noticia errada é antiga, já foi corrigida a muito tempio pelo jornal em questão e hoje voltou a circular como se verdadeira fosse.

Não vou aqui informar o que foi publicado pois é noticia induz ao erro muitos locadores podendo trazer prejuízos a estas pessoa. Esta noticia foi vinculada em novembro de 2009 em um jornal eletrônico na internet.

Esclareço que a Lei em nada alterou o Direito de Preferência do Locatário.
Não existe nada na Lei 12112/09 que determine a revogação deste direito.
Continuam valendo os artigos 27 a 34 da Lei 8.245/91 em pleno vigor.

Sendo assim o locador continua sendo obrigado a dar preferência ao inquilino mesmo quando o contrato esta em prazo indeterminado, salvo se ele for proprietário do imóvel juntamente com outras pessoas que estas sim  terão a preferência na compra.
Também continua valendo a proibição de retomada do imóvel com prazo em vigência, obrigando o locador a vender com a locação em andamento e o comprador com o dever de desocupar o imóvel se desejar.
Continua valendo a obrigatoriedade de consultar o inquilino toda vez que algo na oferta a terceiros for modificado.

Induzir uma pessoa ao erro pode trazer sérios prejuízos a esta.
O profissional tem por obrigação não permitir que noticias como esta circulem.
Aos amigos solicito que façam circular esta informação

Resumindo: nada mudou

Lei 12.112/09
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12112.htm


Lei 8.245/91
http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8245.htm

Comentários

  1. Olá Maria tudo bem!
    Estou fazendo um curso de corretor de imoveis e gostaria de saber como um corretor divulga seu trabalho e consegue clientes, desde já agradeço e me desepeço
    Um grande abraço e muito sucesso
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo.
    No inicio é um pouco complicado pois você é profissional recém formado e é demorado formar tua carteira de clientes. Você deve aproveitar ao máximo todos os clientes que você atender em plantões de venda buscando orienta-los da forma correta e sempre mantendo um meio de contato. Tem muito corretor que atende o cliente e depois não lembra nem do nome porque o cliente não mostrou maior interesse. Outros dispensam curiosos que visitam os plantões esquecendo que estes um dia podem ser tornar clientes. O ideal é sempre anotar um telefone, email ou outra forma de contato de qualquer pessoa que te contatar. Manter-se atualizado em todos os assuntos relativos a profissão também é necessário. O restante vem com o tempo. Depois que você começa a vender, se o teu atendimento for de excelência o cliente acaba por te enviar outros clientes. Fidelização é a palavra. Lembre-se que depende somente de você. Dizer que você deve fazer 10 ligações por dia em um plantões de vendas é fácil mas saber para que 10 pessoas ligar é outra história.
    abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Maria muito obrigado pelas informações estou fazendo um blog para que eu possa incluir no meu proprio cartão além de telefone, e-mail os maiores meios de contatos possiveis e gostaria de saber se isso ajuda venho conversando com você como anômino porque meu blog está em construção mais logo vai estar pronto mais uma vez muito obrigado e desejo muito sucesso e que DEUS ilumine os seus caminmhos e da sua familía
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Maria muito obrigado pelas informações estou fazendo um blog para que eu possa incluir no meu proprio cartão além de telefone, e-mail os maiores meios de contatos possiveis e gostaria de saber se isso ajuda venho conversando com você como anômino porque meu blog está em construção mais logo vai estar pronto mais uma vez muito obrigado e desejo muito sucesso e que DEUS ilumine os seus caminhos e da sua familía, publiquei novamente por apresentar erros
    Um grande abraço
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Disponha sempre que precisar uma informação Rodrigo e quando o blog estiver no ar me envia o link para que eu te ajude a divulga-lo pois no inicio a circulação de pessoas é baixa então quanto mais divulgação tiver mais ele sobe na lista de site de buscas.Um abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  6. Maria mais uma vez obrigado, mais eu queria dizer colocar o endereço do blog no meu cartão de vizita pessoal e assim dar para as pessoas que eu atender no plantão, será que ajuda e aumenta mais o meio de contato, assim como telefone e e-mail
    Um grande abraço
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Sempre ajuda Rodrigo, tudo que for relativo ao teu trabalho vai te ajudar. Se você monta um blog profissional logicamente que ele deve constar no teu cartão de visita pois além de auxiliar teus clientes é um meio de contato e de conhecer teu trabalho, só não esqueça de mante-lo sempre atualizado pois montar um blog e depois deixa-lo de lado vai te prejudicar em vez de ajudar. Facebook, Twitter, MSN,etc são meios eletrônicos que estão rendendo muito bem como divulgação dos serviços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.