👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

CONTRAPROPOSTA NA COMPRA DE IMÓVEL LOCADO


Foto desenho em fundo claro de uma mão segurando um saco de dinheiro.

CONTRAPROPOSTA NA COMPRA DE IMÓVEL LOCADO

Como é tratada a contraproposta na aquisição do imóvel locado, quando o locatário recebe a notificicção de preferência, do locador, mas deseja oferecer um valor diferente do informado.

Breve resumo do direito de preferência na aquisição do imóvel locado

Determinado pelo artigo 27 da lei 8.245/91, tem regras de fácil entendimento e não dá margem a interpretação ou atos diferentes do proposto. Concede ao locatário, o direito de preferência na aquisição do imóvel, quando seu proprietário decidir vender. Pode ocorrer em duas situações:
✅ o locador receber uma proposta de aquisição, deixe em aberto e notifica o locatário para exercer seu direito de preferência nos mesmos termos da proposta recebida.
✅ o locador coloca o imóvel a venda e antes de anunciar, contratar imobiliária/Corretor de Imóveis, oferece ao locatário a preferência, aguardando por 30 dias a resposta.

O locatário terá 30 dias para responder se aceita ou não. Após o prazo, o direito automaticamente caduca. Também poderá optar por, ao receber a notificação, renunciar, por escrito, ao direito, por não haver nenhum interesse, independente do preço e forma de pagamento. Ato que poderá ser praticado na notificação recebida, segunda via do locador, no verso, de próprio punho ou de outra forma que possa ser comprovada.

O desinteresse do locatário em exercer a preferência na aquisição do imóvel

O locatário não tem obrigação de adquirir o imóvel que aluga e pode abdicar deste direto ao receber a notificação, durante os 30 dias para resposta ou simplesmente não responder, deixando caducar. Vencido os 30 dias, o locador poderá oferecer a terceiros. 

Na maioria das vezes em que o locatário tiver interesse na aquisição, ele efetuará uma contra proposta à notificação enviada pelo locador. O problema é que a legislação, que pode ser consultada, clicando no link em azul, no início do texto, não tem esta previsão e pode haver a perda do direito, se o locador estiver bem orientado.

O que ocorre se o locatário oferecer contraproposta na compra do imóvel locado

Sem rodeios, o locatário terá encerrado sua preferência na aquisição do imóvel alugado se, enviar proposta diferente da oferecida pelo locador. 
artigo 28 da Lei 8.245/91 informa que a preferência deve se dar pela aceitação integral da proposta. Sendo assim, não se admite a contraproposta, seja qual for.

O locatário que opta por tentar ganhar tempo, promovendo a contraproposta, descobrirá ao término do prazo decadencial que perdeu este direito. Os 30 dias de preferência a partir da data da notificação, se entregue no mesmo dia, ou do recebimento comprovado, é corrido e não se interrompe.

O que ocorre se o locador receber a contraproposta de preço na venda do imóvel

Não há impedimento ao locador em aceitar receber e analisar uma contraproposta de preço, prazo, forma de pagamento ou de garantia do locatário. Nos meus contratos costumo discutir com o locador se ele deseja seguir a lei ou inserir cláusula onde aceita, ou não, determinados atos, que de costume ocorrer. Alguns locatários utilizam a contraproposta para ganhar tempo, outros têm real interesse, mas por valor menor. O locador poderá ignorar, mas não está impedido de negociar, porém, o prazo decadencial segue correndo. O locador poderá dar mais prazo ao locatário para resposta, se assim desejar.

Não aceitando a contraproposta, recomenda-se que o locatário não assine a renúncia. Se o locador receber proposta diferente da oferecida ao locatário, terá por obrigação oferecer novamente a este. Nesta situação não ocorre mais o prazo de 30 dias, devendo o locatário responder de imediato.

Concluindo, o direito de preferência é de fácil entendimento no âmbito da notificação e exercício deste direito, mas não se esgota aqui. A legislação é mais ampla quando o locatário é preterido, há desistência de uma das partes, enfim, o assunto não se esgota por aqui.

📣 NOTIFICAÇÃO DE PREFERÊNCIA COMPRA DO IMÓVEL LOCADO: 
         SOLICITE ORÇAMENTO
         E-MAIL: mcamini150@gmail.com 
         Maria Ângela Camini



Comentários

  1. Olá. Tentei há pouco mandar uma pergunta, mas tenho dúvidas sobre a remessa. Aí vai, de novo: o proprietário decidiu vender o ap. que alugo; quanto tempo tenho para responder à carta que ele mandou? Quero oferecer uma contraproposta mas tenho medo de perder a preferência de compra. Ele pode nem responder minha contraproposta e passar o imóvel adiante? Ou eu tenho a chance de comprar pelo valor que ele pede, se ele não aceitar minha oferta? (Ele não detalhou as condições da venda, na carta; presuo que eu possa financiar pela Caixa, sem problemas.)
    Grato e parabéns pelo blog!
    Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Um caminhão bateu na minha residencia e a seguradora da empresa precisa me ressarcir o prejuízo, a seguradora me mandou uma proposta mas não achei viável, como mandar uma carta de contraproposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, responda nos mesmos moldes da proposta recebida anexando os comprovantes dos teus prejuízos e solicitando analise deste valor. não havendo acordo procure um advogado.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.