CONTRAPROPOSTA NA COMPRA DE IMÓVEL LOCADO

A pedido.

È sabido que o inquilino tem direito a preferência na compra do imóvel que loca.
Esta preferência não o atinge quando o imóvel tem mais de um proprietário caso em que o cooproprietário detém esta preferência.
Na mesma Carta de preferência que o inquilino recebe do locador ele pode logo abaixo dar a sua resposta datando e assinando de próprio punho.
Se houver por parte do inquilino a intenção de compra com proposta diferente da recebida este deverá formula-la por escrito e enviar ao locador dentro do prazo de 30 dias contados da data da carta que recebeu. Passado este prazo o locador estará livre para venda a terceiros.
A contraproposta não obriga o locador a aceita-la podendo este desconsidera-la, não aceita-la, entrar em negociação com o inquilino mas no oferecimento a terceiros por preço menor que o contraproposto deverá retornar a oferecer o imóvel novamente ao inquilino. Isso evita possíveis fraudes, quando o proprietário oferece ao inquilino por um preço a maior para que ele não exerça a preferência e depois vende por um preço a menor para terceiros.

Abaixo segue modelo de contraproposta feito pelo inquilino com o que deve conter.



COMPRA DO IMÓVEL LOCADO
CONTRAPROPOSTA A CARTA DE PREFERÊNCIA




Destinatário: Fulano de Tal(Locador)
Assunto: Contraproposta ao direito de compra do imóvel locado
Data:
Remetente: Fulano de Tal (Locatário)


Prezado Senhor.

Na data de (data completa) recebi sua manifestação de intenção de venda do imóvel sito a rua/av. (endereço completo) locado por minha pessoa com data inicial de (data inicial do contrato) e prazo de ___ meses ainda vigente, cumprindo assim a Lei 8.245/91 artigo 27 ao conceder-me o direito de preferência na compra.

Declaro ter interesse na aquisição do imóvel citado acima nas condições propostas abaixo. Pela proposta recebida ofereço uma contraproposta abaixo descrita.

Valor proposto: (escrever o valor em números e por extenso)
Forma de pagamento: descrever a forma de pagamento em detalhes

Ciente de estar dentro do prazo de manifestação do aceite determinado pelo artigo 28 da referida Lei, comunicando-o de forma inequívoca a minha decisão, aguardo o retorno desta contraproposta .

O aceite a compra do imóvel somente vincula as partes se o valor contra proposto for aceito pelo locador, não tendo eu interesse em adquiri-lo nas condições iniciais propostas pelo motivo que segue.
(descrever o motivo pelo qual vc não aceita a proposta inicial)

Caso esta contra proposta não seja aceita pelo senhor declaro somente voltar a ter interesse na compra do imóvel se nova oferta por valor igual ou menor contraproposto for oferecida a terceiros desejando que novamente seja oferecida a preferência a minha pessoa.

Aguardo retorno

Cordialmente,


                                                           ________________________
                                                                          Locatário





Comentários

  1. Olá. Tentei há pouco mandar uma pergunta, mas tenho dúvidas sobre a remessa. Aí vai, de novo: o proprietário decidiu vender o ap. que alugo; quanto tempo tenho para responder à carta que ele mandou? Quero oferecer uma contraproposta mas tenho medo de perder a preferência de compra. Ele pode nem responder minha contraproposta e passar o imóvel adiante? Ou eu tenho a chance de comprar pelo valor que ele pede, se ele não aceitar minha oferta? (Ele não detalhou as condições da venda, na carta; presuo que eu possa financiar pela Caixa, sem problemas.)
    Grato e parabéns pelo blog!
    Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Um caminhão bateu na minha residencia e a seguradora da empresa precisa me ressarcir o prejuízo, a seguradora me mandou uma proposta mas não achei viável, como mandar uma carta de contraproposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, responda nos mesmos moldes da proposta recebida anexando os comprovantes dos teus prejuízos e solicitando analise deste valor. não havendo acordo procure um advogado.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.