BUSCAR IMÓVEIS PELO ENDEREÇO

BUSCAR IMÓVEIS PELO ENDEREÇO

As vezes, a pessoa precisa verificar a situação de um imóvel e somente possui o endereço completo deste. A principio, o endereço completo é suficiente para fazer a busca do imóvel e verificar a matricula atualizada do mesmo.

Há casos em que esta busca não é possível e assim o número da matricula é fundamental para localizar o imóvel nos arquivos do Cartório de Registro de Imóveis. Para que um imóvel seja localizado pelo endereço necessário é que tenha cadastro municipal com incidência de IPTU e esteja com seus dados todos atualizados na matricula.

Sempre que houver alguma alteração nos dados do imóvel o proprietário deverá solicitar através de requerimento próprio do Cartório de Imóveis a devida alteração para assim manter os dados atualizados.

Se o proprietário não atualizar os dados e houver alguma alteração quanto a nome de rua, número, CEP, etc, o cartório não conseguirá localizar o imóvel baseando-se no endereço, obrigando o solicitante a proceder a busca apresentando o número da matricula imobiliária.

Existem cartórios que se negam a fazer este tipo de busca exigindo o número da matricula imobiliária. Insista com o funcionário do Cartório porque o mesmo tem um Livro nº 4 (indicador Real) onde todos os imóveis da serventia são cadastrados neste livro pelo endereço, portanto a busca é possivel. Se mesmo assim houver negativa faça uma reclamação escrita ao juiz que responde pelo cartório. existem exceções que são os imóveis públicos de invasão que não possuem endereço e portanto resultarão me busca negativa.

Atualizado em 2017

Comentários

Anônimo disse…
Posso descobrir o nome do proprietario de um imovel na internete pelo endereço do imovel?
Maria disse…
Não, não é possivel. o proprietário pode ter apenas o contrato de compra e venda e não ter ainda a escritura, portanto o ideal é que seja solicitado n9o Cartório de imóveis uma Certidão de propriedade imobiliária.
abraços
Anônimo disse…
Ói maria Angela! Uma pergunta: Um terreno foi dado em doação para uma prefeitura,foi criada uma lei específica para isso. No entanto os quiosques e uma casa que ficavam sobre o terreno permaneceram em nome dos antigos proprietários (esta escrito na tal lei). Como posso saber ou me informar a quem pertence estes imóveis? Consigo pela internet ou telefonema? É que a cidade é muito longe de onde moro.Penso em me mudar para lá e alugar os quiosques e a casa...obrigado!
Maria Angela disse…
Olá. solicite no cartório de imóveis da cidade uma matricula imobiliária. nela constará o direito de superfície e em nome de quem ele está. È reciso apenas o endereço completo do terreno.

abraços
Jonatas Souza disse…
Ten doi falsos corretores negociando lotes de uma imobiliaria falida isso e possivel?
Maria Angela disse…
Oi Jonatas Souza, se a imobiliária faliu e tinha bens estes bens pertencem a massa falida da empresa,s e eram de terceiros os que se dizem corretores não podem negociar salvo se tiverem procuração do proprietários dos terrenos.
solicite a quem se identifica como corretor que ele te apresente a carteira do CRECI e a autorização de venda do proprietário que o habilita a negociar os terrenos. abraços
Anônimo disse…
boa tarde tenho interesse num terreno, ele está abandonado a muitos anos, queria saber como localizo o proprietário só tenho o endereço do terreno como faço? obrigado
Maria Angela disse…
Olá, com o endereço completo procure o cartório de imóveis da região e solicite uma certidão de propriedade imobiliária. virá o nome do proprietário.
abraços
Anônimo disse…
Olá meu pai era caseiro de uma casa próximo a Barra da Tijuca e agora no dia 24veio a falecer.. pelo que sei os donos do imóvel foram morar nos Estados Unidos como faço pra descobrir alguém pra avisar que meu pai faleceu e pra eles poderem por um outro caseiro ne..
Maria Angela disse…
Olá, sinceramente não sei como vais fazer. Teu pai devia ter anotado alguma forma de localização dos proprietários. Como ele recebia salário, como recolhiam os impostos referentes ao teu pai, quem pagava luz e água e demais despesas. Tem que haver um procuradora por aqui.
abraços
Anônimo disse…
RESPOSTA DA MINHA PESQUISA
Anônimo disse…
Olá, como faço para descobrir novo endereço e nome de uma empresa(Imobiliária), ela me deve um valor x, mudou e não deu nenhuma informação da nova localização e novo nome...???
Maria Angela disse…
Olá, deve ter mudado a razão social mas o CRECI juridico continua o mesmo, solicite ao CRECI do estado o novo endereço.Podes dar parte dessa imobiliária.
abraços
Anônimo disse…
Obrigada!!
Unknown disse…
Olá querida Maria! queria saber se o titular do IPT e o mesmo proprietário da escritura do Imóvel. Ou o titular do IPTU pode ser um ea escritura pode estar em outro nome.
Maria Angela disse…
Olá. o titular é quem consta com o nome na matricula. O IPTU pode estar em nome de quem tem apenas a posse ou o usufruto do imóvel. Só é dono do domínio do imóvel quem constar o nome na matricula imobiliária.
abraços
Anônimo disse…
Preciso saber quem é o proprietário desse imóvel rua Antônio v.m.rezende,212 planalto do sol Sumaré







Maria Angela disse…
ATENÇÃO: não faço buscas de propriedade imobiliária por email, vocês tem que ir ao cartório de imóveis da zona de endereço do mesmo e pedir uma certidão de propriedade imobiliária.
Unknown disse…
Boa noite quero comprar uma terreno com uma casa só que é de posse, a casa já existe a uns 20a e já teve 2 donos e eu será a terceira o que eu tenho que saber antes de fechar negócio
Unknown disse…
Olá Maria, preciso muito de sua ajuda.. minha má e tem um terreno na praia que comprou de uma determinada pessoa...ela tem esse terreno construído a mais de 6 anos, tem água e luz no nome dela.. mas cm esse terreno é na praia ela só vai de vez em quando.. ao chegar lá no meio deste ano tem umas pessoas morando lá ... invadiram... minha má e foi na delegacia e eles apresentaram uma escritura, mas nessa escritura não especifica a casa da minha mãe, mas ela disse que a casa da minha mãe está dentro do terreno dela.. pode isso mesmo o terreno da minha má e sendo murado e tudo... nós estamos achando que a escritura dela é falsa... isso é possível? Por favor nós ajude, sabemos que tem alguma coisa errada nessa história, mas não sabemos por onde começar... Obrigada
Maria Angela disse…
Olá. É possivel ser falsa como é possivel que quem vendeu para sua mãe tenha vendido novamente se era o proprietário na matricula o que é estelionato. sua mãe deve ter o IPTU em nome dela então procurem imediatamente um advogado para entrar com reintegração de posse. Se essa escritura for original é problema sério pela frente.

abraços
Maria Angela disse…
Olá, Tens que pedir a eles os contratos anteriores para que te seja vendida a posse e assim poderes já entrar com usucapião deste imóvel. No contrato de venda deve constar que eles transferem o direito da posse adquirida na data xx de cada um para completar estes 20 anos.
abraços
aboliver disse…
Boa noite, vi seus comentários e me esclaresseram bem. Parabéns. Gostaria de saber se posso comprar um terreno que possui contrato de compra e venda do atual e de mais dois antigos donos. Eu terei como regularizar definitivamente? Tenho como saber se ele possui rgi em nome de alguém ou se ainda não possui?
Maria Angela disse…
Com o endereço do imóvel solicite matricula atualizada no cartório de imóveis para verificar a situação e a comprovação de todas as posses bem como IPTU quitados dos últimos 5 anos. cuidado com este tipo de compra pode ser área verde que não tem como regularizar
Anônimo disse…
O cartório disse que não pode informar o proprietário, a não ser que tenha matrícula, no caso quero comprar ou alugar a casa, que esta parecendo abandonada, se eu soubesse quem é o proprietário não precisaria disso. Fiquei de mãos atadas.
Maria Angela disse…
Peça ao cartório uma certidão de propriedade imobiliária e forneça o endereço completo do imóvel, não precisa numero da matricula ou esse cartório é muito antigo e criou dificuldades por nada.
Abraços
Anônimo disse…
como descobrir a localizaçao de um terreno pelo nome do proprietario.
Maria Angela disse…
Olá, solicitando uma certidão de propriedade imobiliária no cartorio distribuidor da cidade.
abraços
Anônimo disse…
Boa noite. Estou sendo cobrada judicialmente por atraso de IPTU de um apto que devolvi em 2008. O que devo fazer para solicitar que a prefeitura retire o meu nome de cobrança do IPTU, já que o imóvel não pertence a mim.
Maria Angela disse…
Olá, já passou mais de 5 anos, teu advogado tem que pedir a extinção do processo pois a divida já caducou. Se devolveu o imóvel deves comprovar que não é mais teu, a prefeitura não tem como adivinhar que um imóvel foi devolvido ou vendido por contrato se não constar na matricula. Se era de cooperativa procure a mesma para retirar teu nome. Cabe uma ação por danos ao teu nome, consulte um advogado.
Abraços
Cinezio Borges disse…
Gostaria de saber se vc pode tirar uma ônus Reais na cidade do Rio de Janeiro, de um imovel na Rua Antonio Bsilio, Tijuca, RJ. E qual o preço.
Tambem gostaria de saber o preço de uma certidão de propriedade do mesmo imóve. Favor mandar e-mail para cinezio222@gmail.com
Maria Angela disse…
Oi Cinezio, sou de Porto Alegre, RS, só tenho como fazer este serviço para imóveis daqui.
abraços
Clovis Rathje disse…
Boa noite!
Tem um terreno abandonado, como faço para saber se tem matrícula ou/e proprietário um terreno?
Sendo que sei nome da rua, mas não sei o número?
Como devo proceder?
Grato
Maria Angela disse…
Oi Clovis

Tens que conseguir o número para poder pelo endereço verificar no cartório de imóveis quem é o dono. Se não tem numero pode ser terreno público e aí não tens como fazer usucapião. converse com vizinhos para saber mais sobre o terreno.
Abraços
comprei um lote escriturado ha 20 anos fizemos contrato de gaveta. o antigo proprietario mudou e já procurei de todas as maneiras. existem empesas confiaveis para achar essa pessoa? contrui uma casa enorme tenho luz, agua tudo em meu nome.
Maria Angela disse…
Oi Elizabeth. Se tens o nome completo e CPF dele podes tentar localiza-lo em consulta pela internet. Já procuraste somente na cidade ou estado e restante do país? Se tens nome e CPF, existe o site da Fenix que podes procurar endereço em rede nacional. Abraços
Boa noite comprei um terreno em Pernambuco com escritura de posse depois de 3 meses fui cercar mais um vizinho disse q o terreno tinha dono era um policial para mim tímida disse q ele tinha documentos escritura definitiva mas não vi até agora é o q q fasso me dê uma luz por onde começar.
Maria Angela disse…
Olá Alexsandro, procure urgente um advogado, você pode ter sido vitima de estelionatários. Se ele é dono oficial é só tirar uma copia atualizada da matricula do terreno no cartório de imóveis que erá o nome dessa pessoa que se diz dono. Se estas residindo no terreno não sai sem ordem judicial.
Abraços
Abraços
Marie disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marie disse…
Boa noite como posso ajudar minha avó de 66 anos aposentada por invalidez(def.metal) a deixar um testamento dividindo seus bens com duas filhas e eu e meu irmão no caso netos dela. Minha vo tem uma casa e no terreno as duas filhas construíram suas casas minha vo pode deixar em testamento a casa dela pra mim e meu irmão? E a casa dela ta sem documento pq no tempo deu uma inxete e ela perdeu,ela me disse que era um documento de compra e venda do antigo dono da casa como posso ajuda la. Obgda
Maria Angela disse…
Oi Maria.
sua avó pode dispor livremente de 50% dos bens então o ideal é que as filhas assinem concordando com este testamento. Procurem um cartório de notas para se informar porém a documentação do imóvel tem que entrar com usucapião se era contrato particular.
Abraços
Anônimo disse…
bom dia,
meu nome é DAIANA.Tenho umas duvidas,meu pai é aposentado,é alcolatra,tem problemas de saúde,mora sozinho.Porém,tem uma pessoa que fica com ele so nao dorme.Moro longe, porem, tenho duvidas dessa pessoa que fica com ele,acho que ela deve ter passado os imoveis para o nome dela,sem ele perceber,pois ele nega que nao passou nada pra a mesma.Tem alguma maneira de saber se ainda está no nome dele os imoveis?
Maria Angela disse…
Oi Daiana. Para que ela passe os imóveis para o nome dela é preciso que ambos compareçam a um cartório de notas para fazer uma procuração a ela dando poderes para transferir para si mesmo os bens ou então teu pai fazer as escrituras de venda ou doação para esta pessoa e sóbrio porque se o cartório identifica álcool na pessoa não segue adiante o procedimento.
Cada imóvel tem uma matricula imobiliária arquivada no cartório de registro de imóveis do zoneamento do endereço destes. Peça a matricula atualizada de cada imóvel no seu respectivo cartório. a matricula vai trazer os dados do proprietário que deve constar o nome de teu pai. solicite a um conhecido na cidade que tire estas matriculas para você ou então peça utilizando o cartório online que é mais caro mas você verifica com exatidão. Abraços
Anônimo disse…
Olá boa tarde... Gostaria de saber se no cartório de registro de imóveis eu consigo o contacto do proprietário de um terreno que já esta abandonado a anos pois tenho interesse em compra-lo
Maria Angela disse…
Olá. Não, você consegue saber quem é o proprietário e a situação do imóvel até os dias de hoje mas não vais conseguir o endereço por exemplo.
Abraços
rogerio elias disse…
Boa tarde, sou corretor de imóveis aqui em Sumaré caso precise de assessoria e acompanhamento conte comigo. Rogério Elias (19) 991677811- CRECI 157474. Att.
Anônimo disse…
Boa noite
Gostaria de uma informacao

O juiz obriga uma pessoa a vende seu imovel mesmo ele sendo de doacao

Ou ele so obriga a vende com um regiatro original

Pq minha mae so tem um papel de doacao feito pela minha avo que ainda esta viva
Ela nao tem registro porque nao pertence a ela o registro original e de outra pessoas
Maria Angela disse…
Olá. Para que o juiz autorize a venda é preciso a matricula imobiliária em nome de quem está solicitando a venda judicial. Um pedaço de papel não tem valor como doação. Se tua avó tem outros filhos a coisa complica. Se o registro não está em nome de tua avó tem que fazer usucapião deste imóvel.
Abraços
lurdes silva disse…
boa noite comprei um imóvel na mão de uma pessoa e anteriormente a mesma comprou com outra que comprou com o titular do lote com um barracão,o proprietário dono que emitiu o contrato particular de compromisso de compra e venda diz no documento ter registro na prefeitura mas nenhum de nós temos a escritura, agora quero legalizar como devo proceder da melhor maneira tendo em vista poucos condições financeira gostaria de ter a escritura mas ninguém tem o contato do primeiro dono do lote, você ´poderia me ajudar por gentileza. DESDE JÁ fico grata e aguardo! DEUS TE ABENÇÕE
Maria Angela disse…
Olá Lurdes

estas compra e venda sucessivas vão te obrigar a obter a propriedade via usucapião ou então procurar o loteador que vendeu a esta pessoa o lote para ver a possibilidade que te passar a a minuta da escritura como cessão de direitos. Precisa sim dinheiro, se tens pouco dinheiro o usucapião via justiça gratuita é o melhor caminho.
Abraços
Unknown disse…
Olá, ótimo blog. Uma dúvida: queria alugar uma casa na imobiliaria por 6 mese, pago adiantado, mas ainda assim me exigemmum avalista. É correto fazerem isso?
Anônimo disse…
Boa tarde, Maria

eu agencio imoveis para locação geralmente eu consigo o numero do apartamento junto com o nome do edifício e endereço e vou ate o setor de
IPTU mesmo assim não é certo que seja a pessoa que me dizem. Tem uma outra forma que possa ser amais eficaz e junto consiga também o contato ? Quando consigo o nome tenho que jogar na internet quando não consigo achar pelo facebook mas isso da muito trabalho e algumas vezes não tenho resultado.
Maria Angela disse…
Olá. Não. Se vais quitar o contrato inteiro antecipadamente não há como pedir fiador porém se não apresentares alguma garantia não vão te locar desta forma por conta do risco de renovação automática impedindo a desocupação. o locador não é obrigado a locar com quitação antecipada.
abraços
Maria Angela disse…
Olá. O melhor meio é conversando e mantendo bom relacionamento com porteiros e zeladores. eles são ótima fonte de informação. Abraços
Max disse…
Olá tenho o endereço completo do imóvel mais alguns nomes gostaria de obter mais informações do imóvel tipo quem realmente é o dono dele e se tem dívidas a pagar como faço isso ? Obrigado ..
Maria Angela disse…
Oi MAX, no cartório de registro de imóveis solicite uma busca pelo endereço completo e peça uma matricula atualizada. Abraços
Livia Barbosa disse…
Olá Maria Ângela, vi seu blog por acaso e amei o modo como vc dá atenção p/ seus leitores MUITOS PARABÉNS PRA VC!

BEM AGORA VAMOS AS DÚVIDAS... meu marido tem 5 irmãos e os pais dele morreu deixando um terreno, hoje apenas quatro dos irmãos inclusive meu marido moram no terreno cada um com suas casas distintas mas no mesmo terreno, nos queremos fazer documentação da nossa casa mas eu não sei nem por onde começar pois não temos nenhum documento de nada por favor me diz o que posso fazer para obter os documentos necessários e assegurar a propriedade da nossa casa.

DESDE JÁ EU AGRADEÇO MUITO PELA SUA ATENÇÃO!
Maria Angela disse…
Oi Livia Barbosa. É preciso abrir o inventario conjunto de teus pais onde será transmitido aos herdeiros o terreno na proporção de 1/5 para cada um e as benfeitorias na mesma proporção ou da forma que for acordado por todos. è preciso que o irmão que não fez casa no imóvel se manifeste sobre o que fazer com o 1/5 do terreno dele se venda para vocês, se abre mão antes de iniciar o inventario, etc. Vão ter que chegar a um acordo. fechado o inventario vocês todos podem na prefeitura pedir a separação dos IPTU e inclusive no cartório fazer um condomínio no local para que cada um tenha escritura pública da sua casa, mas antes de tudo o inventario tem que ser feito. Abraços
Anônimo disse…
Eu também tentei pesquisar no cartório se o terreno que estou pretendendo comprar é de propriedade pública ou particular. E no Cartório eles me disserem que só fazem a busca de terrenos registrados. Para imóveis sem escritura, a busca tem que ser feita na prefeitura.
Igor disse…
Ola, Maria Angela. Gostaria de tirar uma dúvida: Minha avó faleceu, tinha 2 terrenos como herança de seus pais, porém, o segundo terreno não está no nome dela, esta no nome do antigo dono -o qual a mãe de minha avó havia comprado o terreno-. Minha avó deixou como herdeiros, 2 filhos. Meu pai mora no terreno que esta em nome de minha avó, e meu tio no outro terreno que não está. Meu tio esta entrando na justiça para abrir inventário para separação de bens de minha avó. O outro terreno não entrará neste inventário? No caso meu pai sairá na desvantagem? Meu tio terá direito de 50% do terreno em que meu pai mora? E meu pai não terá direito no outro terreno? Há discordância da parte de meu pai, mesmo assim, ele é obrigado pela justiça a aceitar esta situação? Como podemos proceder a esta situação? Por favor, me oriente, estamos desesperados! Aguardo sua resposta. Obrigado.
Maria Angela disse…
Oi Igor
Procurem um advogado, os dois imóveis tem quer ser partilhados mesmo que não tenha documentação. O imóvel de seu tio será regularizado por usucapião.
Abraços
Unknown disse…
Olá, gostaria de tirar uma dúvida, eu e minha família moramos a mais de 20 anos em uma casa mas não temos o documento , só que uma vizinha antiga diz que onde moramos é um lote grande que nele há 3 casas ou seja são 3 donos gostaria de saber como faço para dividir esse terreno e registrar no nome do meu pai tudo bem direitinho como deve ser ? Por onde posso começar?
Por gentileza me de uma luz ,desde já agradeço.
Maria Angela disse…
Olá, tem que ser feita uma análise da matrícula imobiliária desse lote, quem tem o domínio, quando foi adquirida as posses para todos juntos por usucapião adquirir a propriedade e dividir se a lei municipal permitir. Comecem pesquisando a matrícula no cartório de imóveis.
Abraços

POSTAGENS MAIS LIDAS

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO-MODELO

DECLARAÇÃO DE POSSE

QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO