👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

MODELO DE CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL

Segue abaixo um modelo simples de locação residencial. A maioria insiste em fazer contratos com longas cláusulas legais quando o mais fácil e objetivo seria colocar os dados obrigatórios que são as identificações das partes contratantes, o objeto que é o imóvel e as cláusulas de acordos obrigadas em lei a estarem escritas para serem válidas.
Para evita maiores problemas aconselho sempre que o contrato acompanhe uma cópia da Lei de Locações 8.245, sendo opcional, pois é obrigação das partes conhecer a lei porém é importante informar em cláusula contratual a existência da lei na qual o contrato se baseia.
Todo contrato de locação deve ter um número que o identifique logo abaixo do título para que o Termo de Vistoria que é parte integrante do contrato mas realizado em separado seja vinculado pelo número do contrato.
O contrato Residencial não necessita de registro no Cartório de títulos e Documentos salvo se for para proteção por perda pois ele é fundamental em uma ação judicial. Fica a critério do proprietário registra-lo ou guarda-lo com cuidado.
É fundamental para segurança de todos que as partes reconheçam firma em tabelionato. È um custo baixo mas uma segurança para quem loca. Isso inclui os fiadores do imóvel também.
As testemunhas não precisam reconhecer firma.
Vale lembrar a obrigatoriedade da fonte tamanho 12 nos contratos.

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL
RESIDENCIAL
Nº_____





LOCADOR (A): Maria Ana Fulana de tal, brasileira, solteira, Secretária Junior, portadora do RG Nº 0000000000 expedido por SSP (secretaria de segurança pública) e CPF Nº 000 000 000/00, residente nesta cidade e estado e domiciliada a rua/av. Pirilampo dos pirilampos nº 000/00, Bairro qualquer, CEP 00 000 000.


LOCATÁRIO (A): Eunice Sicrana de Tal, brasileira, solteira, Recepcionista, portanto a da RG Nº 0000000000 expedida por SSP(Secretaria de Segurança Pública) e CPF Nº 000 000 000/00, residente nesta cidade e estado e atualmente domiciliada a rua/av. Paparico nº 00, Bairro Tal, CEP: 00000000.


OBJETO: o imóvel objeto deste contrato de locação de propriedade da LOCADORA, destina-se ao uso RESIDENCIAL da LOCATÁRIA e seus familiares e localiza-se na rua/av. Macamenia Siri Nº 00, Bairro Tal, CEP 000000000, nesta cidade e estado. Está matriculado no Cartório de Registro de Imóveis da ____ Zona sob a Matrícula de Nº ______. O objeto desta locação NÃO INCLUI o uso de vagas de garagem no condomínio.


ALUGUEL: as partes contratantes ajustam o valor de R$ xxx.xx ( escrever por extenso o valor) como valor inicial a ser pago todo o dia 10 de cada mês no local de residência do locador(descrever se for o caso) ou onde este indicar(descrever o local e forma de pagamento). Fica estipulada a MULTA por atraso no pagamento do aluguel na proporção de 10% acrescidos de 1% ao mês e correção monetária após 30 dias de mora baseada no IGPM mensal. A LOCADORA determina que o LOCATARIO seja considerado em MORA após o 3º (terceiro) dia de vencimento do aluguel. O pagamento do aluguel estende-se até a entrega das chaves a LOCADORA. Na hipótese de ocorrência de pagamento antecipado do aluguel, a LOCADORA concede a LOCATÁRIO 5% de desconto sobre o valor do aluguel sem as taxas.


PRAZO: o presente contrato tem prazo de _____ (escrever por extenso) meses (escrever por extenso) e inicia-se na data de ______ (escrever por extenso), com término previsto na data de _____ (escrever por extenso). Ao término do prazo contratual se não houver manifestação das partes por escrito em contrário, prorroga-se o contrato de locação por prazo indeterminado podendo as partes encerrá-lo bastando comunicar por escrito com 30 dias de antecedência, salvo contratos com prazo menor que 30 meses.


FIANÇA LOCATÍCIA: assume a fiança do imóvel o Senhor Beltrano de Tal portador da RG Nº 0000000000 e CPF Nº 000000000/00, brasileiro, Advogado e sua esposa Senhora Beltrana de Tal portadora da RG Nº 000000000 e CPF Nº 000 000 000/00, do lar, residentes a rua/av. Rasputim Nº 0000, Bairro, cidade, estado. Os Fiadores apresentam como garantia os imóveis abaixo relacionados:
- Apartamento sito a rua ________________, Bairro, cidade, estado, inscrito sob a matricula de Nº ________ ;
- Casa sita a Av. _______________, Bairro, cidade, estado, inscrito sob a matricula Nº ________.
Os fiadores declaram que os imóveis não possuem qualquer Ônus Real encontrando-se livres e desembaraçados. Os fiadores obrigam-se a responder pela fiança deste imóvel objeto de locação até a definitiva entrega das chaves e encerramento do contrato.


MULTA CONTRATUAL: as partes acordam multa no valor de 03 ALUGUÉIS ATUAIS PROPROCIONAIS AO TEMPO QUE FALTAR para encerrar o contrato como forma de indenização ao(a) locador(a) por desocupação antecipada do imóvel. A Multa não se aplica nos casos em que a Lei 8.245 permite a isenção do locatário. O LOCATARIO poderá desocupar o imóvel aos 12 meses de locação sem pagamento de multa bastando comunicar no 11º mês, o locador, por escrito, de que deseja encerrar o contrato.


REGÊNCIA: as partes acordam que este contrato rege-se pela Lei específica 8.245 e o Código Civil em vigor nos casos em que a Lei referida for omissa, concordando que ambos tomaram ciência do teor da referida Lei dispensando assim conter este as cláusulas legais pertinentes a locação de imóvel residencial.



As partes acordam e aceitam as seguintes cláusulas:


PRIMEIRA: o ALUGUEL será reajustado a cada 12 meses contados da data de inicio da locação pelo índice oficial do governo, acumulado, estabelecendo as partes contratantes como índice escolhido o IGMP (Índice Geral de Preços ao Consumidor) medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas). A aplicação do índice acumulado ocorrerá sobre o valor do aluguel vigente na data. Qualquer valor em contrário ao oficial dependera de acordo entre as partes.


SEGUNDA: o LOCATÁRIO ficará RESPONSAVEL pelo PAGAMENTO das TAXAS MENSAIS de CONDOMINIO E IPTU (imposto predial e territorial urbano) e SEGURO INCÊNDIO bem como todas as despesas inerentes a obrigação do locatário estabelecida na especifica lei de locações. O locatário se compromete a comunicar e entregar ao locador todo e qualquer documento que chegar a suas mãos referentes ao imóvel.


TERCEIRA: ao término do presente contrato o locatário deverá restituir o imóvel ao locador nas mesmas condições recebidas e descritas no TERMO DE VISTORIA INICIAL, parte integrante deste contrato de locação. Fica estabelecido que o LOCATARIO pague ALUGUEL PRÓ-RATA dos dias que estiver na posse do imóvel para reforma de entrega onde fará uso de profissional de sua confiança. Ficará dispensado do pagamento se aceitar orçamento e profissional de confiança do LOCADOR(A).


QUARTA: o locador fica desde já autorizado pelo locatário a vistoriar se desejar, anualmente o imóvel e solicitar ao locatário que providencie os reparos que achar necessário para a conservação do imóvel.


QUINTA: se houver falecimento ou insolvência dos fiadores bem como o desaparecimento dos bens dados em fiança, o LOCATÁRIO compromete-se a no prazo máximo de 30 dias apresentar nova fiança locatícia ficando desde já comunicado de que A LOCADORA não aceita CAUÇÃO de bens móveis.


SEXTA: em caso de Ação judicial de despejo ou cobrança de divida referente à locação do imóvel fica estabelecido que o LOCATÁRIO seja responsável pelo pagamento das custas judiciais e extrajudiciais mais honorários advocatícios de 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa.


SÉTIMA: o LOCATARIO declara estar ciente de que o não pagamento do DOC de aluguel impedirá o recebimento dos próximos a vencer, devendo providenciar a regularização dos aluguéis vencidos para posterior pagamento do atual.


OITAVA: as partes acordam que toda e qualquer comunicação referente a locação será na FORMA ESCRITA E INEQUIVOCA e com assinatura de recebimento. Por forma inequívoca entende-se “EM MÃOS” ou envio através do CARTÓRIO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS.


NONA: AS PARTES ELEGEM O FORO desta cidade de ___________ para solucionar qualquer problema referente a este contrato que não seja acordado entre as partes de livre vontade ou venha a colocar em dúvida qualquer item relacionado.


DÉCIMA: o LOCATÁRIO afirma ter recebido da LOCADORA uma cópia do TERMO DE VISTORIA e da LEI 8.245, devendo ao receber as chaves tomar ciência junto ao condomínio do REGIMENTO INTERNO E CONVENÇÃO CONDOMINIAL.




E por estarem cientes e de acordo com todas as cláusulas deste contrato e as cláusulas legais estabelecidas na Lei de Locações 8.245, as partes contratante, seus fiadores bem como herdeiros e sucessores de todos, assinam este instrumento em 03(três) vias de igual teor e um só efeito juntamente com as testemunhas abaixo relacionadas e identificadas.



Cidade e data completa

LOCADOR:
CPF


LOCATÁRIO:
CPF:

FIADORES
CPF

TESTEMUNHA 1
CPF

TESTEMUNHA 2
CPF


TESTEMUNHA 3
CPF




Comentários

  1. Oi Maria,
    Bom dia!

    Qual o modelo de contrato você recomendaria para quem tem receios de o inquilino não pagar?

    a) Um contrato por temporada ?
    b) Um contrato por 30 meses?
    c) Qual o tipo de contrato o inquilino não teria direito à renovação imediata do contrato?

    Parabens pelas postagens!
    Já copiei este para uso.

    ResponderExcluir
  2. Olá. O contrato pro temproada somente pode ser feito por 90 dias. vencidos os 90 dias se o locatário continuar no imóvel o contrato vira por prazo determinado de 30 meses e não podes pedir o encerramento. Significa que se locas por 90 dias não podes renovar nem fazer novo contrato com o mesmo inquilino. A vantagem é que podes cobrar o aluguel e taxas dos 90 dias antecipado.

    nos outros contratos de 30 meses ou mais ou menor que 30 meses não ha como você se garantir a não ser usando o seguro fiança como tipo de fiança. neste seguro a seguradora te indeniza e cobrar ela do inquilino.

    Se tens receio de o inquilino não pagar, não loque porque depois tira-lo do imóvel somente pela via judicial que é muito mas muito demorada.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gostaria de um modelo de contrato de 12 meses com pagamento adiantado dos 12 meses e não devolução do qualquer quantia caso locatário deixe o imóvel antes do término do contrato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula Caldas, não tenho este tipo de modelo por ser prejudicial ao locador pois vencido os 12 meses o contrato se renova por prazo indeterminado por força da lei.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.