IRPF - EMPRÉSTIMO PARA COMPRA DE IMÓVEL DE TERCEIROS
Há casos em que você deseja comprar um imóvel para alguém, seja seu filho, mãe, avó, não interessa. Você deseja ajudar esta pessoa e faz um empréstimo para que ela possa comprar o imóvel. Este empréstimo deverá ser declarado tanto na sua declaração como na da pessoa que recebeu o dinheiro como pagamento e na declaração de quem comprou imóvel. Desta forma temos os seguintes lançamentos:
1) Você deverá declarar o empréstimo que fez em 2012 na Aba "Dividas e Ônus Reais", código 11, o valor da divida em 31/12/2012. Note que neste caso deve estar descontado os valores pagos durante o ano ou seja as parcelas, então informe somente o saldo devedor. Declare os dados do credor com CNPJ e nome da instituição.
2) Você deverá declarar o pagamento efetuado ao vendedor do imóvel informando os dados e CPF também.
3) Se a pessoa a quem você usou o dinheiro para a compra do imóvel não for te devolver deverá lançar na Aba "Pagamentos e doações efetuados", código 80, o valor informando nome e CPF da pessoa que recebeu o dinheiro em doação. Esta deve fazer o mesmo informando que recebeu o valor para aquisição do imóvel de você.
Atualizado em março de 2013
Atualizado em março de 2013
Comentários
Postar um comentário
Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Por outro lado elogios só vem a incentivar sua criadora. Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas. Se seu comentário não for respondido em 48 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. Os assuntos aqui postados são amplos e podem sofrer alterações de acordo com cada caso. Não os utilize como definitivo, como uma consulta ou solução, o ramo imobiliário é amplo e com várias situações para um mesmo tema. Procure sempre um profissional da área, seu entendimento na maioria das vezes pode não estar correto.
DÊ PREFERÊNCIA EM ENVIAR UM EMAIL
PARA: mcamini150@gmail.com