VISITA AO IMÓVEL LOCADO

Atualizado em 2018
VISITA AO IMÓVEL LOCADO

VISITA A IMÓVEL LOCADO

Todo negócio possui riscos e para o locatário a possibilidade de durante o contrato o proprietário colocar o imóvel a venda é o principal problema, porque não se pode impedir a visita ao imóvel locado pelos interessados.



A lei determina que o proprietário do imóvel possa a qualquer tempo coloca-lo a venda, não sem antes oferece-lo ao locatário e esse direito por vezes causa transtornos porque, em regra, este loca o imóvel  com a pretensão de cumprir o tempo do contrato.

Após comunicação escrita informando a venda e oferecendo ao locatário a preferência na compra, não estando este interessado, o locador estará livre para anunciar e as partes deverão definir dia e hora de visitas.

O locatário não pode se negar a permitir visitas ao imóvel locado impedindo ou dificultando sua venda, sendo considerado infração legal impedir ou dificultar que o proprietário mostre o imóvel .

Pode o locatário estabelecer dias e horários em conformidade com seu tempo livre exigindo por questões de segurança identificação antecipada e acompanhamento de corretor de imóveis, proprietário ou pessoa autorizada por este. 

O locatário reservando-se o direito de privacidade pode impedir fotos do imóvel para publicidade em sites e anúncios, salvo aquelas que não exponham seus bens pessoais como por exemplo, vista da sacada/janela, garagens vazias, área de serviço, sacadas, banheiros e toda a área social do condomínio e fachada.

Não pode o proprietário exigir que o locatário deixe o imóvel durante a visita ao imóvel locado e convém a este que não interfira na visitação expondo opiniões, apontando defeitos do imóvel ou tentando de alguma forma atrapalhar o negócio, salvo se previamente combinado a livre opinião ao interessado,

Visando o resguardo de sua privacidade, bens e do bom andamento do contrato, pode o locatário mesmo não sendo usual esta prática, por escrito, comunicar o proprietário das condições exigidas para a visita ao imóvel locado. Abaixo um modelo adaptável exemplifica como pode ser esta comunicação.

COMUNICAÇÃO DE VISITAS AO IMÓVEL LOCADO


Ilmo Sr. (responsável pelo setor de vendas)

Assunto: VSITAS AO IMÓVEL LOCADO

Rem. (nome do locatário)

Prezado (a) Senhor (a)

Na qualidade de locatário do imóvel sito a Rua (av.) __________________, Nº _____, cidade, estado, legalmente com a posse deste durante a vigência de contrato de locação assinado com (Nome do Proprietário e imobiliária) com inicio em _______ (data completa) e término em (data completo) e sem interesse em utilizar meu direito de preferência na compra, venho informar o que segue:

- Somente serão permitidas fotos da vista, sacadas, área de serviço, cozinha, banhos e garagens, bem como condomínio e fachada (sem os carros).

- Não serão permitidas fotos que identifiquem qualquer objeto pessoal bem como meus móveis, automóveis e pessoas.

- O imóvel estará aberto para visitação nos dias da semana ____ (descreva os dias da semana) e horário ______ (informe o inicio e fim do horário ou turno). Em hipótese alguma será visitado fora do horário e dia estabelecido.

- A visitação obrigatoriamente será feita com acompanhamento de corretor de imóvel devidamente autorizado pela imobiliária antecipadamente e com carteira de identificação ou com acompanhamento do proprietário.

- Em hipótese alguma será permitida visitação sem acompanhamento ou com acompanhamento de pessoa não autorizada. 

- O telefone para contato é _______ (coloque somente seu celular e o fixo residencial).

Ciente de meus direitos e cumprindo com os deveres de locatário fica justo a comunicado .

Data

Assinatura locatário e CPF

Assinatura e carimbo imobiliária ou locador na segunda via que fica com você


Este tipo de notificação é incomum mas, nos dias de hoje em que temos a forma eletrônica como meio de comunicação, deveria ser utilizada sempre pelo locatário como medida de segurança. Desde que com retorno de recebimento por pessoa identificada, as mensagens de celular bem como aplicativos como Whatsapp, podem ser utilizados e fazem prova das comunicações e acordos nas situações em que a lei não exija outra forma.

Comentários

POSTAGENS MAIS LIDAS

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO-MODELO

DECLARAÇÃO DE POSSE

QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO