👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

TIPOS DE CLIENTES - COMPRA E VENDA

Na venda, conhecer seu cliente é o primeiro passo para que você obtenha sucesso. Todo cliente tem um ponto fraco e a diversidade de clientes que atendemos faz com que seja necessário aprendermos a descobrir o ponto de cada um, visto que este é determinante para que o corretor de Imóveis possa atuar.
É comum encontrarmos aquele corretor que atende a qualquer cliente sem distingui-los e assim oferece de tudo a todos como quem diz, "uma hora eu acerto". Tentar vender a todos os clientes utilizando-se da mesma técnica é estar buscando o fracasso da venda.
Saber ouvir, esta é a melhor forma de estabelecermos com quem estamos lidando. No primeiro encontro ouça mais que fale, economize palavras evitando conversas desnecessária e preste atenção a tudo que o cliente disser. Uma única palavra pode definir com quem você está lidando.

Abaixo alguns dos clientes compradores que você poderá facilmente identificar:
  1. Cliente Fácil: está sempre de bom humor, não é nem um pouco exigente com o que compra, gasta além da conta e não presta atenção no que o corretor lhe diz. Normalmente só vai prestar atenção ao que comprou depois de concretizado o negócio. Este tipo de cliente não tá nem aí para o que está comprando porque o que ele quer é comprar depois se não gosta a culpa será sempre do corretor de imóveis. Neste caso não dê muita conversa a ele e procure perguntar exatamente o que ele quer do contrário ele te distrai com conversas desnecessárias e você acaba vendendo o que ele não quer comprar mas comprará por sua indução.
  2. Cliente Calado: também chamado de Esfinge. Para você tirar uma palavra dele será necessário muita competência. Ele nada diz, só observa, examina e não pense que ele está distraído pois ele presta atenção em tudo que você diz. É um cliente difícil de se trabalhar porque quando você pensa que descobriu o que ele quer ele finalmente fala com você para te dizer que não é nada do que você disse. Com este cliente não tem jeito e você deve perguntar o máximo possível. Ele te responderá com poucas palavras então preste atenção porque ele só irá dar uma demonstração de interesse a você se lhe for mostrado algo que o estimule.
  3. Cliente Briguento: já chega estressado e querendo discutir com tudo e todos e você é a "hora da vez". Ele só espera que você diga algo errado ou que ele não goste para contesta-lo e reclamar exageradamente, aumentando a importância do erro como se o mundo fosse desabar. Com este cliente é preciso acima de tudo calma, paciência e muito sorriso nos lábios, pois ele colocará defeito em tudo que lhe for mostrado e cabe a você derrubar um por um mostrando a ele que você sabe exatamente o que ele quer. Procure conversar de forma amena evitando assuntos estressantes.
  4. Cliente Sabe Tudo: sabe mais do que você ou fará tudo para que você pense assim. Fica fácil você identifica-lo porque na primeira conversa via telefone ou pessoalmente na imobiliária ele te encherá de perguntas mas as responderá antes de você e tudo que disser será contestado por ele. Ele se sente como um Rei. Este cliente você domina mostrando conhecimento de sua profissão mas antes de tudo questione-o, pessa sua opinião, mas nunca diga que ele está errado. A atitude dele se baseia na vaidade pois na verdade ele mais aparenta do que tem conhecimento do assunto, então faça-o sentir-se em um pedestal.
  5. Cliente Resmungão: Queixoso: este coloca defeito em tudo que vê inclusive você. Não se espante se ele começar a ver defeito em sua roupa, seu cabelo pois nada agrada a ele. Com este tipo de cliente não adianta contradizê-lo pois ele vira as costas e te deixa falando sozinho. Toda queixa que ele fizer preste atenção pois aí estará o que ele está buscando. Se ele reclama que tudo que visita tem janela pequena é sinal de que ele busca espaço, luz e visibilidade e neste caso você já estará filtrando os imóveis que vai mostrar a ele. Não o contrarie e tente sempre usar a lógica deixando-o buscar o que quer, com prós e contras você o domina mas não esqueça que este tipo de cliente sempre quer pagar menos então selecione o que for barato para mostrar. Com ele use o preço como técnica de negociação pois ele não está nem aí para o excelente piso do imóvel e sim o quanto ele custará.
  6. Cliente Prudente: sempre com o "pé atrás", é conservador, cauteloso e na maioria das vezes ou comprou por impulso o que não queria ou foi enganado. Deixe-o a vontade para se decidir e interfira sempre que você tiver algo concreto a acrescentar. Não adianta você dizer a ele que o preço é ótimo se não souber convence-lo disso pois ele sempre te questionará. Tenha paciência e seja cortês pois ele não comprará nada sem que tenha certeza de que tem as garantias necessárias que é você quem vai lhe dar com seu conhecimento
  7. Cliente Tímido: esse não sabe nem o que tá fazendo na sua frente. É completamente desorientado e sabe o que quer mas não consegue se expressar até porque fala pouco. Por vezes talvez também esteja indeciso mas o fundamental é que é um cliente problemático. Oriente o cliente para dar-lhe segurança ao negócio proposto, informe tudo sem esquecer detalhes. Você tem sempre que apresentar a solução pois ele não se manifestará. Não fale pelos cotovelos com ele pois não gosta de responder.
  8. Cliente Indeciso: não sabe o que quer e é difícil de convencer. Vive em dúvida, tem medo de tudo, quer comprar o que vê pela frente mas tem medo, enfim não se decide nunca e você terá que decidir por ele. Com este cliente você tem que exercer pressão pois do contrário você mostrará toda a cidade e ele não se decidirá. Mostre sempre que um imóvel não fica esperando por uma decisão demorada, ofereça sempre uma solução, uma vantagem, uma garantia pois o fechamento do negócio vai depender de você.
  9. Cliente Dominante: ele sabe exatamente o que quer e não tente mostrar nada diferente porque ele te dispensa. Não tem paciência, é exigente, detesta perder tempo, enfim é convicto no que quer. Para fechar uma venda seja determinado e busque exatamente o que ele te pediu com rapidez, praticidade e eficácia. Convença-o fazendo referência a objetivos e resultados.
  10. Ciente Analítico: detalhista demais, tem tudo planejado, é conservador e age com cautela. Seja direto e atenha-se ao negócio e sempre que ele questionar algo busque a solução imediata. Se ele pensou em um armário tipo closet não lhe mostre imóveis em que não seja possível a instalação de um pois ele não abrirá mão de seu desejo e te questionará quanto ao imóvel mostrado.
  11. Cliente Conhecedor: este sim sabe o quer comprar e quer sempre o melhor. Vai escutar tudo que você falar até porque gosta de aprender, mas tudo que você disser deve ter embasamento porque ele te perguntará de onde tirou o que está dizendo. Quando lidar com cliente assim não garanta nada que não possa cumprir, evite exageros e tudo que não tiver exatidão pois ele te cobrará. Procure sempre mostra o que há de interessante nos imóveis ressaltando sua funcionalidade.
  12. Cliente Expressivo: vive no mundo lua sonhando com o que quer, é criativo e impulsivo. Este cliente precisará de sua firmeza para se decidir. Seja sociável, converse sobre assuntos diversos e preste atenção ao que ele diz. Pergunte sempre o que ele quer e lhe passe segurança. Ele sabe se expressar mas não sabe exatamente se fez-se entender.

Estes são alguns tipode clientes que encontramos pela frente e que temos que saber lidar para ter sucesso.

Comentários

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.