👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

GLEBA - CONCEITO

Nome pouco divulgado mas muito comum nos contratos de loteamento e parcelamento de solo.
A gleba conceitua-se como á área de um terreno como um todo, inteiro, que ainda não foi dividida em lotes, isto é, ainda não foi parcelada em lotes para que  se possa dar  inicio a um parcelamento do solo ou loteamento. Também pode ser a área que ainda não sofreu desmembramento.

Quando parcelada, a gleba deixa de existir como um todo sendo dividida em vários lotes de menor tamanho que, pronto o loteamento receberá escritura e matricula em separado e possibilidade de construção Portanto, Juridicamente na matricula imobiliária,  a Gleba se extingue e passa a existir como coisa loteada.

Existe diferença entre desmembramento e loteamento.
artigo 2° da lei n° 6.766/79 

No loteamento a gleba é divido em lotes que serão edificados por seus proprietários, com abertura de novas ruas internas de circulação dos moradores e também abertura de vias externas, prolongamento das vias já existentes, duplicação ou o que for solicitado pela prefeitura em contrapartida para que o loteamento não venha a sobrecarregar o sistema viário já existente. Uma gleba grande somente com frente para rua que loteada formará 30 lotes de 300m², necessitará de rua internas de circulação para entrada e saia dos moradores e em contrapartida o loteador abre novas ruas externas ou reforma as já existentes e destina parte desta gleba para que a prefeitura instale equipamentos públicos como praça, escola, posto de saúde evitando assim a sobrecarga dos equipamentos públicos no bairro pela chegada de muitos novos moradores.

No desmembramento, não existe abertura de vias externas ou internas e aproveita-se o sistema viário já existente. Uma grande gleba quadrada com seus 4 lados voltados para a rua, pode ser dividida formando 10 lotes de 200 m² cada um. Cada lote terá ligação direta para rua sem necessidade de abertura de vias internas de circulação e contrapartida para o município.


Atualizado em janeiro de 2014

Comentários

  1. Minha cara amiga, se me permite, estive no seu blog tentando encontrar uma resposta para uma questão importante. Não encontrei a resposta, todavia, pude constatar que você propõe-se a responder indagações feitas por seus leitores. Dito isto deixo aqui minha questão: Pode existir num município algum lote isolado? Isto é, que não faça parte de nenhum "bairro". Pode-se "constituir" um lote ou vários lotes próximos a um "barro" e mantê-los "isolados", sem incluí-los no "bairro" mais próximo para todos os efeitos legais?
    Agradeceria muito sua resposta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Derli Fonseca. Somente aqueles lotes que se encontram em beira de estrada não estão diretamente ligado a um bairro.
    Se estiver localizado no perímetro urbano e fizer ou não parte de um loteamento tem que ser inserido no bairro ao qual pertence não podendo permanecer isolado a não ser que a legislação municipal permita e nesse caso terás que buscar esta informação direto na prefeitura.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Maria Angela. Antes de mais nada meu muito obrigado pela resposta. Para complementá-la você saberia dizer-me onde, em que documento, tal informação está anotada? Obrigado. Abraço.

      Excluir
  3. Na matricula imobiliária do lote arquivada no cartório de imóveis da zona de endereço deste imóvel.
    Você pede uma matricula atualizada no cartorio levando o endereço completo do imóvel.
    Note que o cartório agrega diversos bairros então tens que verificar a que cartório este lote pertence.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Maria Angela. Todavia, a pergunta refere-se à ao documento que traz a informação "Se estiver localizado no perímetro urbano e fizer ou não parte de um loteamento tem que ser inserido no bairro ao qual pertence não podendo permanecer isolado...". Abraço.
    derli Stopato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok entendido para que rpecisas saber Derli. Nesse caso sim, todo o lote tem seu endereço completo incluindo bairro. abraços

      Excluir
    2. Alô Maria Angela. O problema é o seguinte, tem um empreiteiro aqui construindo num lote que fica nos limites de meu bairro. Este individuo não está respeitando a legislação que estabelece as regras para construir-se no bairro. A alegação é que o lote era isolado, não estando sujeito às mesmas normas do bairro. Há um processo correndo na justiça. Por esta razão eu preciso saber qual o documento (lei, norma, decreto, etc.) que diz que "Se estiver localizado no perímetro urbano e fizer ou não parte de um loteamento tem que ser inserido no bairro ao qual pertence não podendo permanecer isolado..." para poder utilizar no mprocesso. Se você puder me ajudar, ficarei muito grato.

      Excluir
    3. Haaaa! Agora ficou claro. A consulta deve ser feita na prefeitura pois trata-se de legislação municipal. Se estivesse dentro de um loteamento teríamos a municipal atrelada ao parcelamento do solo que é lei federal porém como esta isolado é legislação municipal, Plano Diretor da cidade. Estranho é que na matricula imobiliária deste lote não tenha o bairro de localização porque isso é determinado pelo cadastro municipal e deveria estar na matricula do lote e no carnê de IPTU. que eu saiba mesmo sendo lote individual tem que estar inserido no bairro e sujeito as mesmas regras. abraços

      Excluir
  5. boa noite, comprei uns imoveis em um bairro totalmente habitado, porem ao tentar registrar esses imóveis, o cartório me informou que o loteamento deveria ser registrado antes, nesse caso o proprietário legal que nos vendeu, alega não poder fazer esse registro. como posso agir para efetuar esse registro? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tens que procurar a prefeitura para saber qual a situação desses imóveis pois se o loteamento não foi concluído o que é quase certo os moradores só possuem contratos particulares. Abraços

      Excluir
  6. Bom dia Maria! Uma ajuda, por favor.

    Tenho que recolher na prefeitura uma taxa de desmembramento.

    A Lei fala que a taxa deve ser cobrada sobre a "área a ser desmembrada".

    Meu entendimento é que existe a "Área Total", a "Área a ser Desmembrada" e a "Área Remanescente".

    O problema é que a prefeitura tem o entendimento que "Área a ser Desmembrada" corresponde a "Área Total".

    Como posso provar para ele essas definições, existe alguma literatura definindo isso?

    ResponderExcluir
  7. Oi Alessandro


    Temos a Lei Federal e a Lei Municipal que complemente a Federal.
    Precisas verificar ambas para saber porque a prefeitura esta solicitando sobre a área total.
    Pode ser porque somente esta sendo desmembrado um pedaço e não a Gleba toda.
    De qualquer forma não tenho como te ajudar pois o que vale é o que determina a legislação municipal e não tenho acesso por ser do RS. Salvo erro no projeto de separação, incide sobre a área desmembrada.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.