👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

DOCUMENTAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO EM TERRENO

Em outro artigo arquivado neste blog comentei sobre a matrícula de um imóvel e sua importância. Não quero aqui me repetir, apenas lembrar que é neste documento que se registra tudo que ocorre com um imóvel. Também cabe esclarecer que imóvel pode ser apenas um terreno vazio ou um terreno com construção sobre ele.
Quando loteamos um terreno, dividimos em vários terrenos menores chamados lotes, edificados ou não, com arruamento, rede de água, luz, esgoto e telefonia, ou seja, infra completa. Assim formamos um loteamento fechado ou um loteamento aberto, um bairro dentro de nossa cidade.
Cada terreno urbano ou rural de propriedade privada recebe dois documentos oficiais. A escritura e a matrícula, sendo a matrícula responsável por manter as anotações de todas as alterações que ocorrerem com o terreno.
Se temos o terreno vazio e desejamos construir sobre ele devemos seguir alguns trâmites legais que o município nos impõe. Abaixo a relação de todos os documentos necessários para legalizar uma construção sobre um terreno. A documentação é exigida independente do tipo de obra que você for construir e obrigatória para qualquer construção.
  • O que você quer? Defina exatamente o que você quer construir para evitar despesas extras com modificações de última hora pois cada vez que você modificar algo na construção uma nova planta com a alteração deverá ser feita e aprovada na prefeitura.

  • Escolha o engenheiro ou arquiteto. O profissional será responsável por elaborar o projeto arquitetônico e aprová-lo na prefeitura assim como será o responsável pela obra junto ao Conselho de engenharia e Arquitetura(CREA). Qualquer obra tem obrigatoriedade de contratação deste profissional e fica registrada no CREA. O Profissional é obrigado a emitir a ART -Anotação de Responsabilidade Técnica que o autoriza a ser o responsável pela obra.

  • Após elaborar o projeto, o profissional habilitado(engenheiro ou arquiteto) deve dar entrada na prefeitura para aprovação. Muitas vezes o projeto retorna com erros por desconhecimento do profissional das lei municipais, principalmente o código de obras do município. Isto atrasa a obra e não custa um pouco de atenção para que a aprovação seja mais rápida(pode levar meses).

  • Aprovado o projeto, a prefeitura emite o alvará de construção. Em qualquer município o alvará tem prazo de validade estipulado por lei municipal, geralmente é de 2 anos mas pode variar e é passível de renovação mediante pagamento de novas taxas e de nova análise se a lei tiver sido modificada.Há taxas a serem pagas para a liberação do alvará.

  • Pronta a obra se faz necessário solicitar o Habite-se. solicita-se a vistoria ao município que irá verificar se a obra seguiu o projeto aprovado que só deve ser modificado com nova aprovação de alteração de projeto pois os fiscais são rigorosos e se não estiver de acordo o documento ou não é emitido ou é emitido parcialmente em caso de prédios de blocos. O habite-se é o documento que legaliza o imóvel informando que ele existe e foi construído de acordo com a lei. É pago conforme lei municipal. aprovada a vistoria o documento ´entregue ao construtor.é dever do construtor solicitar o documento.

  • CND(certidão negativa de débito) INSS(Instituto Nacional de Seguridade social): documento obrigatório e sem ele não se pode registrar a construção na matrícula do terreno. É obrigado a ser apresentado quando a obra for maior que 70m² e dispensado quando for menor que esta área. No inicio da obra deve-se solicitar abertura de matrícula do INSS específica para a obra junto a Receita Federal do Brasil. Após a concessão do habite-se pelo município de posse do projeto e habite-se procura-se uma agência da Receita Federal da sua cidade para quitar o valor devido e solicitar assim a Certidão Negativa de Débito(CND). A CND somente é emitida após quitado todos os débitos relativos ao imposto.

  • Registro da obra: de posse de toda a documentação: projeto aprovado, CND INSS, ART, Habite-se, basta procurar o cartório e solicitar que seja averbado(anotado) junto a matricula a conclusão da obra, tornando-a oficial perante a lei municipal. junto com a documentação deve ser apresentado um requerimento de averbação ao cartorário.

MODELO DE REQUERIMENTO

Ilmo. Sr.

Oficial do Registro de Imóveis de ..................... nome, nacionalidade, estado civil, profissão, portador(a) da cédula de identidade RG n.º ...................SSP-......, e inscrito(a) no CPF/MF sob nº....................................., residente e domiciliado à rua........................................nº..............., em .............. - .....UF......., vem mui respeitosamente requerer a Vossa Senhoria que seja averbada na matricula nº................, dessa serventia predial, a construção do prédio sito á rua ....................... nº ..........., com ................m² de área construída, conforme faz prova: Habite-se n.º............., expedido pela Municipalidade aos......................;., com valor estimado em R$ ................... e valor venal estimado pelo Município em R$.........................., estando o imóvel cadastrado na municipalidade sob nº........................... .

- Com os documentos anexos, . N. Termos, P. Deferimento

(local e data)

(firma reconhecida da assinatura)

  • IPTU(imposto predial e territorial urbano): a alteração deverá ser solicitada após a averbação da obra construída na matrícula.

Comentários

  1. I just want to thank you for sharing your information and your site or blog this is simple but nice Information I’ve ever seen i like it i learn something today.  Contratando Pedreiros

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, sou proprietária de um condomínio no qual tomei todas as providências que menciona e já foi registrado ao cartório.
    Ocorre que a prefeitura continua enviando IPTU da área anterior mesmo tendo ela mesma aprovado o projeto e publicado
    A culpa eh do cartório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, o cartório cumpre a lei de registros públicos. A prefeitura cumpre a lei municipal. Você tem que se dirigir a prefeitura. Existe o iptu de cada imóvel individualizado e o do terreno, que são as áreas de uso comum. Pode não estar encerrado na prefeitura, onde você abre um cadastro individual para cada imóvel após abertura de matricula. Pode haver outras exigências municipais. Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.