/>/> SABER IMOBILIÁRIO: DEDUÇÃO POR DEPENDENTE NO IMPOSTO RETIDO NA FONTE DO ALUGUEL IRRF - 2015/2016 />

01/01/2016

DEDUÇÃO POR DEPENDENTE NO IMPOSTO RETIDO NA FONTE DO ALUGUEL IRRF - 2015/2016


DEDUÇÃO POR DEPENDENTE NO IMPOSTO RETIDO NA FONTE DO ALUGUEL IRRF - 2015/2016


A dedução por dependente no imposto retido na fonte do aluguel é motivo de confusão para o contribuinte. Não é aplicado da forma que alguns utilizam. A utilização correta esta nesta postagem.

Conceito
O imposto retido na fonte proveniente do pagamento do aluguel é o imposto que incide sobre aluguéis pagos pela pessoa jurídica para a pessoa física. Significa termos uma empresa (pessoa jurídica) utilizando o imóvel de propriedade de uma ou mais pessoas físicas, pagando mensalmente o devido aluguel e deste aluguel retendo o imposto se for o caso.


Retenção do imposto
Anualmente a Receita Federal divulga a Tabela a ser utilizada com as alíquota e deduções permitidas além do valor de isenção do recolhimento. No ano de 2015/2016/2017somente quem paga aluguel acima de R$1.903,98 retém imposto na fonte.

A retenção não ocorre somente sobre alugueis, ocorre também sobre o salário que a pessoa física recebe e é justamente aqui que ocorre o engano. È desta forma que ocorre uma interpretação errada e o contribuinte pensa que a dedução por dependente no imposto retido na fonte do aluguel pode ser utilizada e não pode.

Dedução no cálculo do imposto retido na fonte.
É a dedução informada na Tabela progressiva (foto acima) divulgada pela Receita Federal e a única que pode ser utilizada quando a pessoa jurídica paga aluguel para a pessoa física.
È aplicada a dedução após o cálculo da alíquota correspondente ao valor do aluguel mensal.
Ex: Aluguel mensal bruto x alíquota correspondente – dedução da tabela = imposto a reter.

Dedução do dependente no imposto retido na fonte
Este é o maior erro praticado pelo contribuinte que prefere calcular sozinho sem a orientação e um contador o que nos dias de hoje se faz indispensável. A dedução por dependente no imposto retido na fonte do aluguel não é permitida pela legislação. A dedução por dependente é exclusiva da pessoa física não da pessoa jurídica e por isso o locatário pessoa jurídica e as imobiliárias não podem aplicar este desconto.

Quando o locador pode deduzir o dependente
O locador não ficará no prejuízo visto que sendo a dedução por dependente exclusivo da pessoa física, poderá na declaração de ajuste anual aplicar esta dedução.

Conclusão
Dedução da tabela progressiva é permitida na retenção do imposto sobre aluguel
Dedução por dependente não é permitido na retenção do imposto sobre aluguel.
Na declaração de ajuste anual o locador poderá aplicar a dedução por dependente legal.


Fonte: medida provisória nº 670 de 10/03/2015

Atualizado e válido para o ano de 2017

8 comentários:

  1. SOU PESSOA JURIDICA ALUGUEI UM IMOVEL NO VALOR DE R$ 8000,00, PORÉM ESTA NO CONTRATO QUE O ALUGUEL QUEM RECEBE SÃO 4 PESSOAS FISICAS UMA RECEBE 2.400,00 E AS OUTRAS 3 CADA 1866,40, RETENHO IR SOBRE 8000, OU SOMENTE SOBRE O VALOR DE 2400 QUE O RESULTADO DA IRR A RETER?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Henrique, recolhes para cada locador em separado e não sobre o total do aluguel. A que recebe 2.400,00 retem na fonte o imposto e as que recebem menos de 1.903,00 estas isento de recolher o imposto. Recebi teu email, te respondo em breve.
      abraços

      Excluir
  2. Declarei o recebimento de aluguéis cujos valores ficam abaixo do limite de isenção, por isso não fiz recolhimento do carnê-leão e deduzi os valores referentes às deduções dos dependentes (mês a mês) na ficha Rend. Tributáveis Receb. PF.
    Por que o programa da RF não está deduzindo do total dos aluguéis recebidos, os valores referentes aos dependentes?Ou seja, no total de Rendimentos Tributáveis (em Resumo da Declaração) não foi deduzido o valor ref. aos dependentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pode deduzir dependentes mês a mês no aluguel recebido.
      A dedução oficial referente a aluguel é a comissão mensal paga para corretor/imobiliária, o IPTU/condominio se pago exclusivamente por você constando no contrato que é sua responsabilidade e quando há imposto a reter a dedução permitida pela tabela.

      INSS e dependente deduz na tua declaração anual, no aluguel não é permitido.

      abraços

      Excluir
  3. Olá, boa tarde!
    Sou PF, e recebo aluguel de PJ, porém deduzo o valor dos 3 dependente que tenho no IRRF sobre o aluguel é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não esta correta esta dedução, é ilegal e é bem provável que caias na malha fina. aluguel só pode sofrer dedução do IPTU, comissão imobiliária e condominio quando pagos pelo locador. Vais precisar recalcular no valor correto pagando o imposto que faltou com multa, correção e juros.
      Abraços

      Excluir
    2. Maria Angela, bom dia!!!!

      Agradecido pela gentil resposta.

      Excluir
    3. Disponha sempre que precisar Valério.Abraços

      Excluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Por outro lado elogios só vem a incentivar sua criadora.Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas. Se teu comentário não for respondido em 48 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. Os assuntos aqui postados são amplos e podem sofrer alterações de acordo com cada caso.

DÊ PREFERÊNCIA EM ENVIAR UM EMAIL
EMAIL: mcamini150@gmail.com