/>/> SABER IMOBILIÁRIO: DESPESAS DE FINANCIAMENTO DILUÍDAS NAS PARCELAS />

07/04/2014

DESPESAS DE FINANCIAMENTO DILUÍDAS NAS PARCELAS



Sabemos que todo o financiamento tem despesas pagas pelo proponente e que estas despesas são pagas a vista e até bem pouco tempo não podiam ser parceladas. Isso onera o comprador de imóvel financiado que tem que dispor de valores considerados altos no ato da compra financiada.
Atualmente ficou mais fácil pagar estas despesas com os banco oferecendo o financiamento das mesmas diluídas nas parcelas do financiamento do imóvel mas nem tudo são “rosas” e portanto não se animem pois ainda será preciso dispor deste valor á vista.

Conceito
É o financiamento de todas as despesas que o comprador de imóvel financiado terá com o contrato de financiamento. O valor total é diluído nas parcelas pelo mesmo prazo do contrato de financiamento.

Como é solicitado
Muitos pensam que solicitam o financiamento das despesas e o banco deposita o valor para o proponente utilizar e cobra nas parcelas do financiamento do imóvel, no entanto não funciona desta forma.
Feita a solicitação pelo comprador, o banco aprova que seja diluído nas parcelas. O comprador então, paga todas as despesas de seu próprio bolso e depois tem este valor ressarcido em sua conta corrente. Significa que você tem que ter o dinheiro para pagar e depois receber de volta . 

Cobertura
O banco financia até 5% do valor do imóvel. Ele não te entrega o valor, ele reembolsa a despesa que você teve em no máximo 5% do valor do bem financiado. Como existe variação de alíquota e preços dependendo da cidade onde é financiado o imóvel, consulte sempre os valores com antecedência.

Cartórios e prefeitura
Existe a obrigatoriedade de registrar o contrato de financiamento na prefeitura (mais um gasto) e no cartório.

Reembolso dos valores pagos
Os valores pagos são ressarcidos após o comprador devolver o contrato(escritura) registrado ao banco em no máximo 48 horas. Na data da assinatura do contrato os valores são depositados na conta corrente informada pelo comprador porem ficam bloqueados até a devolução do contrato(escritura particular) registrado.

Taxas financiadas
  • ITBI – imposto de transmissão de bens imóveis municipal
  • Escritura
  • Registro da escritura no cartório
  • Registro da alienação fiduciária em garantia sobre o valor financiado
  • Certidão imobiliário


Desvantagem: No financiamento imobiliário o banco “nunca” entrega ao comprador dinheiro em mãos, tanto que o valor financiado é pago direto ao vendedor somente após devolvida a escritura registrada. Você é reembolsado em até 5% das despesas pagas a vista mas paga parcelado até o final do financiamento, isto é, um valor muito maior do que pegou emprestado. 

Vantagem: quem tem os valores paga e é reembolsado podendo utilizar os valores devolvidos como quiser. quem não tem os valores pode pedir emprestado a parentes e amigos coma garantia da devolução.

Resumindo: o financiamento das despesas com a compra do imóvel financiado é um reembolso do que você pagou. Só utilize em último caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Por outro lado elogios só vem a incentivar sua criadora.Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas. Se teu comentário não for respondido em 48 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. Os assuntos aqui postados são amplos e podem sofrer alterações de acordo com cada caso.

DÊ PREFERÊNCIA EM ENVIAR UM EMAIL
EMAIL: mcamini150@gmail.com