/>

09/01/13

CONTRA VISTORIA DE IMÓVEL LOCADO - PARTE 03

ATUALIZADO EM 2016


Chaves
Comece testando todas as chaves que você recebeu do locador.
Se alguma chave não funciona relate no documento.
Juntamente, vem o controle de garagem mesmo que você não tenha carro, teste-o.
O controle deve ser mantido guardado em local seguro pois terá que ser devolvido ao final do contrato.

Relógio da luz
Procure o zelador para verificar  o tipo de relógio instalado e disjuntor, estado da ligação e fiação.
Normalmente não consta em vistoria mas deve constar. Verifique se a rede é 127w, 220w .
Sempre testes todas as tomadas antes de ligar aparelhos.

Caixa de correio
Verifique o tipo(metal, madeira, plástico), estado de conservação e fechadura.
Normalmente também não consta na vistoria, inclua mesmo que seja responsabilidade do condomínio mante-las em perfeita ordem.

Garagem ou vaga de garagem fixa
Normalmente de controle do condomínio mas se for garagem fechada você deve verificar fechadura, piso, motor que abre e fecha caso seja automático, pintura e estado de conservação em geral. Se houver armários ou ganchos nas paredes também deve estar relatado seu estado de conservação.

Passamos agora para a parte de dentro do imóvel partindo da entrada deste.

Hall 
Em apartamentos antigos pode ou não haver hall, se houver comece por verificar o estado das tomadas de luz e de energia. Ambas devem estar funcionando perfeitamente, fixadas na parede com todos os parafusos e sem manchas de tinta, riscos ou quebras. Preste atenção aos parafusos, é comum os pintores soltarem as tomadas e depois por preguiça colocar somente um parafuso e vistoriador só repara nisto em imóvel de luxo. Relate defeitos que encontrar.

Normalmente no Hall fica a tomada de ligação do telefone. Abra a caixa e verifique se a instalação esta completa com fiação e caixinha de ligação do fio do aparelho. Feche e verifique estado e parafusos.

Verifique a instalação de lâmpadas no teto, fiação e suporte se houver. Se o imóvel tiver lâmpadas instaladas, apenas verifique o funcionamento e o que diz a vistoria. Deve conter o tipo de lâmpada e de suporte, bem como a cor. Se possível faça constar o fabricante e modelo.

Nas paredes como a pintura já foi verificada busque por furos e por imperfeições. As vezes buracos são feitos e depois fechados com massa corrida e ficam imperfeitos pois não são lixados como deveria. Na entrega do imóvel o dono pode dizer que foi você quem fez o buraco e não fechou conforme deveria.
Qualquer item que tenha sido colocado nas paredes deve ser relatado como, adesivos, suporte, prego, tachinha. 

Sala, Living
Não ha mistérios. Verifique as paredes em busca dos mesmos defeitos que procurou no Hall.
Geralmente na sala são instalados ar condicionado. Se tipo split verifique de que forma foi fechado o buraco feito para a passagem da tubulação, se esta bem feito o fechamento ou tem massa em excesso na parede. Relate o que visualizar.  Se for ar condicionado antigo verifique a sua instalação,  o tipo de esquadria no entorno e se esta funcionando corretamente. Abra a tampa e verifique se o filtro esta limpo, normalmente entregam sujo e na vistoria consta como limpo.
Teste tomadas, lâmpadas, procure por furos nas paredes, buracos, entornos do rodapé preenchido com massa corrida. Não esqueça de verificar todos os parafusos que lacram tomadas e fechaduras.
Na sala não ha muito o que esquecer de ser colocado no documento.
Se houver tomada e instalação de TV a cabo relate o estado de conservação.
Se algum objeto como vaso por exemplo foi deixado no imóvel não precisa relatar se não estiver informado porque geralmente é deixado pelo locatário anterior.

Analise detalhadamente as esquadrias das janelas e venezianas.
Todas devem estar completas, os vidros sem ricos e rachadura ou quebra e limpos. Se houver algum adesivo colado relate porque normalmente é esquecido e depois vão querer que você troque o vidro. Abra e feche e relate qualquer dificuldade  em abrir ou fechar vidros e venezianas. Verifique se entre a esquadria e a janela não fica uma folga que dificulta fechar por completo. Verifique se a veneziana sobe e desce com facilidade e se as tiras estão em perfeito estado. No caso de veneziana de madeira relate presença de cupim ou fechaduras diferentes.

Dormitórios
Faça a mesma verificação feita na sala.
Atenção para aberturas de ar condicionado que devem estar perfeitamente lacradas se o mesmo não esta instalado.
Em caso de armário embutido examine, cupim, abertura e fechamento de portas e gavetas que deve deslizar facilmente. empena de prateleiras, parafusos e maçanetas. Relate riscos e manchas que encontrar, em geral são esquecidos.


Continua próxima postagem -" Contra vistoria de imóvel locado parte 04"






2 comentários:

  1. BOA TARDE A INQUILINA DEIXOU O IMOVEL E NÃO FEZ A PINTURA, FOI FEITA A VITORIA DE SAIDA COMPARADA COM A INICIAL. CONFORME CONTRATO POSSO PASSAR 2 ORÇAMENTOS PARA ELA PAGAR A MANUTENÇÃO... ESTOU COM MEDO QUE ELA NÃO PAGUE POSSO USAR O CAUÇÃO DE FORMA LEGAR REGISTRANDO TUDO??

    GARAT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia F. Macedo

      sim repasse a ela os dois orçamentos informando que trata-se de indenização ao locador pela não realização da reforma de entrega do imóvel pelo locatário e solicite que ela decida se retoma as chaves para fazer a pintura voltando a pagar aluguel e taxas ou se te indeniza para que você providencie a reforma descontando da caução os valores do orçamento e valores finais como ultima conta de luz, aluguel e taxas.
      Se ela não aceitar ou responder retenha a caução, use o roçamento mais barato com notas fiscais e recibos que identificam que fez a pintura e desconte da caução.
      abraços

      Excluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com