👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

CLÁUSULA DE USUFRUTO - DOAÇÃO DE IMÓVEL


Uma das cláusulas instituídas em escrituras de doação de imóveis é a cláusula de usufruto, um direito real estabelecido no Código Civil Brasileiro de 2002, Capitulo IV.

Tem por objetivo, doar em vida o imóvel e reservar para si o direito de usar e colher os frutos deste imóvel enquanto durar a cláusula de usufruto.

Nas doações de imóveis em vida de pais para filhos, evita-se os custos com impostos de transferência sucessória e custas com inventário, advogado, etc. O imóvel é transferido para os filhos, herdeiros legítimos e os pais podem assim estipular a clausula de usufruto garantindo para si os direitos sobre o uso do imóvel. Isto evita que os filhos na posse total do bem doado queiram se desfazer da propriedade deixando os pais a descoberto.

A doação com cláusula de usufruto não é exclusividade de pais para filhos podendo qualquer pessoa doar um imóvel a outra e reservar seu direito de uso, respeitando é claro os direitos de herança estabelecidos no código Civil Brasileiro de 2002.

Conceitua-se a(s) pessoa(a) que doa(m) o imóvel como doador.

Conceitua-se a pessoa que recebe o imóvel em doação como donatário.

Conceitua-se o doador que reserva para si o direito de usufruto como usufrutuário.

Conceitua-se o donatário como o nu-proprietário.

Conceitua-se o imóvel doado com cláusula de usufruto como nua-propriedade.

A instituição do usufruto é obrigatoriamente registrada na matricula do imóvel arquivada no Cartório de Registro de Imóveis, não sendo válidas declarações particulares registrada em outro local e como não é uma cláusula sucessória não se transmite o usufruto por herança.
Existem 3 formas de extinção do usufruto: por morte do usufrutuário, por extinção do usufruto solicitada pelo usufrutuário(renúncia) ou por desaparecimento do bem imóvel objeto da cláusula de instituição do usufruto, caso em que o nu-proprietário passa a deter todos os direitos sobre o bem imóvel inclusive o de usar e fruir. A extinção por "causa morts" é feita com a averbação(anotação) na matrícula do imóvel do atestado de óbito do usufrutuário liberando assim o imóvel.

Pode ser instituído a mais de uma pessoa, assim os pais que doam o imóvel ao filho reservam para si o direito de usufruto e quando um falecer extingue-se a parte dele se não constar na cláusula nada que determine que com a morte de um usufrutuário o outro recebe o direito do que faleceu.

O usufrutuário detém todos os direitos de uso e fruição sobre o imóvel podendo usa-lo como moradia ou perceber dele os frutos necessários para seu sustento. Assim pode por exemplo locar o imóvel recebendo o aluguel. De posse destes direitos o usufrutuário é o responsável pelo pagamento dos impostos referentes ao imóvel bem como sua conservação. O Nu-proprietário detém a posse indireta do imóvel e portanto nenhum direito tem sobre os frutos que ele venha a auferir, isto é, em caso de locação o usufrutuário não tem que dividir o valor recebido dom o nu-proprietário.
Na locação de imóveis em que recai cláusula de usufruto, o imóvel deve ser locado pelo usufrutuário que é quem detém os direitos sobre o imóvel. O locatário poderá exigir a assinatura do nu-proprietário como forma de garantir a locação até o término do prazo pois sem a anuência do nu-proprietário em caso de extinção do usufruto este não é obrigado a dar seguimento a locação, podendo encerrar o contrato a qualquer tempo.
O imóvel só poderá ser vendido durante a vigência do usufruto se ambos, usufrutuário e nu-proprietário, concordarem com a venda e assinarem a escritura. Nenhum detém em separado o direito de venda enquanto gravado o imóvel.
Esta e um dos tipos de usufruto que recaem sobre imóveis, neste caso instituído de livre vontade.


Comentários

  1. Boa noite, um donatário tem a intenção de vender uma parte um imóvel rural que lhe foi doado por sua vó, porém o imóvel encontra-se com uma cláusula de usufruto vitalício em favor da doadora.
    Pergunto: se a doadora fizer um termo de renúncia e registrar-lo no cartório de registro de imóveis, junto ao registro da citada doação, a venda do imóvel pode se concretizar?
    Email: hcalvesmg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    um imóvel onde consta uma cláusula de usufruto vitalício pode ser vendido pelo donatário, se houver a anuência do usufrutuário, por meio de um termo de renuncia de usufruto registrado no cartório de registro de imóveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hélio, respondendo tuas questões, se o usufrutuário renunciar a todo o imóvel sim poderá ser vendido mas não há como ele renunciar somente a tua parte até porque os outros nuproprietários tem preferência na aquisição. A renuncia é por escritura pública. abraços

      Excluir
  3. O usufrutuário pode vender o imóvel com a concordância do nu-proprietário? Essa concordância deve estar expressa no contrato de compra e venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O usufrutuário não pode vender o imóvel nem o usufruto porque não é mais o proprietário do imóvel e usufruto não se vende. Quem pode vender o imóvel é o nuproprietário com a concordância do usufrutuário. ambos concordam e o nuproprietário vende e o usufrutuário aliena o usufruto. O valor da venda é do nuproprietário se for dado um percentual ao usufrutuário haverá incidência de imposto estadual de doação de bens móveis. Se houver clausulas especiais para vender o usufruto deverá ser extinto no cartório de imóveis.
      abraços

      Excluir
  4. Minha dúvida é a seguinte: imóvel com usufruto pode servir de garantia locatícia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é aceito face as complicações referente ao direito do usufrutuário.
      Abraços

      Excluir
  5. Boa tarde Maria,

    Nossa situação é a seguinte:

    Meu pai ao se separar da minha mãe doou uma casa em um condomínio na praia para mim e para meu irmão, com usufruto dela e dele, agora as despesas da casa estão ficando pesadas, e estamos pensando em vender a casa, pelo que sabemos:

    1- só podemos vender caso os 4 assinem

    A Dúvida:

    O valor total da venda vai para mim e para meu irmão pois somos os proprietários? ou temos que dividir o valor da venda em 4?

    Desde já agradeço,

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. todo o valor da venda é de vocês, 50% para cada irmão mas pode ser que eles condicionem só assinar se receberem também afinal foram os doadores.
      Um detalhe. É do usufrutuário o dever de zelar pela conservação do imóvel e pagar os impostos mas se deram a você o direito de usar vocês pagam.
      Abraços

      Excluir
  6. Boa tarde, estou recebendo um imóvel de herança com uso e fruto para o meu pai, porém tenho um processo no banco, o banco pode penhorar esse bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maycon8

      sim é possivel a penhora da nua propriedade do imóvel desde que conste claramente no ato a instituição do usufruto pois o credor não poderá dispor livremente da coisa que estará em uso de teu pai até que o usufruto seja extinto. Se teu pai fez usufruto vitalicio o banco não teria interesse em penhorar um bem que não pode dispor livremente, mas é possivel e se ocorrer cabe embargos de terceiros tentando livrar o imóvel.
      abraços

      Excluir
  7. Lucas Gustavo02/06/2018, 13:29

    Ola, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, realmente possui informações bastante uteis. Gostaria de saber se é possível que um imóvel que possui 3 nu proprietários , estando em usufruto pelo pai, seja utilizado como fiador de locação. Caso seja possível, como seria? Os 3 nu- proprietários deveriam assinar? Como ficaria o usufrutuário nessa historia?

    Desde já agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, boa tarde. No caso o imóvel é dado como caução imobiliária, fiador é a pessoa proprietária do imóvel mas da mesma forma em ambos os casos as imobiliárias não aceitam, mesmo que todos assinem. O imóvel tem que estar livre de qualquer gravame que impeça ou dificulte a venda.
      Abraços

      Excluir
  8. Sou nu-proprietário de um imóvel juntamente com 2 irmãs... Acontece que uma de minhas irmãs que também é nu-proprietário vai casar, se essa minha irmã futuramente separar ou faceler o companheiro dela tem direito a casa?

    ResponderExcluir
  9. Sou nu-proprietário de um imóvel juntamente com 2 irmãs... Acontece que uma de minhas irmãs que também é nu-proprietário vai casar, se essa minha irmã futuramente separar ou falecer o companheiro dela tem direito a casa?

    ResponderExcluir
  10. Olá, primeiramente parabéns pelo blog, tem muita informação esclarecedora e útil.
    Gostaria de ajuda para entender uma situação: uma pessoa com dois imóveis em seu nome, em um dos imóveis é nu-proprietário em situação de usufruto vitalício, e no outro imóvel é proprietário único, no caso de venda do imóvel que é proprietário único, essa pessoa estaria isenta do imposto sobre o ganho capital, considerando que a venda seja inferior a 440 mil?

    ResponderExcluir
  11. Olá. Não, a pessoa não estaria isenta do ganho de capital porque detém a nua propriedade e mesmo com usufruto vitalicio este pode extinguir-se a qualquer momento por falecimento dos usufrutuários ou extinção do usufruto por livre vontade deste. somente terá a isenção se aplicar todo o valor da venda em nova compra de imóvel desde que tanto o vendido quanto o adquirido forem residenciais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Onde consigo um modelo de contrato de compra e venda com instituçao de usfruto vitalicio?

    ResponderExcluir
  13. Oi Linda.

    Não é preciso contrato com usufruto. o usufruto você institui no ato da escritura pública.
    É só informar o cartório que estar comprando um imóvel para por exemplo, um filho maior de idade e quer instituir clausula de usufruto vitalicio e constará na escritura. Ao leva-la a registro no cartório de imóveis este irá registrar a propriedade do imóvel em nome do filho e logo em seguida registrar o usufruto em teu nome. Junto deves colocar cláusula de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade.Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou proprietário de terreno que está em usufruto de minha mãe. Ela alugou o terreno e o inquilino construiu sem minha autorização de proprietário. Agora a prefeitura e o registro de imóveis estão exigindo minha autorização para averbar e emitir o habite-se.
    Não tenho interesse na construção, pois é basicamente um escritório de uns 15-20m2 e um telhado. Até onde, no direito, posso recusar dar essa autorização?? Meu receio é a responsabilidade civil e até criminal pela construção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, é uma construção pequena, se tem responsável técnico pela mesma o que garante que foi construída dentro das normas, não há problemas, mas se foi construída sem o profissional CREA casos em que a metragem pode dispensar é preciso ter certeza de que foi feita uma construção dentro dos padrões. Como nuproprietário deveria ter sido consultado porque depois a responsabilidade é sua. Lógico que um terreno ocupado por um inquilino evita custos de manutenção e problemas com invasão e em geral se autoriza construir. o que deves saber é se um profissional se responsabilizou pela planta e construção. Tua mãe não devia ter autorizado sem você saber.
      Abraços

      Excluir
  15. Não posso agradecer ao Dr. EKPEN TEMPLE o suficiente por me ajudar a restaurar a alegria e a paz de espírito em meu casamento depois de muitos problemas que quase levam ao divórcio, graças a Deus que eu quis dizer o Dr. EKPEN TEMPLE no momento certo. Hoje posso lhe dizer que o Dr. EKPEN TEMPLE é a solução para esse problema em seu casamento e relacionamento. Entre em contato com ele em (ekpentemple@gmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Meu esposo ganhou um terreno de sua tia avó como usufruto.so que construímos neste terreno, eu casei com ele ,comunhão parcial de bens não temos filhos, e ela vive falando que moro de favor,e que vai tomar a casa, mas penso se ele morrer, como fuça minha situação. E ela pode tomar a casa que foi construída neste terreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a doadora tem o usufruto ou seja direito de usar e colher os frutos. A propriedade é do teu esposo. pelo usufruto ela poderia pedir a desocupação para usar o imóvel ou aluga-lo a qualquer momento.
      É preciso saber o que ela colocou na escritura porque em caso de falecimento você é herdeiro de teu esposo e a casa foi construída depois da doação do terreno. Além disso temos a questão de ser o imóvel do casal que te daria o direito de permanecer morando. Devido a várias situações é preciso que um advogado análise a escritura de doação. Abraços

      Excluir
  17. Boa tarde!

    O meu sobrinho comprou a terra de minha irmã, sua mãe, e ele quer deixar a ela como uso e fruto a casa com um pequeno pedaço para ela cultivar sua horta. Vocês poderiam me enviar um modelo desse acordo em Doc?

    Agradeço pela atenção

    Nivaldo dos Reis
    chicoziza@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nivaldo, desculpe não disponho deste tipo de modelo de contrato, é um documento elaborado conforme cada caso específico e que pode ou não depender de legislação especifica para surtir efeito perante terceiros.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.