/>

27/04/15

CEF REDUZ VALOR MÁXIMO DO FINANCIAMENTO


O que é SFH - FGTS - SBPE
No SFH -Sistema Financeiro Habitacional temos o financiamento usando recursos do FGTS ou da  Poupança - SBPE - Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos de imóveis de valor entre 650 mil (demais estados)  até 750 mil( MG, RJ, SP e DF).

No financiamento com recursos do SBPE pelo SAC( Sistema de Amortização Constante) quem solicitar financiamento a partir de 04/05/2015 estará enquadrado nas novas regras. 

Quem solicitar financiamento com recursos do FGTS continua nas regras anteriores. Portanto as novas regras só valem para quem financiar imóveis pelo SBPE que usa recursos exclusivamente das contas de poupança do cidadão brasileiro.


Imóveis atingidos
Somente os imóveis financiados usados que utilizam recursos do SBPE no sistema SAC. Imóvel novo, na planta ou em construção não entram no critério.


Quando
A partir de 04 de maio de 2015 , segunda feira, para financiamentos solicitados a partir desta data. Os financiamentos em andamento no mês de abril e meses anteriores com contratos ainda não assinados não entram neste critério. 

O que muda
SFH: Quem solicitar financiamento pelo SBPE terá que dar uma entrada de 50% do imóvel que pretende comprar, podendo financiar os outros 50%. Vale lembrar que estes percentuais incidem sobre o valor do imóvel avaliado pela CEF e não sobre o valor negociado entre comprador e vendedor.
Como era antes(até 30/4/15): a CEF financiava até 80% do valor do imóvel e 20% o comprador dava de entrada com recursos próprios

SFI: no Sistema Financeiro Imobiliário a redução do percentual financiado para imóveis usados cai de 70% para 40%. O interessado neste tipo de Financiamento terá que desembolsar 70% do valor do imóvel para dar de entrada podendo financiar apenas 40%. Lembrando que aqui as regras são para imoveis de valor acima de 750 mil.

O que não muda
Financiamento pelo SFH com recursos do FGTS para imóveis usados, novos, na planta ou construção e projetos habitacionais como Minha Casa Minha Vida.
Significa que se no dia 4 ou posterior de maio de 2015, for solicitado financiamento imobiliário usando recursos do FGTS o valor financiado continua sendo de 80% para qualquer imóvel novo ou usado.

Objetivo
Incrementar a construção civil com a venda de imóveis novos diminuindo os estoques das construtoras bem como a venda de imóveis na planta /construção.

Desestimular o uso dos recursos da poupança que estão com estoque baixo devido a crise econômica que leva o poupador a retirar dinheiro para quitar seus gastos.

Banco privados
Por enquanto nada muda e seguem com as mesmas regras de financiar até 80% de usados.

Habitação popular
Não modifica

SFH Tabela PRICE
Nada muda para usados e novos.
Continua com financiamento de 50% do valor de avaliação do imóvel (houve a redução de 70% para 50% anteriormente).




LEMBRANDO

REGRAS VÁLIDAS 
A PARTIR DE 
04 DE MAIO DE 2015



8 comentários:

  1. Qual a regra para se enquadrar no FGTS, MCMV, SBPE e SFI?

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem!
    A postagem sobre o FGTS está muito boa!

    Aproveitando o espaço dos comentários aqui no blog, peço licença ao autor(a) para convidar a todos para acessar o meu site: Riomorar Consultoria Imobiliária >> http://www.riomorar.com.br/ - Imóveis em Rio de Janeiro RJ.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada. Visitando seu site em breve. abraços

      Excluir
  3. Bom dia, falei com diversos corretores e 3 informaram que a regra dos 50% de entrada é somente para imoveis acima de 190mil. Fazendo uma simples simulação pelo site da caixa com um imóvel abaixo de 190mil, o imovel pode ser financiado em até 90%. Agora mudando para 200Mil, ja aparece a nova regra dos 50% de entrada. Creio eu que o site da caixa esta atualizado com a nova regra. Sabe dizer se essa nova regra só pode ser aplicada em imoveis acima de 190 mil ? Ou conhece alguém para que eu possa entrar em contato e tirar essa duvida, pois aqui em São Paulo, eu ja passei em quatro agencia da caixa mas não conseguem responder essa pergunta e sempre me dão cartões de correspondentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego Dimm. Os 03 corretores te deram a informação correta e o site da CEF esta atualizado pela nova regra.
      a carta de crédito que utiliza recursos das contas do FGTS de todos os trabalhadores do país continua financiando até 90% dependendo da tua renda e do valor do imóvel que desejas comprar portanto podes seguir o simulador do site da CEF e se quiser saber algo mais preciso procure o correspondente CEF que eles fazem a simulação para você.

      A regra só modificou para quem financia utilizando o SBPE porque com o a crise os recursos da poupança da população vem diminuindo e assim o banco tem que diminuir os financiamentos de imóveis de maior valor por isso aumentou o valor da entrada, para desestimular a compra.

      abraços

      Excluir
    2. Muito obrigado, esclareceu completamente minha duvida. Obrigado mesmo.

      Excluir
  4. E agora, com as novas regras, como fica o valor mínimo na modalidade sbpe que foi de 50 mil para 100 mil em 2015. Qual o valor mínimo de financiamento de imovel usado na carta sbpe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eder, esta nesta nova postagem.
      http://www.saberimobiliario.com.br/2016/03/regras-novas-para-financiamento-cef.html

      abraços

      Excluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com