ITBI 2015 - FLORIANÓPOLIS - SC


Passa a vigorar o novo valor do ITBI para 2015 para Florianópolis .


1) Alíquotas

  • Imóveis de valor venal até R$ 100.000,00 - ISENTOS
  • Imóveis de valor venal com valor acima de R$ 100.000,00 - 3% 
  • imóveis financiados  - 3% - não há desconto para imóveis financiados
Atenção: valor venal é o cadastrado na fazenda municipal de Florianópolis ou o que for negociado entre as partes caso seja de valor maior que o do cadastro. 
Em caso de isenção do imposto solicitar na prefeitura certidão de isenção para ser apresentada ao cartório.


2) Forma de pagamento

  • À vista até a data da escritura ou 30 após decisão judicial transitada em julgado caso em que a transmissão da propriedade se der por sentença.
  • Parcelamento em até 12 vezes.


3) Base de calculo
valor venal é o cadastrado na fazenda municipal de Florianópolis ou o que for negociado entre as partes caso seja de valor maior que o do cadastro. 





Fonte:

Comentários

  1. Boa tarde!
    Parabéns pelo seu blog! bem objetivo!
    Sobre o aumento do ITBI em Florianópolis, eles não estão dando mais o descontos para imóveis financiados e subsidiados (MCMV). Você sabe me dizer se caberia ação para tentar pleitear o desconto.
    Obrigado
    Att Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano. Não vai adiantar, a lei não prevê mais o desconto e se a lei municipal não contempla este desconto não há o que fazer. abraços

      Excluir
  2. Boa tarde!
    Moro em SP e estou vendo um apto pra comprar em São José-SC... Você saberia me informar as regras lá? Não consegui achar nada no site da prefeitura.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, 2% é o vslor do ITBI. Abraços

      Excluir
  3. Olá, No caso de haver um atraso de 3 parcelas do ITBI que foi parcelado em 12x, no que isso implica? E como devo fazer a negociação para regularizar. Obrigado e abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, multa e juros no pagamento de cada doc atrasado. Procure a prefeitura ou não transfere a propriedade. Abraços

      Excluir
  4. ótimo blog, porém fiquei com uma dúvida. Comprei um apartamento financiado, apartamento, garagem e hobby box individualizados na escritura, o ITBI é sobre o valor total ou sobre cada parte individualmente? Outra dúvida, se o valor for abaixo de 100.000,00, financiado, paga também pelos 3%?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cesar Elias. Desculpe mas não tenho como te ajudar com certeza. É muito dificil conseguir informações precisas em SC. Já tive situações que na prática não se confirmaram. Posso te dizer que o imposto é 3% de qualquer forma.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Comprei um apto nos ingleses e o corretor me informou que não é mais possível parcelar o valor do ITBI que segundo ele é de 3% do valor do imovel.
    Essa informação é correta ?

    ResponderExcluir
  7. Comprei um imóvel e o ITBI calculado chegou a 5%. O valor cadastrado é bem maior ao valor negociado. Tenho como recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reinaldo. a maioria das prefeituras permite que recorram mas na grande maioria das vezes não vale a pena pois exigem avaliação feita por profissional que acabas pagando mais caro do que o valor do imposto. Verifique junto a fazenda municipal quais as exigências para a contestação do valor.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Por outro lado elogios só vem a incentivar sua criadora.Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas. Se teu comentário não for respondido em 48 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. Os assuntos aqui postados são amplos e podem sofrer alterações de acordo com cada caso.

DÊ PREFERÊNCIA EM ENVIAR UM EMAIL
EMAIL: mcamini150@gmail.com