MANUTENÇÃO DO IMÓVEL LOCADO - PARTE 2


1) Portas, janelas, vidros, venezianas e gradil
O uso dos itens acima costuma sofre a ação do tempo e exige do locatário um cuidado extra.
As portas em geral se não recebem ação da chuva não sofrem maiores danos, porém controlar a ação de cupim é uma dica, providenciando imediatamente o tratamento com produto adequado ao menor sintoma. Isso vai evitar que toda primavera sua casa fiquem infestada de cupins em época de reprodução voando e caindo em cima de alimentos.
Fechaduras quando emperradas devem ser substituídas evitando assim que você fique na rua e tenha gasto maior. A troca do miolo é direito do locatário a sua segurança e privacidade. Se tiver que substituir a fechadura use de marca e modelo semelhantes.
 As venezianas atuais não são duráveis e o primeiro dano ocorre com o uso diário das fitas sobe e desce das mesmas. Desgastam e desfiam com a maior facilidade e só resta sua substituição. Não deixe para depois, pois a fita desfiada tranca no rolamento e a janela vai ficar trancada. Fita torcida é só abrir o compartimento e distorcer, você mesmo faz isso.
O gradil sofre ação do tempo e assim sujeito a ferrugem bem como redes de proteção das janelas que podem com o tempo soltar os nós. Procure dar maior atenção a estes dois itens evitando que a ferrugem se instale utilizando produtos adequados e ao menor sinal de problema com as redes, só restará substituí-las.
Vidros das portas e janelas são os preferidos de todos. Basta um vidro e lá vai um adesivo colado. Existem adesivos que usam cola que dificulta a retirada do mesmo podendo causar danos então não saia colando tudo que tiver em mãos sem saber se depois poderá facilmente ser retirado. Se o vidro for riscado ou tiver qualquer outro dano o locador poderá pedir a substituição.

2) Banho social
Louça sanitária trincada ou quebrada deve ser substituída. Deixar para a última hora é custo maior, além da troca por outra de mesmo padrão temos a mão de obra que não é barata. O mesmo vale para o assento do vaso sanitário.
Armário no banheiro é comum e o mesmo sofre com a umidade. O locador não pode pedir a substituição do armário e bancada porque mancharam ou suas prateleiras empenaram, mas puxadores devem ser mantidos funcionando, torneiras em perfeito estado sem pingar, ralos desobstruídos e cano externo do chuveiro em perfeita ordem bem como a hidra e registro. O menor sinal de vazamento deve ser substituído. Atente que hidra, torneiras e registro são externos e, portanto manutenção do locatário. Os armários de banheiro com pia e encostados na parede podem receber sem que se perceba água proveniente do uso da pia que ao escorrer entre a parede e o armário apodrece a parte externa do mesmo e depois terá que ser trocado por outra madeira em bom estado então colocar cola de silicone para evitar escorrer água é uma boa dica.

3) cozinha
Ralos e canos externos evite descida de sujeira e restos de alimentos, é obrigação do locatário a desobstrução destes. Mantenha-os sempre limpos e longe de gordura. O mesmo com a caixa de gordura se houver que deve ser limpa pelo menos uma vez ao mês.
Pisos e paredes seguem a mesma situação já descrita na primeira parte desta postagem.


Nas demais situações será levado em conta o cuidado do locatário com o imóvel. Exigir do mesmo que tenha cuidado com uma grade enferrujada parece não tem cabimento até porque em geral a ferrugem já a corroeu e da mesma forma um toldo sob a porta em bom estado merece cuidado evitando que a ação do tempo o estrague. 

Resumindo, cuide de onde você mora como se fosse seu imóvel isso só trará vantagens.



Comentários