/>

09/01/14

DEDUÇÃO DE GASTOS NO IR COM REFORMAS EM IMÓVEL LOCADO



È sabido a obrigatoriedade de declarar os rendimentos recebidos de aluguel de imóvel. Desta forma o locador esta sempre buscando uma forma de diminuir o valor recebido para recolher menos imposto.
A Receita Federal permite deduções como IPTU e condomínio quando não forem pagos pelo locatário bem como a dedução da comissão quando o imóvel esta sob administração imobiliária. Estas são as deduções permitidas.

A reforma do imóvel utilizado para locação residencial ou não residencial é uma das situações em que a Receita não permite que seja deduzida dos rendimentos provenientes do aluguel. Muitos pensam que podem incluir esta despesa, porém a legislação não prevê este desconto para o locador. Isso ocorre porque em geral ao encerrar o contrato é do locatário a responsabilidade de reforma de entrega do imóvel ou este indeniza o locador que não aplica o valor na reforma ou o faz passando uma “pinturinha” e colocando-o novamente em locação. A Receita assim age de forma a evitar fraude.  

Mesmo quando o locador decide atualizar seu imóvel para locação fazendo uma reforma geral que inclua elétrica, hidráulica, troca do piso, etc, não poderá haver a dedução, mas nem tudo esta perdido.
As benfeitorias feitas no imóvel do proprietário permite que este atualize o valor de aquisição do imóvel. Se o proprietário tem todas as notas fiscais e recibos com identificação do contratante guardado, pode na declaração anual declarar o valor da benfeitoria e assim acrescentar ao valor de aquisição do imóvel. Na hora da venda se houver lucro imobiliário o imposto a pagar será menor. Lembrando que neste caso locador e proprietário do imóvel devem ser a mesma pessoa.

Reforma de imóvel locado portanto pode trazer benefícios. Além de permitir atualizar o valor do imóvel acrescentando a seu preço de compra o valor da benfeitoria realizada, coloca o imóvel antigo em perfeitas condições de uso com valor locativo de mercado. Sabe-se que quanto mais velho e mal conservado o imóvel mais desvalorizado será o valor do aluguel sem contar a incomodação quando algo estraga e o locador deve consertar por estar com vida útil esgotada.

As notas fiscais e recibos devem ser separadas por mês.
Se a reforma durar 06 meses, separe mês a mês e depois some o total para declarar no imposto de renda e somar ao valor de compra do imóvel. Se o imóvel for ser vendido no mesmo ano da reforma a soma do valor gasto em cada mês será declarado no programa da Receita, GCAP (programa Ganho de Capital) onde informa-se a venda do imóvel com calculo de lucro imobiliário.
Notas e recibos devem ser guardados até que o imóvel seja vendido para fins de comprovação perante a Receita Federal do Brasil.




Fonte: Receita Federal do Brasil/perguntão

Um comentário:

  1. aluguei um apto em janeiro de 2015......gastos de iptu e condominio devem ser declarados?...terei alguma restituição?
    fiz uma reforma no apto, com consentimento do dono do imovel, onde troquei toda parte eletrica, tubulações antigas de agua e esgoto, pisos, etc....no total de R$18.000,00...........tenho como restituir algo desse valor?
    combinei com o proprietario que debitaria esse valor do aluguel em parcelas de 1.000,00..........devo declarar como aluguel desse valor?

    ResponderExcluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com