PORQUE COLOCAR A LETRA H ANTES DO NUMERAL UM


imagem retirada da internet. Fonte não identificada


Surgiu esta dúvida em um fórum imobiliário do qual participo.
Afinal porque se coloca a letra 'H" antes do numeral "UM" quando preenchemos cheques e recibos!!!

Não consegui localizar quem inventou esta forma errada de escrita e acredito que tenha sido criado pelo meio bancário ou contabilista. No preenchimento de cheques vale sempre o valor escrito por extenso e sendo assim determinadas numerações podem ser adulteradas. Um destes casos é o numero cardinal "1" que quando escrito pode sofrer acréscimo de alguma outra letra ou palavra antes que modifique a leitura.

Exemplo

R$1.234,00  - um mil duzentos e trinta e quatro - poderia  ser colocada a palavra "vinte" antes do "um" passando a ser lido vinte e um mil.
Se escrevermos Hum mil duzentos e trinta e quatro não haverá como colocar o vinte na frente porque a letra "H" identifica que o inicio do valor é o numero cardinal 1.

Portanto a letra "H" tem como objetivo identificar ao caixa do banco que o número cardinal 1 inicia o valor escrito por extenso. Quando o caixa recebe o cheque se esta escrito "vinte e hum mil" o cheque não é descontado porque a letra 'h" identifica que uma palavra foi acrescentada antes da mesma.

Não sei dizer se realmente alguma vez um cheque foi descontado ou devolvido nestas circunstâncias. Segundo os caixas bancários da minha agência, se há dúvida não é pago o valor do cheque.

Para quem preenche cheque(alguém ainda usa isso) evita-se fraude e o uso da letra h se tiver o cuidado de começar a preenche-lo não deixando espaço em branco que possibilite escrita. É comum que as pessoas preenchem deixando muito espaço. 

De qualquer forma existe um meio mais prático de não precisar colocar esta letra "H", basta escrever "mil reais" e não "hum mil reais". Se você vai emitir um cheque de R$ 1.547,00, escreva "mil quinhentos e quarenta e sete reais" e tá resolvido o problema.

Para que complicar se podemos facilitar e ainda por cima colaborar com a nossa belíssima e difícil língua portuguesa.

Se você ainda usa cheque, da próxima vez que passar um com valor que inicie por 1 deixe o "hum" de lado e escreva "mil". Tá resolvido e garantido.


Comentários

  1. colocando somente mil pode-se acrescentar "onze" e se tornar onze mil reais no numeral é só por um 1 na frente e tá pronta a fraude

    ResponderExcluir
  2. Olá Rede, isso mesmo, bom exemplo. abraços

    ResponderExcluir
  3. Não foi um exemplo Maria Angela, foi uma critica. Ele quis dizer que não funciona a sugestão que você deu no artigo. Seu artigo esta errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe mas considerei um exemplo porque na prática ninguém inicia a escrita do cheque deixando espaço suficiente para que entre "onze", vinte' "trinta" antes da palavra "mil" e o objetivo da postagem é a letra H. não está errado. Como disse... na duvida o banco não paga.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Por outro lado elogios só vem a incentivar sua criadora.Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas. Se teu comentário não for respondido em 48 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. Os assuntos aqui postados são amplos e podem sofrer alterações de acordo com cada caso.

DÊ PREFERÊNCIA EM ENVIAR UM EMAIL
EMAIL: mcamini150@gmail.com