👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

USUCAPIÃO DE IMÓVEIS - CONCEITO E TIPOS


Propriedade imobiliária
A propriedade de um imóvel não se obtém pelo simples ato de neste a pessoa residir ou ter a sua posse. A propriedade de um imóvel se obtém unicamente pela forma que a legislação brasileira determina e esta legislação impõe que o “título público aquisitivo” em nome desta pessoa seja o documento oficial que comprove que ela é proprietária de direito de um imóvel.

Proprietário de fato é aquele que reside, mas não tem o título aquisitivo em seu nome. Esta pessoa detém a posse do imóvel e um documento que comprove um negocio realizado oneroso)com pagamento em dinheiro ou não) como, um recibo de compra e venda, um contrato particular, mas não tem em seu nome o documento oficial.

Proprietário de fato e direito é quem detém o título público aquisitivo e este pode ser: a escritura pública de compra e venda registrada, de doação, de cessão de direitos, de permuta (troca de imóveis), desde que esta tenha sido feita em Tabelionato de Notas com as partes envolvidas presentes ou seus procuradores.

Também é proprietário de fato e direito que detém uma carta de sentença judicial declarando que seja o proprietário, o herdeiro com o inventário encerrado ou testamento homologado pela justiça, a pessoa que comprou imóvel em leilão com a carta de arrematação e também a pessoa que detém a carta de adjudicação do imóvel, desde que estes documentos tenham sido levados a registro na “matricula imobiliária” do imóvel arquivada no cartório de registro de imóveis.

Posse
Muito se confunde o termo posse com o termo propriedade. A pessoa  diz que é dona de um imóvel e na verdade ela tem apenas a posse porque não possui em seu nome um dos documentos que citei acima. Isso ocorre por muitos fatores entre eles o custo para transmissão de propriedade imobiliária, o desconhecimento da lei e a dificuldade de regularização de imóveis com documentação errada. Quem detém somente a posse e não tem a propriedade de direito tem como buscar judicialmente este direito e a forma permitida no código civil vigente é a “usucapião”.

Usucapião
É uma forma diferente e originária  de se obter a propriedade de um imóvel urbano ou rural, residencial ou comercial, que a pessoa tem como de fato seu, pois detém a sua posse, nele reside e ninguém nunca o contestou. Diferente, porque não é por um título publico aquisitivo direto que se consegue a propriedade e sim por uma sentença judicial declaratória que informa que você passa a ser o dono do imóvel.
Através da ação judicial de usucapião a posse de fato se transforma em direito porque o domínio do imóvel é reconhecido permitindo que a pessoa registre-o em seu nome.
Para que a usucapião reconheça a propriedade é preciso que alguns critérios estejam presentes e a pessoa só pode uma única vez receber a propriedade por usucapião, não tendo direito a requerer judicialmente novo usucapião mesmo que tenha se desfeito do imóvel e entrado na posse de outro.

Tipos de usucapião
  • ·         Usucapião ordinária, para moradia ou não e usucapião de boa-fé;
  • ·         Usucapião especial urbano e rural.


1) usucapião ordinária
Você tem a posse de um imóvel por mais de 15 anos, ininterrupta, isto é, sem que em algum tempo a tenha transmitido para outra pessoa e esta posse recai sobre um imóvel urbano ou rural sem importar se você o utiliza para moradia de sua família ou para comércio ou é apenas um sitio de lazer.
Você tem ou não um documento (contrato ou recibo) que comprova que você comprou este imóvel de alguém ou você não tem documento nenhum. Ninguém durante todos estes anos contestou a tua posse te informando que era o dono do imóvel (ou herdeiro)e pedindo a devolução.
Nas situações acima você tem direito a usucapião do imóvel conforme o artigo 1.238 do Código Civil vigente. Para isso basta entrar com ação judicial provando que tem a posse sem contestação de ninguém.  Se você comprovar que no imóvel  reside com sua família, não será preciso esperar 15 anos para entrar com a ação judicial que poderá ser proposta quando completar 10 anos de posse. O mesmo ocorrerá se for um imóvel comercial ou rural e nele você tiver instalado seu comércio ou no imóvel rural você estiver produzindo.
Os fatos acima caracterizam a usucapião ordinária para moradia ou serviço.

Boa Fé
Requer 10 anos de moradia ou comércio (CC art. 1242) desde que a pessoa tenha um documento que comprove que negociou a compra da propriedade. Este pode ser um contrato de compra e venda particular, um contrato de transferência de posse, um contrato particular de cessão de direitos elaborado conforme a lei onde fique claro que houve pagamento pelo negócio.
Cairá para 05 anos o prazo se o documento hábil que a pessoa possuir for um documento com algum problema que impeça o registro no cartório.  Caso estes como o da promessa de compra e venda cancelada que não esteja dentro dos requisitos da lei.

2) Usucapião especial urbano(CF artigo 183)
Uma pessoa possui como sendo sua uma área urbana de até 250 metros quadrado por 05 anos consecutivos, sem ser incomodado ou que alguém apareça dizendo ser o dono, fazendo uso desta área para sua moradia e de sua família, cuidando, fazendo benfeitorias e pagando seus impostos. Nesta situação (CC art. 1.240) poderá requerer a usucapião pela via judicial se não tiver nenhum outro imóvel em seu nome urbano ou rural. Este é o caso dos imóveis abandonados pelo proprietário e que são invadidos por terceiros que nele fazem sua moradia, pagam o imposto, constroem benfeitorias e residem. Nesta situação a usucapião será solicitada por abandono do bem imóvel pelo proprietário anterior. Note um fato peculiar de que a pessoa precisa residir no imóvel e sendo assim terreno vazio não pode sofrer este tipo de ação, benfeitorias devem ter sido realizadas como a construção do imóvel para uso familiar.
Vale lembrar que imóveis possuem função social e, portanto não podem ficar eternamente nas mãos de quem os adquire para fins de especulação imobiliária e depois o abandona deixando de pagar os impostos e de cuidar do bem.

3) Usucapião especial rural (CF artigo 191)
Para quem possui área rural de no máximo 50 hectares como sendo sua e que nela trabalhe com sua família, tornando-a produtiva e que na posse esteja há no mínimo 05 anos. É o chamado posseiro agrícola. (CC art.139).

Impostos
A usucapião é modo originário de aquisição de propriedade e, portanto não existe um agente que transmita a propriedade para a pessoa que solicita a usucapião. Sendo assim não haverá incidência de imposto municipal de transmissão de bens imóveis (ITBI) porque a propriedade foi declarada por sentença judicial.

Custos de processo e honorários somente por justiça gratuita e custos de cartório depende de legislação estadual que determine a isenção e na prática devem ser pagos.

Registro na matricula imobiliária
Não ocorrerá o registro da sentença declaratória de usucapião na matricula existente do imóvel que será, encerrada. A matricula atual fica arquivada para consulta e histórico, mas não sofrerá mais nenhum registro ou averbação(anotação). Esse procedimento ocorre porque a usucapião não permite que seja aplicado o principio da “continuidade” onde uma pessoa transmite a propriedade imobiliária para outra (Lei 6.015/73 art. 195). Assim sendo uma nova matricula será aberta.
A nova matricula será aberta por força de sentença judicial em nome de quem foi favorecido e sendo aquisição originária trará todas as informações sobre o proprietário, cônjuge e sobre o imóvel. Será apresentada ao cartório de Imóveis a sentença judicial acompanhado do mandato judicial que autoriza o registro. A sentença trará todas as informações e a declaração de propriedade e o mandato autoriza o registro.

Encerrado o processo e aberta a matrícula imobiliária com o registro da sentença, o detentor da posse e autor da ação transforma-se em proprietário de fato e direito podendo a qualquer momento oficialmente e por escritura pública, vender, doar e dar em pagamento o imóvel em questão.

Fontes de pesquisa:
Código civil 2002;
Livro Direito imobiliário de Ivanildo Figueiredo, edt Atlas;




Comentários

  1. bom dia
    tenho posse e matricula reconhecida em cartorio desde 1994. quanto tempo demora no meu caso. e quanto custa em média. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo, não tenho este tipo de informação pois não atuo diretamente com este tipo de procedimento. Se providenciares e for possível o usucapião extrajudicial ele com certeza terá um custo considerável alto via cartório mas é bem mais rápido que o judicial apesar de que sendo um procedimento complexo tenha uma demora considerável bem ao contrario do divorcio e inventario. No usucapião extrajudicial é obrigatório ao cartório edital publico em jornais de grande circulação e as exigências são inúmeras além da documentação.
      abraços

      Excluir
  2. Bom dia troquei um imóvel por permuta em 2005 e foi feito apenas um contrato sem ser registrado na matricula do imóvel acontece que que a dona do imovel morreu e eu quero registrei esse imovel em meu nome o outro que esta no meu nome que troquei não estou reivindicando apenas esse que moro posso entrar com usacapião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, os herdeiros tem que passar a escritura de ambos ao mesmo tempo e como não foi registrado é preciso fazer o inventario. Abraços

      Excluir
  3. ola boa tarde , há possibilidade de uma chacara de 1000 metros ter iptu? pois a pessoa quer me vender uma chacara diz que paga iptu todo ano,e fala que eu só poderei fazer escritura depois que todos as pessoas que compraram as chacaras quitarem as prestaçoes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandre Montenegro.

    sim, existe essa possibilidade. Se tem IPTU está em área urbana e não rural então tem que verificar a matricula junto ao cartório de imóveis para saber qual a situação deste loteamento. No loteamento a escritura só é passada na quitação porém tem que ter cuidado pois há casos de manobra na venda de chácaras que loteadas de forma irregular depois não podem ser regularizadas ou isto fica por conta do compradores e com custo elevado. Procure a Prefeitura e o cartório de imóveis antes que assinar qualquer documento. No caso de venda como ainda não tem escritura é obrigado a fazer uma cessão de direitos com anuência do loteador. Se quem te oferece não quer fazer isso ou diz que não é possível é mau sinal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. E quando não cabe usucapião o que poderia mover de ação? Ele mora no imóvel há 7 anos. imovél urbano com mais de 250m². Ele nem sabe quem é o dono, nunca apareceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso ele fica apenas como posseiro, faz uma declaração de posse em cartório para ter um documento que comprove que ele tem a posse do imóvel.

      Excluir
  6. Eu e meu marido, agora falecido desde 2019. Estávamos cuidando de uma loja com 3 apartamentos em cima para uns conhecidos que foram embora para Alemanha e nunca mais voltaram. Então decidimos alugar a loja na qual está com o esse senhor por uns 18 anos. Eu posso fazer usucapião com o contrato de locação provando que eu quem cuido do local é colocar o imóvel no meu nome?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não. Onde existe contrato de locação não existe usucapião justamente porque o contrato comprova a locação e a locação pode ser feita por prazo indeterminado. No prazo indeterminado a locação se mantém até que uma das partes resolva encerrar. Assim podes ficar no imóvel locado por 30 anos pagando aluguel ou não que não te dará o direito de usucapião.
      Se o proprietário faleceu sem deixar herdeiros, vocês pagam os impostos do imóvel, não há qualquer vinculo contratual com o alemão e a posse de vocês é mansa e pacifica e nunca mais tiveram contato com o Alemão, nesse caso podem consultar um advogado para averiguar a possibilidade.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.