/>

30/09/13

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO E A IDADE DO PROPONENTE


Sempre que uma pessoa desejar fazer um financiamento imobiliário para a aquisição de um imóvel deverá levar em conta que a renda e a idade são requisitos fundamentais para que o financiamento imobiliário seja aprovado.

Em relação a idade do proponente temos que em caso de financiamento em nome de mais de uma pessoa será titular do contrato aquele que tiver a idade maior.

A idade interfere no prazo do financiamento Quanto mais velha for a pessoa, menor o prazo concedido. Não é possível colocar como titular a pessoa mais nova. A mais velha sempre será a “cabeça” do contrato de compra e venda de imóvel financiado.

A exigência consiste no fato de que o financiamento implica em seguro de morte ou invalidez obrigatório que faz parte do contrato de financiamento. A seguradora por sua vez exige que o prazo do financiamento seja determinado com base na idade do proponente mais velho.

Assim, para saber exatamente quantos meses você terá para quitar teu financiamento um calculo simples deve ser feito. As seguradoras determinam que a idade do proponente mais velho somado ao prazo do financiamento não ultrapasse 80 anos e 06 meses.

Se você pretende uma compra financiada e tem 49 anos então tens que calcular 80 menos 49 e assim saberás que o teu financiamento terá que ser quitado em 30 anos no máximo. Quanto maior a idade menor o prazo para pagamento o que pode implicar em uma parcela mensal de maior valor porém uma incidência de juros menor pois será quitado em menos tempo.

Os financiamentos pelo sistema financeiro habitacional (SFH) tem prazo máximo de pagamento estabelecido em até 420 meses (até 35 anos) se usado os recursos de poupança (SBPE) e for imóvel residencial tipo casa, apartamento e terreno (exceto Construcard).

Atenção porque, em planos como Minha Casa Minha Vida (MCMV) o prazo máximo continua sendo de 30 anos bem como as compra com carta de credito FGTS( imóveis usados).

Resumindo: ao buscar um financiamento antes de tudo tenha em mente que a tua idade terá influência direta no prazo total que você terá em meses para quita-lo .

Leitura recomendada
http://www1.caixa.gov.br/imprensa/noticias/asp/popup_box.asp?codigo=6911946


Atualizado em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com