/>

22/04/13

QUEDA DE AZULEJOS EM IMÓVEL LOCADO

Muito comum hoje em dia, segundo um conhecido, por preguiça do profissional, o estufamento e queda de cerâmica e azulejos na área de serviço e de banho dos imóveis.
Por conta da variação de temperatura as peças podem estufar, se soltar e cair da parede e isso ocorre porque o devido tratamento na peça antes da colocação não foi realizado pelo profissional. 
As peças tendem a reter umidade e assim se dilatar. Se as peças estiverem muito rentes uma á outra a tendência é de haver este estufamento e queda da peça. O problema não ocorreria se antes da instalação cada peça fosse mergulhada e deixada de molho em água. Absorvendo toda a umidade necessária estaria pronta para a colocação com menor possibilidade de haver problemas no futuro.

Nos imóveis atuais não se justifica a queda visto que o profissional tem o conhecimento do problema mas antigamente não se tinha esta informação e a maioria dos problemas ocorre em imóveis locados.
Em imóveis novos os proprietários costumam comprar além do necessário para terem peças de reposição.
No imóveis antigos é mais difícil e o locatário tem que saber o que deve fazer.

Normalmente imóveis muito antigos tem área de serviços e banheiros com azulejos conforme a foto abaixo.
quanto mais antigo for o azulejo mais dificil de encontrar. Geralmente se deve procurar nas casa chamadas de Cemitérios de construção civil onde peças de demolição são resgatadas e revendidas.


Como identificar um azulejo estufado
Normalmente ele tem uma elevação em relação aos outros.
Você pode identificar se o problema irá ocorrer batendo levemente em cada azulejo. Aquele que apresentar um som "oco" significa que esta se soltando e poderá vir a estufar e cair.
A peça estufa porque não tem espaço suficiente para se expandir por conta da absorvição da umidade do ar. Você sabe que o azulejo vai se soltar quando ouve um "estalo". 
Se você não tem certeza se vai soltar ou não utilize um fita adesiva na vertical colocada na carreiria de azulejos bons e desça até a outra carreira de azulejos bons fixando os que estão para se soltar. Desta foram se a peça ficar solta não irá cair e depois você a retira com cuidado.



Como prevenir
Não há como evitar o problema então o negócio e identifica-lo antes que o desastre ocorra.
Imagina você fora de casa e uma mudança de temperatura causando uma avalanche de azulejos em sua cozinha, com certeza a quebradeira seria maior.

Todas as peças ocas devem ser retiradas para poderem depois serem recolocadas no lugar com utilização de cola especial para azulejos. Não ha como prever quando irá ocorrer novamente, portanto o problema se resolve quando aparece.


O problema no imóvel locado
O locador ou a imobiliária deve ser notificado por escrito do problema ocorrido no imóvel.
A manutenção e portanto reposição das peças, é função do inquilino(locatário) porém a comunicação deve ser feita para que o locador esteja ciente do problema e se desejar interfira conforme achar necessário.
Em imóveis antigos a mesma peça pode não ser encontrada e assim uma semelhante deve substitui-la. 
Por conta da dificuldade de achar algumas peças que tenham detalhes ou cores que hoje em dia não se fabricam mais, o locatário deve informar na notificação a dificuldade encontrada e a solução. O usual é que se coloque algo semelhante que não fique destoando do restante das peças. Na impossibilidade deve-se solicitar a opinião do locador sobre o que deve ser feito.

Em imóveis novos não tome qualquer atitude antes de conversar com o locador.
Em imóveis antigos, devido a baixa renda do locatário, geralmente o locador não interfere, deixando para a imobiliária resolver. Não deixe de recoloca-los no lugar, no final do contrato a vistoria vai exigir a reposição e poderá ficar mais caro e difícil encontrar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com